ovos cozidos, pochê e mexidos

Uma das coisas que falei pra Lu quando pensei no que eu precisava ensiná-la era que tínhamos que ter um episódio só com ovos. Me lembro de quando fiz escola de gastronomia, e a primeira prova que tivemos foi sobre ovos. E muita gente tirou nota baixa, heim? Fazer ovo é simples, mas tem alguns detalhes que fazem com que eles fiquem perfeitos.

ovos_01

Sabe aquele ovo cozido da salada que tá com a gema meio esverdeada? Pois é, isso é fruto de um ovo que ficou eternamente cozinhando. Como fazer um ovo pochê que fique inteirinho e bonito pra ser servido, como um ovo frito, porém feito na água? Aqui também tem o modo de preparo. E pra terminar um ovo mexido bem gostoso e com uma forma de fazer o bacon tostadinho fácil e de forma muito menos gordurosa. Vamos lá? Que tudo isso está aqui em baixo no quarto episódio de O Chef e a Chata:

ovos_04

Ovo cozido

quantos ovos quiser

água

Coloque os ovos numa panela e cubra com água, mais ou menos 3 cm acima dos ovos. Leve para ferver. É importante ferver a água com os ovos dentro. Se colocar os ovos frios na água fervente eles podem rachar e ficar mal cozidos. É bom jogar um pouco de sal na água também, isso ajuda a descascar os ovos depois. Quando ferver deixe 3 minutos se quiser ovo quente, 6 minutos se quiser ovo cozido com a gema levemente mole e 9 minutos se quiser um ovo duro. Deixar cozinhar indefinidamente deixa a gema esverdeada!

ovos_02

Ovo pochê

quantos ovos quiser

uma panela com 1 a 2 litros de água fervente

1 colher (sopa) de vinagre

 Quebre o ovo em uma vasilha. Na água fervente misture o vinagre. Isso vai ajudar a coagular o ovo. Com um fouet faça um redemoinho na água. Ao retirar o fouet jogue imediatamente o ovo e deixe cozinhar por cerca de 1 minuto, se quiser a gema mais molinha, ou mais tempo se preferir a gema mais cozida. Pode utilizar uma colher se não tiver um fouet em casa, mas tome cuidado pois a colher cria ondas na água e você pode se acidentar. O fouet faz o redemoinho sem “puxar” muita água.

ovos_03

Ovos mexidos

3 ovos

3 colheres (sopa) de leite

sal

pimenta do reino

1 colher (sopa) de manteiga

1 punhado de queijo cheddar (opcional)

2 fatias de bacon (opcional)

 Numa tigela quebre os ovos e bata bem com um garfo, juntando leite, sal e pimenta do reino. Numa frigideira coloque a manteiga para derreter e aquecer. Junte os ovos, misturando sempre pra ficarem mexidos! Se for usar o queijo, jogue um pouco antes de dar o ponto. Faça o ponto como quiser, mais mole como geralmente se vê em hotéis, ou mais seco se preferir. É legal fazer o bacon no microondas para deixá-lo mais sequinho. Você coloca as fatias no meio de 4 folhas de papel toalha e leva ao microondas até ficarem cozidas e sequinhas. Vai variar o tempo de acordo com a potencia do seu microondas, então faça o teste minuto a minuto até você achar que está no ponto. No meu microondas costuma ser 3 minutos. Sirva o bacon com o ovo mexido. Serve 1 a 2 porções.

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

33 Respostas to “ovos cozidos, pochê e mexidos”

  1. Alessandra Says:

    Adorei! meus ovos mexidos nunca mais serão os mesmos!

  2. fercout Says:

    òtimo!!!! kkkk só quem sabe cozinhar ovo sabe cozinhar… então eu não sabia, pq meus ovos nunca davam certo. Agora vai ser só sucesso. Obrigada 🙂

  3. Laíza Felix Says:

    lembrar que esqueceu: quem nunca? hahaha!

    vou fazer ovo poché só pela diversão! que demais! :DDD

  4. Ana Cristina Bahia Paiva Says:

    Adorei o programa dos ovos, me lembrei também de uma das primeiras aulas do curso de Gastronomia! A edição, os utensílios e louças, a roupa de vcs também estão ótimos, parabéns a todos os envolvidos! Bjos

  5. sofiarezende Says:

    Amei amei amei!! Muito valiosas as dicas e amo ovo! : D

  6. Gabriella Says:

    E eis que no fim de semana, acordei tarde e com desejo de ovos beneditinos!!
    Fucei, fucei na internet até encontrar um modo “prático” de fazer ovos poché: em um prato de sopa, colocar papel filme, untar com óleo, quebrar o ovo, fazer uma trouxinha com o plástico, colocar em água fervente e ficar durante 4 minutos mexendo em círculos.
    Enquanto fiz o do marido, o meu esfriou… ele comeu gema molinha e eu não!!

    Dá pra entender como sou muito mais feliz depois desse post??

  7. marianapreta Says:

    Faltou o omelete, Gui! Porque a gente vê ele lindo e pronto no prato, mas nunca vi ninguém conseguir virar sem quebrar. TEM QUE TER um segredo cabuloso nisso! Porque tô cansada de querer omelete e acabar com ovos mexidos ahahaha

  8. Ana Tavares Says:

    Oi Gui, fiz o ovo poché mas num sei o que aconteceu só sobrou a gema que ficou inteirinha e até bonita mas a clara se perdeu toda na água, o que eu posso ter feito de errado?
    Ps: tenho adorado todas as receitas, foi ótimo o programa entrar no ar nas segundas, dá um incentivo pra começar bem a semana =)

    • gpoulain Says:

      Ei Ana! seu redemoinho tava bem formadinho e você virou o ovo já quebrado bem no meio assim que tirou o fouet? o grande segredo é esse. é normal que perca um pouco as claras (dá pra ver a água ficando “suja” no video), mas assim como você viu lá, fica bastante clara em volta da gema mesmo assim! espero uma melhor sorte no seu próximo, e a ideia é bem essa, mesmo que a pessoa for fazer a receita só no fim de semana já dá pra planejar ir no supermercado e coisa e tal. mas essa receita é com coisa que a gente sempre tem em casa né? um abraço!

  9. Teresa Cristina Sia Machado Says:

    Adoro a forma descontraída do programa! Muito legal! A dica do vinagre,,, ah! essa vai me salvar nas próximas vezes que fizer o ovo poche!

  10. Jaqueline balas Says:

    Olá querido Gui,
    Já te considero da família! Rsrs estou adorando os vídeos e, a minha cozinha está se tornando um lugar mais interessante. Quero só acrescentar que, após os vídeos , que sempre acompanho no Chata, resolvi visitar o seu blog e, passei o fim de semana lendo tudo!!! Estou encantada com você, me emocionei diversas vezes pelas cartas amarelas e, estou morrendo de vontade de comer os seus doces. Sério, estou com muita vontade de ir visitar sua cidade e, encomendar bolos, bolos e bolos e, experimentar todos, porque o fato de você usar muito afeto como ingrediente principal, deve fazer da sua comida algo mágico. Agora, te acompanharei sempre! Espero ansiosa por novos vídeos e novas cartas. Beijos

  11. Juliana Says:

    Gui, posso trocar o cheddar por outro queijo??? Não sou muito fã de cheddar…

  12. Cristiane Says:

    Ei Gui!
    Posso substituir o vinagre por suco de limão nesse caso?
    Tentei o poché e não deu certo, hahah! Não sei se foi pela substituição que fiz com o limão ou por que minha panela é meio rasa e o redemoinho se dispersava facilmente…
    Um abraço!

  13. Carlos salles Says:

    Oi Gui, assisti seu ovo poche, parabéns!! Vou ai para você fazer para mim..

  14. Mariana D. Says:

    Gui, acho o ovo o ingrediente mais incrível da cozinha! Eu costumo dizer que “quem tem ovo tem tudo” hahaha Meus amigos da gastronomia tiram a maior onda comigo, ganhei até um livro MASSA do meu professor só com receitas com ovos. Nunca vou esquecer o primeiro ovo pochê que eu fiz kkk muita emoção! Adorei esse vídeo! beijos!

  15. Giovana Bueno (@GiovanaSBueno) Says:

    Adorei e já fiz os ovos mexidos de janta. Ficou muuuuito melhor do que o que eu costumava fazer.
    Fora que eu nunca descobria o segredo dos ovos cozidos – hehe.
    Nada como aprender e Obrigada por compartilhar.

  16. Juliana Says:

    Gui, marque 3 minutos certinho (com cronômetro e tudo), depois que a água ferveu, mas não deu certo. O ovo ficou cozido totalmente. E assim, o ovo estava na geladeira….

  17. Lucy Says:

    Gui, obrigada pelas receitas. Mostrei pro meu namorado e ele fez a última receita no mesmo dia. Ficou uma delícia. 🙂

  18. Anna Says:

    Oi Gui ! Eu gostei muito do video sobre os ovos, alias nao perco nenhum episodio da serie !!!! Logo que acabei de assistir, fui para cozinha tentar o pochet. Nao deu certo, acho que meu redemoinho foi muito intenso, sobrou somente a gema. Mas, comi daquele jeito mesmo com aspargos e uma pimentinha do reino e estava uma delicia ! Nada precisa ser ou estar perfeito para nos fazermos felizes ne ? Bjs

  19. Stef Says:

    Eie! Estou adorando a série! O carinho e o capricho de vocês é eloquente! Tentei o ovo poche e foi… sem sucesso! kkkkkkk. Tentei várias e várias vezes. Usei ovos frescos caipiras do sítio, cumpri todo o procedimento, e a bendita gema parece pesar mais que a clara e vai pro fundo! Estou “aguando” de vontade desse ovos poche. Alguma pista sobre porque eu tenha errado?

  20. Dani Prata Says:

    Amei a dica do redemoinho para fazer os ovos pochê! Beijão e parabéns pelo seu lindo trabalho, transborda sensibilidade e talento.
    Dani Prata

  21. Andreia Ferreira Says:

    3 – 6 – 9 minutos! Agora com a “regrinha” ficou fácil e nunca mais erro o ponto dos ovos quentes rs rs . Obrigada!

  22. Bruna Benincá (@brunabeninca) Says:

    Tive que passar aqui pra dizer o quanto amei a receita de ovos mexidos com bacon. É minha queridinha da cozinha! Fiz na mesma semana que postaram e agora é meu prato prático predileto. *.*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: