gaspacho

Nesse calor que tem feito tenho procurado alternativas pros pratos muito quentes. Me lembrei da minha época em Paris. Apesar dessa sopa ser tão típica espanhola, é bem comum encontrá-la como entrada do dia de muitos restaurantes franceses no verão. Foi nessa época que passei a adorar essa sopa: Leve, refrescante e também facílima de fazer. Pra ouvir, uma banda de amigos daqui de BH que acabou de lançar álbum novo. E o clipe lindo é dirigido pelo meu querido Fábio Lamounier, do chágelado e autor da minha foto no meu perfil aqui no blog.

gaspacho_01

2 dentes de alho

1 cebola pequena

4 tomates bem maduros

1/2 pepino japonês

1/2 pimentão vermelho

1/2 pão de sal sem a casca ou 2 fatias de pão de forma também sem a casca

4 colheres (sopa) de água

azeite de oliva

sal e pimenta do reino

croutons

Descasque o alho e corte os dentes ao meio no sentido do comprimento. Se tiver um fio verde dentro, retire-o. Coloque as 4 metades numa panelinha e cubra com água. Leve ao fogo. Quando ferver, escorra a água, coloque mais água fria e leve para ferver de novo. Feito isso retire o alho e reserve. Como é uma sopa crua, esse procedimento retira muito do sabor forte do alho.

Descasque a cebola e pique-a gorsseiramente. Descasque também o pepino, também picando em pedaços grandes. Pique também o pimentão e o tomate. Uso o tomate com pele e sementes, mas se preferir, retire. Bata bem no liquidificador, processador ou mixer: tomates, pepino, pimentão, alho, cebola, pão e água. Se quiser, coe para ficar com a textura mais fina. Regue com azeite (mais ou menos umas 3 colheres de sopa) e tempere com sal e pimenta do reino. Leve para gelar por pelo menos 1 hora. Sirva regando o prato ou tigela com um fio de azeite e croutons.

Como eu faço croutons: Retiro a casca de algumas fatias de pão de forma, pico em cubinhos. Coloco todos numa assadeira e rego com um pouco de azeite. Levo ao forno quente por alguns minutos para que torrem.

gaspacho_02

Rendimento 4 porções

Tempo de preparo 20 minutos + tempo na geladeira

Dificuldade baixa 

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

4 Respostas to “gaspacho”

  1. Fábio Lamounier Says:

    ❤ já vou fazer (e ouvindo cabezas também). brigadão gui!

  2. LF Says:

    Gui, preciso te contar minha primeira experiência com gaspacho. Tinha acabado de me mudar pra Barcelona e fui jantar na casa do primeiro amigo que fiz lá. Depois de errar o caminho e andar MUITO, cheguei na casa dele, morto de sede. Aí me deparei com aquela coisa vermelha com cara se suco de frutas, que estava servido em alguns copos de bebida em cima da mesa. Fui direto num daqueles copos. Pensa na sensação que eu tive? Foi horrível, quase cuspi! Era muita sede pra colocar um líquido salgado na boca.
    Mas algum tempo depois da introdução traumática, entendi o gaspacho e passei a gostar muito!

  3. Marcella Prata Says:

    Gui adorei! Já conhecia a sopa pq minha sogra é espanhola, mas com a correria nunca lembro de pegar a receita, agora posso surpreender a todos com essa gostosura!! Seu blog e vídeos estão um arrazo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: