bolo de natal

Não costumo comemorar o natal, mas amo várias comidas dessa época. Esse é um bolo bem tradicional. Você pode variar as frutas a colocar como recheio. Eu, por exemplo, não gosto muito de frutas cristalizadas, mas amo frutas secas, como damasco, tâmara… E o cheirinho que exala o vinho do porto enquanto o bolo assa é uma delícia, desses que se espalha por toda a casa.

bolo_natal_03

4 ovos

120 g de açúcar

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

150 g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

75 ml de vinho do porto

1 pitada de sal

2 xícaras de frutas e nozes picadas (eu usei 1/2 xícara de nozes, 1/2 xícara de tâmaras secas, 1/2 xícara de damasco seco e 1/2 xícara de cranberries secos)

cobertura

3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

1 colher (sopa) de leite

das mesmas frutas e nozes que utilizar no recheio

bolo_natal_01

Peneire os ingredientes secos: farinha, fermento e sal. Unte e enfarinhe uma fôrma dessas com buraco no meio – é uma massa densa, e pra que cozinhe bem é bom colocar numa fôrma assim – eu utilizo uma de 25 cm de diâmetro. Pré aqueça o forno a 180ºC. Na batedeira (ou com um fouet ou mesmo um garfo) bata a manteiga com o açúcar até mesclar bem e deixar bem cremoso (cerca de 1 a 2 minutos). Adicione os ovos um a um. Vá intercalando colocar os ingredientes secos com o vinho do porto. A mistura vai ficar num tom arroxeado, lindo. Quando estiver tudo bem misturado retire da batedeira e misture delicadamente as frutas e nozes picadas. Coloque a massa na fôrma previamente untada e enfarinhada e alise bem. Dá bastante massa, mas por ser um bolo denso ele não cresce muito. Leve ao forno por aproximadamente 35-40 minutos. Só faça a cobertura quando o bolo já estiver pronto e desenformado: misture o açúcar e o leite. Se precisar adicione um pouquinho mais de leite, mas a ideia é formar um creminho branco. Deseje sobre o bolo e imediatamente coloque frutas e nozes decorando. Essa cobertura seca rapidinho e vira uma casquinha branca, então por isso é bom fazer com mais rapidez.

bolo_natal_02

rendimento 1 bolo de mais ou menos 15 pedaços

tempo de preparo 20 minutos + 35-40 minutos no forno

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: