receitas para as festas do fim do ano

Dezembro costuma ser uma loucura (ao menos pra mim!), mas não dá pra não pensar no que cozinhar pras festas que vem por aí. Eu no geral não ligo pra jantares nessas ocasiões, prefiro fazer um monte de coisas que enchem a mesa e dá pra todo mundo ir beliscando e se empanturrando da mesma forma. É que eu prefiro ser prático: Deixar tudo cozinhado, servir a mesa com coisas que ficam bem em temperatura ambiente e deixar todo mundo ir se servindo. Assim eu participo da festa, sabe? De toda forma selecionei algumas receitas que você pode usar mesmo se for fazer um jantar propriamente dito. E que venham as festas e seus dias de estar em plena felicidade com aqueles que a gente mais gosta!

camembert_figo_01

Se você for do tipo que quer encher a mesa de comidinhas, essas são minhas sugestões: Pra começar a quiche que eu sempre faço seja qual for a ocasião (e que sempre é a primeira coisa a sumir da mesa, juro!). Pra acompanhar uma tábua de queijos, pão australiano. Como ele é forte e adocicado, acho que combina muito bem com queijos como gorgonzola, grana padano, fontina, gruyère… Uma paixão recente é o camembert empanado. Delícia! Se não encontrar figos nessa época pode colocar uma geleia pra acompanhar, ou mesmo fazer uma compota de maçã – eu pico duas maçãs verde em mini cubinhos, uma cebola roxa também pequenina e refogo as duas numa frigideira com manteiga até amolecer, jogando umas 2 colheres (sopa) de açúcar e meia xícara de vinho branco, fica incrível. dessas coisas fáceis da vida ainda sempre faço as costelinhas e coxinhas em mel e suco de maçã. Pro ano novo sempre está um calor danado (festas tropicais, né?) e adoro saladas: essa tem cara de ano novo, com lentilhas. É incrível, incrível, faço sempre! Outra que sempre faço (gostinho que vem de mãe) é a de salsão e frango defumado.

salada_salsao_frangodefumado_02

Para um jantar em si, indicaria um belo lombo ao vinho com legumes. Dá pra fazer ainda acompanhado de uma farofa delícia de banana. Outro acompanhamento legal pra carnes vermelhas são os tomates ao crumble.

maminha_tomate_03

E vamos fechar com doce, por favor! Tem o bolo gordo de chocolate, que faz sucesso sempre. Dá até pra colocar nozes picadas misturadas à ganache, se quiser. Se quiser coisas em porçõezinhas, tem o alfajor de colher. Essa torta de morango e mascarpone dá um ar lindo e sofisticado pra mesa, além de também ser uma delícia. Dá pra aproveitar ainda a época das cerejas frescas e misturar morangos e cerejas, que tal?

torta_morango_mascarpone_03

Espero que eu tenha ajudado um pouquinho pra que vocês façam suas próprias festas. Dos elogios que tenho recebido ultimamente a maioria é que minhas receitas sempre dão certo. E isso já faz do meu fim de ano feliz. Se arrisquem um pouquinho, façam o que fizer a família e amigos feliz. E vamos terminar esse ano de pança cheia e aquele sorriso de quem comeu muito bem!

Anúncios

Tags: , , ,

10 Respostas to “receitas para as festas do fim do ano”

  1. Stephanie Saito Says:

    Quanta delícia!! Faz tempo que não comento, mas to sempre por aqui o/ Parabéns Gui! E boas festas!! Beijão

  2. creuza Says:

    Que maravilha. Só de ler já deu agua na boca. Voce é demais.
    Gosto muito de apresentação de seus pratos. Boas festas

  3. Mari Says:

    Já que vamos passar só eu e o marido de novo, tinha pensado em fazer um Natal light (até pra não sobrar tanta coisa) mas acabei de desistir! 😉

  4. Lilian Florencio Says:

    Amo esse cantinho! Receitas fáceis e sofisticadas.
    Peguei várias receitas para comemorar o aniversário do marido no sábado: torta de morango, alfajor de colher e quiche lorraine. Você sugere mais alguma receita?
    beijos

  5. Mayara Mesquita Says:

    Dá vontade de fazer todas essas receitas.
    =)~
    Mas como a família é pequena por aqui, não rola fazer tudo. Difícil escolher!

  6. Lilian Florencio Says:

    Ah, não podia deixar de te falar que as receitas fizeram sucesso no aniversário. Tirei algumas receitas e acrescentei outras. Fiquei 1 dia inteiro na cozinha, mas valeu a pena! rsrs
    Se quiser dar uma olhadinha nas belezinhas:

    http://lilianfestaspersonalizadas.blogspot.com.br/2013/12/amarelo-limao-siciliano.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: