sopa de tomates assados

sopa_tomates_01

Vivo falando aqui o quanto não gosto das dietas restritivas, e hoje no programa ensino algo que sempre faço numa busca por uma alimentação mais saudável. Tenho procurado diminuir o uso de produtos industrializados e um deles e fazer meus caldos caseiros. Além da receita da sopa de tomates, ensino aqui um caldo de legumes bem simples de fazer. Os caldos industrializados contém altas quantidades de sódio, e esse caseiro nem sal eu coloco. Deixo pra colocar o sal na hora da receita que vou o utilizar. É mais saudável e também muito mais gostoso. O aroma também é incrível! Dá também pra fazer algumas substituições na hora de fazê-lo: no lugar do salsão já usei a parte verde do alho poró, aquela que a gente sempre descarta. Fica ótimo também!

Outra coisa bem legal desse episódio: conto como escolher uma boa faca, quais características elas devem ter. Sei que não mostro muito como cortar os ingredientes, já que aqui eles são picados grosseiramente, mas vou mostrando os cortes melhor através dos episódios da temporada. Vamos lá? Que esse episódio tem muita coisa legal pra falar – e a receita também é uma delícia!

Caldo de legumes caseiro

2 cenouras

2 talos de salsão

1 cebola

3 litros de água

2 folhas de louro

3 cravos da índia

grãos de pimenta do reino

Sopa

4 tomates grandes

1 cebola

3 dentes de alho

azeite

sal

1 pimenta dedo de moça

240 ml (1 xícara) de caldo de legumes

120 ml (1/2 xícara) de creme de leite pasteurizado

 Torradas

4 fatias de pão de forma

8 fatias finas de queijo camembert

orégano

sopa_tomates_02

Para o caldo: Lave os legumes. Descasque a cebola e corte em pedaços grandes. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão em pedaços grossos também. Numa panela junte os legumes e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Abaixe quando começar a ferver e deixe cozinhar por 30 minutos (percebi que isso acabou não aparecendo no video, mas é melhor cozinhar em fogo baixo, tá? Coloco em fogo alto pra ferver mas assim que isso acontece eu abaixo). Coe. Pode conservar na geladeira por 7 dias ou congelar por até 3 meses.

Coloque em uma assadeira os tomates e cebola grosseiramente picados, junto dos dentes de alho somente descascados. Salpique um pouco de sal, azeite a gosto e um pouco de pimenta fresca picada. Leve para assar em forno alto por cerca de 30 minutos. Tudo vai murchar bem e as pontinhas da cebola e tomate podem até ficar levemente escuras.

Despeje todo o conteúdo no liquidificador e acrescente o caldo de vegetais. Bata bem e coloque numa panela. Leve pra esquentar e prove o tempero. Se precisar coloque mais sal. Desligue e sirva quente, jogando um pouco de creme de leite por cima.

Para as torradas: Retire a casca e pique as fatias de pão de forma em 2. Coloque uma fatia do queijo por cima de cada e salpique orégano. Leve ao forno pra dourar (cerca de 5 a 8 minutos). Sirva com a sopa. Façam a torrada, ela é incrível!

sopa_tomates_03

rendimento 4 porções

tempo de preparo 1h10 (40 minutos pro caldo de legumes + 45 minutos para a sopa + 10 minutos para as torradas – dá pra ir fazendo a sopa enquanto o caldo cozinha e as torradas enquanto a sopa assa)

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

27 Respostas to “sopa de tomates assados”

  1. sofiarezende Says:

    Que fácil seu caldo de legumes, assim animo mais a fazer. Preciso dessa faca! Em BH encontra em alguma loja específica? bjs!

    • gpoulain Says:

      sim Sofia! você pica tudo grosseiramente e joga na panela. é importante ter os temperinhos também, são eles que dão um aroma e um toque todo especial. 🙂

      sobre a faca, a minha é antiiiiga. vou dar uma pesquisada e te falo. aliás, tô querendo fazer um post essa semana ainda complementando os detalhes sobre facas!

      beijo

  2. fernando Says:

    O que acontece com os legumes após o caldo ficar pronto, podemos aproveitá-los?

  3. Silvia Says:

    Adorei essa receita, bem mais light que da semana passada! Vou tentar fazer. Uma dúvida, o caldo de legumes você tira todos os legumes e usa só o caldo mesmo? O que posso fazer com o restante do caldo, congelar?
    Beijo e parabéns mais uma vez.

  4. Michelle Campos Says:

    Adorei!!! Amo sopas!
    Gui, como você armazena o caldo de legumes depois? quanto tempo ele dura? Beijoss

  5. Mariana Gondim de Paiva Says:

    Delícia de receita e de vídeo!!! Adorei sua dancinha!! Vontade de te dar um abraço! Parabéns por tanta coisa legal!!!

  6. Natalia Says:

    Gui, como faço se eu quiser usar aqueles caldos de cubinho? Qto eu uso? É só dissolver?

  7. Malu Says:

    Fizemos ontem à noite, essa receita é MARAVILHOSA!!! E é incrível como é aromática, só precisa de um pouquinho de sal para complementar. Arrasando como sempre nas receitas, chef!!

  8. Rebeca Lima Says:

    Gui a receita parece deliciosa *_*
    Na receita você usou cebola roxa, você usa ela por preferência, ou porque ela realmente deixa um sabor mais gostoso?

  9. Nerd Loser (@nerdloser) Says:

    simplesmente amando o programa! vocês são uns fofos e merecem muito sucesso!

  10. Mariana Says:

    gui, sinto falta de mastigar alguma coisa, então fiquei pensando no que poderia acrescentar… pensei primeiro em cogumelos de paris, o que acha? o problema é que procurei várias vezes em janeiro pra comprar aqui em bh e não achava! pensando nisso, vc tem alguma outra sugestão??

    • gpoulain Says:

      Mariana, minha sugestão é a torradinha. mesmo! ela é simplesmente perfeita com a sopa. Adoro fazer o dobro da quantidade da receita e comer a sopa sem colher, só de ficar molhando a torradinha na sopa como se fosse molho, sabe? pra mim é o mais perfeito e fico “mastigando” o tempo todo. Mas se quiser algo pra colocar na sopa em si, sugiro queijo. pode ser bolinhas de muçarela que derretem um pouquinho ao jogadas na sopa quente ou mesmo cubinhos. tomate e queijo combinam demais!

      • Mariana Says:

        ah, que ótimo! é que achei que as torradas não seriam suficientes pra comer tudo, sabe? obrigada pela sugestão!! beijo

  11. Says:

    Vou testar hoje! Oba!
    Uma dúvida: posso congelar a sopa se sobrar?
    Bjos querido!

  12. sopa de alho-poró e batata | moldando afeto Says:

    […] litros de caldo de legumes (ou 2 litros de água com 1 cubo de caldo de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: