bolo de baunilha com caramelo

Amo bolos elaborados, mas amo também bolos bem simples quando bem feitos. Sabe aquele bolo básico super fofinho e saboroso? Esse é um deles. Uma massa básica com aquele aroma gostoso de baunilha e uma calda de caramelo dando o toque como cobertura.

bolo_caramelo_01

bolo

200 g de açúcar

200 g de farinha de trigo

40 g de amido de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó

110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

3 ovos

200 ml de leite

cobertura

60 g de açúcar mascavo

20 g de farinha de trigo

150 ml de creme de leite fresco

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Unte e enfarinhe uma forma (usei uma redonda de 20 cm de diâmetro). Coloque o forno para pré aquecer a 180°C. Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento em uma vasilha. Reserve. Bata bem a manteiga com o açúcar para obter um creme claro. Adicione a baunilha e, em seguida, os ovos, um a um, batendo sempre (eu uso uma batedeira, mas se não tiver faça a mão). Junte o leite pouco a pouco também, intercalando com os ingredientes peneirados, até que tudo esteja homogêneo. É uma massa mais densa mesmo. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos.

Enquanto o bolo assa, faça a cobertura: Misture o creme de leite com o açúcar mascavo e a farinha de trigo. Leve ao fogo médio, numa panelinha, mexendo pra que tudo se dissolva, ferva um pouco e forme o caramelo. Retire do fogo, adicione a baunilha e deixe esfriar um pouco antes de jogar sobre o bolo. Derrame sobre o bolo desenformado.

bolo_caramelo_02

rendimento 1 bolo de 20 cm de diâmetro

tempo de preparo 1h30

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , ,

18 Respostas to “bolo de baunilha com caramelo”

  1. Cecília Carvalho Says:

    Quase senti o cheiro!! Legal a receita do caramelo, vou testar!

  2. Jussara Tuma. Says:

    Nossa… de dar água na boca!!! Café da manhã de domingo garantido lá em casa depois dessa!!! Amo baunilha e amo caramelo!!!

  3. carol barros Says:

    vc esqueceu de mencionar a hora de misturar as farinhas peneiradas. eu fui intercalando com o leite. o meu ta no forno…super curiosa pra provar!!!!!!

  4. carol barros Says:

    Guiiii!!!! que massa é essa????? sem explicaçããão!!!!!!
    e olha q to comendo sem calda! só um mini que fiz pra provar!
    o grande vou levar com cobertura amanha pro escritorio!!! vão pirar!!!!!
    maravilhoso!!!!

  5. fabiana Says:

    olà! gostaria de agredecer e te fazer uma pergunta: posso substituir o amido de milho por outro produto similar? e mais uma perguntinha: meu forno é elétrico (four à chaleur tournante)… a temperatura muda? devo pré aquecê-lo? obrigada pela receita!

    • gpoulain Says:

      oi Fabiana! você pode colocar tudo em farinha de trigo, ou seja, 240 g ao invés dos 200 g + 40 g de amido de milho. fica bom também. sobre o forno, quando morei na França meu forno era assim também. a temperatura é a mesma sim e também é preciso pré-aquecer o forno também. espero que seu bolo fique tão gostoso quanto o que eu fiz! 🙂

  6. Flávia Says:

    Guiiiiii! Acabei de fazer e precisei vir correndo aqui dizer que é um dos melhores bolos que comi na vida! SENSACIONAL!!!

  7. João Célio Says:

    comprando tudo pra fazer! ❤

  8. Dejanira Says:

    Parabens pela receita e por compartilhar conosco esta maravilha de bolo. Recomendo a todos que visitam este site!!!! Bjssss

  9. Joana Says:

    Fiz esse fim de semana e achei sublime! Muito obrigada pela receita!!!

  10. Isabela Says:

    Gui, preciso da sua ajuda… Eu não queria avacalhar com a receita, mas o creme de leite fresco pode ser substituído por algum outro ingrediente? Revirei as prateleiras de todos os TRÊs mercados da minha grande cidade (hehe) e não achei o dito cujo. Aqui só tem o creme de leite normal, ou então a nata. Como a medida está em mL e não em gramas, deve ser algo mais líquido que a nata né.. Agradeço desde já, estou louca pra tentar fazer!

    • gpoulain Says:

      ei Isabela, no geral eles ficam perto dos iogurtes, manteiga, requeijão, na parte de geladeira. teste com a nata, ou então com creme de leite de caixinha, acho que ficará bom sim. depois me conta!

  11. Silvia Says:

    E a baunilha, onde encontro um bom extrato?

    • gpoulain Says:

      Ei Silvia! Se estiver em BH eu encontro no Verdemar. Dá pra usar aroma de baunilha se não encontrar o extrato, ou mesmo a baunilha em fava (que aqui em BH eu costumo comprar no Mercado Central, mas também vejo no Verdemar e Mart Plus).

  12. bolo de baunilha com caramelo | Says:

    […] comentários com todo mundo que fez dizendo o quanto esse bolo é incrível! Só pra dizer alguns comentários que fizeram: “melhor bolo que comi na vida”, “sublime”! Sou suspeito pra […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: