xapuri

bh_de_comer

Sei que todo mundo daqui de BH deve conhecer o Xapuri, nem que seja de nome. Mas tem muita gente que me lê sem ser daqui também. O Xapuri é um restaurante mineiro que todo ano ganha todos os prêmios da área. E é merecido, a comida lá é a típica mineira incrivelmente feita. Pra fechar, fica num lugar super agradável, perto da lagoa da pampulha. Com a decoração toda cheia de detalhes mineirinhos, das bonecos aos lampiões aos espíritos santos em madeira tão típicos das nossas cidades históricas.

xapuri_01

xapuri_02

É lá que sempre levo amigos que vem de outros estados ou países (lá e Inhotim, claro!). Em dias de sol com um passeio pela pampulha fica perfeito. E foi assim meu último domingo, em que reunimos amigos daqui pra levar o namorado paulista de um deles. Dona Nelsa, a dona e chef veio toda sorridente na mesa perguntar se estava tudo bem. Me contou que não faz panelas enormes de arroz, prefere fazer uma quantidade menor e toda hora ter um arroz novinho com alho torradinho no ponto. Com um grande sorriso no rosto me contou dos anos de dedicação e o quanto é orgulhosa de todo ano ganhar estrela do Guia Quatro Rodas sem faltar um ano sequer.

(Queria abrir aqui um parênteses para comparar a simpatia da Dona Nelsa com a dona de outros dois restaurantes de BH – o 2013 e o Pletora. Certa vez o mesmo grupo foi num dos seus restaurantes e comentamos entre a gente que achávamos que as porções vinham pouco pro preço do cardápio. A dona ouviu e veio tirar satisfações, nos chamando de turma ESCROTA e que não precisávamos voltar lá já que nas palavras dela: se não tem dinheiro pra pagar nem venham aqui. O que claro, não era o caso. Já ouvi muitos outros casos negativos nesses dois lugares. Não gosto de falar aqui de experiências negativas, mas fiquei tão estarrecido com esse tratamento que coloquei os dois restaurante na lista de “passo fome mas não vou”)

xapuri_03

xapuri_04

xapuri_05

Como éramos muitos, pedimos vários pratos: 2 carrés de porco ao melaço, 1 frango ao molho pardo e 1 moranga com carne seca. Todos eles vem com acompanhamentos diversos tais como arroz, feijão, angu, chuchu, quiabo, couve, taioba… Mesmo assim ainda pedimos outros acompanhamentos que adoramos: farofa de jiló, purê de banana, tutu de feijão. Os pratos custam em torno de R$100,00 mas dão pra 2 as 3 pessoas tranquilamente (tanto que pedimos 4 pratos pra 11 pessoas). Como bebidas: sucos, cervejas e caipirinhas de maracujá.

O prato destaque pra mim foi o carré de porco ao melaço. Super temperadinho, essa carne de porco (no caso, duas bistecas grandes) agridoce ao ponto e sobre uma cama de cebola cortada fininha e passada pelo caldo agridoce da carne com melaço. É sensacional. Ainda vem com duas abóboras pequenas recheadas com catupiry. Me deu água na boca só de lembrar.

xapuri_07

xapuri_06

O atendimento é ótimo e os garçons super simpáticos. Um deles me chamou de “guela da turma”, o que nas palavras dele é o que mais come na mesa, mesmo sendo “magrinho”. O ponto baixo é a espera que costuma ter nos fins de semana. Apesar de grande, vive lotado. Se der chegue por volta de meio dia, quando abre. Após isso é bem capaz de ter que esperar um bom tempo (espera em que você pode beber e comer ao menos, eba!). No nosso caso pedimos costelinhas e bolinhos de mandioca enquanto esperávamos. Se você vem de fora e quer comer muito bem uma excelente comida mineira, vá lá. Dona Nelsa te receberá com um grande sorriso no rosto.

xapuri_08

xapuri_09

Xapuri \ Rua Mandacaru, 260 \ Pampulha \ (31) 3496.6198

terça a sábado de 12h às 23h. domingos e feriados de 12h às 18h.

Anúncios

Tags: , , , , , ,

11 Respostas to “xapuri”

  1. grego Says:

    benvindo a turminha escrota gui!

  2. grego Says:

    e, assino embaixo! o restaurante fica lotado e ganha todos os prêmios não é a toa. o atendimento é otimo, a comida entao nem se fala.
    faltou falar da sala mágica dos doces e do tanto q a ambrosia de lá realmente merece ser chamada de majar dos deuses..

  3. Amanda Mormito Says:

    EBAAAAAAAAA EU VOU E QUERO IRRRR!

  4. Nina Says:

    Gui, eu também já fui destratada no 2013, na época 2012. Roubaram minha bolsa dentro do restaurante. Pedi para falar com a proprietária, queria ao menos falar o ocorrido e que talvez melhorassem a segurança, quem sabe. Ela me chamou de desleixada e disse que gente assim merece perder tudo na vida. Reforço o time dos que nunca mais voltarão lá!!

    • zazoza Says:

      Nina, você já é a terceira pessoa que ouço que tem os pertences roubados lá dentro do restaurante, sendo a segunda bolsa, o outro foi um celular. É muita gente desleixada num lugar só, né? Pra uma amiga, a dona contou que tinha perdido uma pulseira de 600 reais na Utópica que deixou em cima da mesa enquanto foi dançar, e nem por isso ela fez drama sabe?

  5. zazoza Says:

    Uaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaauuuu esse post tá de chorar de bom, e olha que eu tava na mesa e a comida tava de chorar de boa! hahahahaha ❤ Amei!

  6. Ana.. Says:

    Viixi, quase sempre quando vou a BH dou uma chegada no 2013, gosto dos drinks.. Depois de tantas impressões ruins, não irei mais! Aliás, esse fim de semana irei e passarei longe! E olha que na maioria das vezes hospedo no hotel quase em frente, dessa vez fico na Tomé de Sousa. Obrigada a todos pelo alerta!

    • gpoulain Says:

      ei Ana! os drinks de lá são bem bons mesmo, mas tomei bode e tô assustado com outros comentários. vou te dar uma outra indicação ali por perto: O Bombshell. Fica na esquina da Rua Sergipe com Fernandes Tourinho. além dos drinks ótimos, a batata rosti é incrível! outro lugar ali perto que gosto bastante é o Copa, na Levindo Lopes mesmo. a comida é ótima. pra drinks e uma tábua pub sempre existe o famoso Café com Letras. esses três ali por perto e que eu adoro! 🙂

  7. Ana Claudia Says:

    Nossa! nunca vi tanta grosseria num dono de restaurante. Que horror! O povo devia deixar de frequentar esses restaurantes onde os donos destratam os fregueses.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: