quiche lorraine

quiche_lorraine_02

Eu não faço a versão mais tradicional dessa receita que veio da região de Lorraine na França. Adicionei um detalhe: colocar cebola levemente caramelizada na gordura do bacon. Juro, faz o maior sucesso assim. Outro ponto importantíssimo é não economizar no bacon! Acho ótimo pra essa época de festas. Faço em todas as festas aqui em casa e sempre é a primeira coisa a sumir da mesa. Mesmo meus amigos franceses dizem que é a melhor que já provaram. Fico todo orgulhoso! Mas o ingrediente segreto dessa receita, como em todas as minhas, é o afeto.

quiche_lorraine_01

massa

250 g de farinha de trigo

125 g de manteiga gelada

2 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de açúcar

1 gema de ovo

50 ml de água

recheio

300 g de bacon

1 cebola

150 g de queijo emmental ou gruyère

3 ovos

250 g de creme de leite (prefiro o pasteurizado – aquele que costumamos chamar de fresco)

sal, pimenta do reino e noz moscada

Misture a manteiga gelada com a farinha, sal e açúcar, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Não é bom sovar muito, só deixar tudo homogêneo mesmo. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve à geladeira por 20 a 30 minutos.

Enquanto isso prepare o recheio: Pique o bacon em cubinhos. A cebola também. Rale o queijo em ralo grosso. Numa frigideira coloque o bacon pra dourar em fogo médio. Gosto de usar o fogo mais baixo no bacon pois assim a gordura derrete mais. Se você o joga no fogo alto a gordura vai selar e não vai soltar muito, sabe? Assim que o bacon começar a dourar adicione a cebola. Vá mexendo bem até tudo estar numa cor dourada bonita. Retire o excesso de gordura com uma colher.

Pegue a massa na geladeira e abra com um rolo. Polvilhe um pouco de farinha pra que não grude. Abra do tamanho da sua fôrma. Eu utilizo uma redonda de 25 cm de diâmetro. Enforme a massa. Coloque por cima a mistura de bacon e cebola. Numa tigela quebre os ovos. Com um fouet ou garfo bata bem os ovos. Junte o creme de leite e bata mais. Tempere essa mistura com um pouco de sal, pimenta do reino e noz moscada. Despeje sobre a camada de bacon e cebola. Cubra tudo com o queijo ralado e leve ao forno a 220ºC por cerca de 40 minutos ou até que esteja tudo bem coradinho (massa e recheio). Pode servir quente, mas no geral sirvo à temperatura ambiente mesmo. Dos dois jeitos fica bom!

quiche_lorraine_03

rendimento 1 quiche com 10 a 15 pedaços

tempo de preparo 40 minutos + 40 minutos de forno

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “quiche lorraine”

  1. receitas pras festas do fim do ano | Says:

    […] for do tipo que quer encher a mesa de comidinhas, essas são minhas sugestões: Pra começar a quiche que eu sempre faço seja qual for a ocasião (e que sempre é a primeira coisa a sumir da mesa, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: