biscoitos de mel e gengibre

biscoitos_mel_gengibre_01

O fim de ano vem chegando e sempre fico pensando no que fazer pra dar de lembracinhas pros amigos e família. Costumo fazer biscoitinhos, pães de mel, coisas assim no geral. Uma ideia pra esse ano são esses deliciosos biscoitos de mel e gengibre. Guardados em potes fechados ou mesmo em saquinhos, duram cerca de 1 a 2 semanas. Se quiser que dure mais pode usar gengibre em pó, só coloque um pouco menos, cerca de 1 colher de chá cheia. O fresco costumo ralar e usar uma colher de sopa rasa, acho mais gostoso! Dá pra cortar com cortadores à vontade também e fazer na época do ano que for.

biscoitos_mel_gengibre_02

450 g de farinha de trigo

110 g de açúcar mascavo

150 ml de mel

90 g de manteiga em temperatura ambiente

2 ovos

1 colher (sopa) rasa de gengibre fresco ralado

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

receita_ilustrada_10

Em uma vasilha misture bem a manteiga com o açúcar. Se você tiver um fouet, melhor ainda, ele vai ajudar a mistura a ganhar textura, incorporando um pouco de ar. Bata bem esses dois ingredientes. Junte os ovos, batendo continuadamente. Por último o mel. Pare de bater com o fouet. Adicione todos os outros ingredientes: farinha de trigo, gengibre, fermento e sal. Comece a misturar com a mão, até tudo ficar homogêneo. Não sove demais, é só misturar mesmo. Cubra com filme plástico ou coloque em um saquinho e leve à geladeira por cerca de 1 hora. Assim a massa vai ficar mais firme e dá pra abrir com um rolo. Pré aqueça o forno a 180ºC. Polvilhe farinha pra não grudar nem na superfície onde for abrir e nem no rolo. Abra a uma espessura de mais ou menos 5 mm e corte como quiser. Leve para assar por 8 a 12 minutos, ficando de olho pra não queimarem, é rápido mesmo!

biscoitos_mel_gengibre_03

rendimento 30 a 40 biscoitos

tempo de preparo 30 minutos + 1 hora de repouso + 8-12 minutos no forno

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , ,

20 Respostas to “biscoitos de mel e gengibre”

  1. Marina Says:

    Adoro dar essas lembrancinhas também. Vc acha que combina com essa bolachinha mergulhar só metade no chocolate amargo?

    Faço isso com aquela receitinha de bolacha 1,2,3 – aquele super simples e adoro o resultado porque dá uma sofisticada!
    Bjs Gui!

  2. Bruna Says:

    Manteiga com ou sem sal?? =]

    • gpoulain Says:

      então, fica a seu cargo, dependendo do sabor que você goste mais! já fiz com as duas e gosto das duas versões. a com sal o biscoito fica meio salgadinho meio doce, e com a sem sal ele fica docinho. no geral pra dar para os outros prefiro fazer sem sal, mas às vezes quando faço só aqui pra casa eu faço com sal.

      • Bruna Says:

        Sem sal então! Vão virar biscoitos-presente de natal pra galera do escritório.

        Mais algumas perguntas:

        – Acha que fazer aquele “glacê” (não sei o nome técnico, mas o bom e velho açúcar de confeiteiro+limão), ficaria bom para decorar os biscoitos? Ou são sabores conflitantes e ficaria melhor fazer o”glacê” com leite ao invés de limão?
        – Acha que se eu acrescentar um pouco de noz moscada pode ficar bom?
        – Usar açúcar mascavo claro faz muita diferença?

        Desculpa pelas milhões de dúvidas!

      • gpoulain Says:

        pergunte o quanto quiser! acho até bom, outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas! 🙂

        o glacê super dá certo nesse biscoito sim! faça o com limão mesmo, o sabor combina com o do gengibre e o glacê fica um pouco menos doce do que com leite.

        gosto tanto de noz moscada quanto canela e cravo em pó misturados também, só não coloque muito pro sabor não marcar demais.

        prefiro usar açúcar mascavo mais escuro. quanto mais claro mais refinado é o açúcar, e também deixa um sabor mais doce, sabe? pode usar sim, só prefiro o mais escuro mesmo. mas não deixe de fazer se tiver só o mais claro!

      • Bruna Says:

        Obrigada pelas respostas!

        Vou fazer uma primeira leva pra testar seguindo a sua receita + glacê e depois eu inovo!

        Beijos!

  3. Carol Says:

    Nossa,estou de boca aberta com esse blog!Acabei de ler a dica no site da FARM e como eu tambem tenho um blog (www.cajuinaefrevo.com) eu adoro ver coisas novas,porque elas me inspiram. Eu adoro cozinhar,mas ainda nao sei fazer muitas coisas,entao esse blog ja eh o meu preferido! Em cinco minutos lendo ele,eu ja peguei dica de filme,de biscoitos (que tambem adoro dar de presente) e de livro! Parabens,que blog gostoso!!!!
    Meu blog ainda eh bem novinho e as fotos nao sao como eu queria,porque essa eh outra coisa que estou aprendendo,mas enfim…de novo: que blog gostoso!!
    Beijos
    Carol.

    • gpoulain Says:

      fico feliz que tenha gostado! sobre o blog, aos poucos você vai pegando o jeito. em três anos de blog sinto que hoje escrevo melhor, fotografo melhor… é a prática e treino! ainda preciso melhorar bastante, mas vai indo aos poucos. 🙂

  4. Michelle Campos Says:

    Ai, ai, meu blog preferido não cansa de me encantar…

  5. Meline Says:

    Posso usar mel karo? :)?

  6. presentinhos de comer | Says:

    […] é meio regra minha fazer biscoitos todo fim de ano, e já até adiantei aqui essa semana o biscoito que criei pra esse fim de ano. Monto saquinhos e voilà, tenho um presente dos mais carinhosos. […]

  7. Letícia Says:

    Amei a receita! Sempre tive vontade de fazer. Vou procurar os cortadores de bonequinho pra ficar mais legal!

  8. nayara Says:

    como converto as medidas em gramas para xícaras?

  9. Mariana Says:

    Oi Gui, tudo bem? Descobri por acaso esse espacinho virtual ontem e desde então já li muitas das tuas publicações. Tu és tão delicado ao se expressar – e quando digo isso me refiro não só as palavras que tu escolhes nos textos, mas também às receitas e às aquarelas. Vim te perguntar justamente sobre elas, as mimosas aquarelas. Acho o resultado dessa técnica tão bonito, e tenho vontade de aprender já faz algum tempo, não sei nadica. Quando eu era adolescente pintava usando tinta acrílica ou a óleo sobre tela com a ajuda de uma professora de pintura, e sei que é bem diferente o processo. Tu poderias por favor me dizer quais pincéis tu usa (a numeração)? Há algum esboço feito antes ou tu fazes a mão livre mesmo? Qual o material sobre o qual tu pinta? Me desculpa por tantas perguntas, mas me impressionei com a leveza das tuas ilustrações sabendo que não faz tanto tempo que tu te dedicas a elas.
    Parabéns pelo trabalho especial e pela coragem de se expor, você é um lindo!

    • gpoulain Says:

      oi Mariana, tudo bem e você?

      muito obrigado! eu comprei pincéis que na loja de materiais pra aquarela me indicaram! comprei um kit com uns tamanhos diferentes, olhei aqui e eles não tem numeração.

      sobre as tintas eu uso o menor kit da Winsor & Newton, me disseram ser o melhor e eu adoro, além dele ser super portátil.

      costumo pintar sobre papel canson montval 300g/m2.

      se eu puder ajudar em mais alguma coisa me avise! um abraço, com afeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: