camembert empanado com figos e mel

Sempre gostei de camembert e por vezes o vejo em festas simplesmente aquecido com geléia de frutas. Acho sempre gostoso, mas resolvi fazer uma versão ainda melhor, mas não menos difícil. Adoro fazer não só pela praticidade, mas pelo tanto que todo mundo adora – e o quanto comem! – sempre que faço. Além disso, ela tem todo um ar refinado se você quer fazer uma bela recepção pra amigos e familiares. Junta o sabor do queijo, que fica super crocante e ao mesmo tempo levemente derretido por dentro, ao delicado e doce sabor dos figos ao mel.

camembert_figo_01

1 pequeno queijo camembert inteiro (mais ou menos 220g, vem em uma caixinha)

1 ovo

farinha de rosca

óleo de soja

6 figos

2 colheres (sopa) de manteiga com sal

2 colheres (sopa) de mel

Vou contar aqui o segredo de empanar o queijo pra que ele fique bem crocante e não vaze:

Pegue três pratos, um fundo e dois rasos. No fundo coloque o ovo e o bata ligeiramente com um garfo, só pra misturar. Num dos rasos, coloque uma quantidade boa de farinha de rosca (umas duas xícaras). Reserve o outro. Passe o queijo todo pelo ovo, bem passado. Em seguida pela farinha. Coloque no outro prato e leve a geladeira por 15 minutos. Retire da geladeira, passe no ovo, na farinha, volte ao prato e retorne por mais 15 minutos à geladeira. Retire e faça uma terceira vez!

Agora explico: Quando você guarda na geladeira, aquela mistura de ovo e farinha se fixa bem, e assim você pode fazer uma segunda e terceira camada sem fazer uma lambança total. Dessa forma o queijo fica bem cobertinho e crocante ao final do processo, sem que o queijo vaze ao ser frito também. É super importante seguir esses passos pra uma receita bem sucedida, heim? Juro que não é trabalhoso, dá pra fazer outras coisas enquanto o queijo repousa.

Assim que a terceira vez estiver pronta, ele está pronto pra fritar, mas eu ainda gosto de deixá-lo na geladeira justamente enquanto o óleo para fritar esquenta. Lembre-se: a quantidade de óleo na panela deve cobrir todo o queijo de uma vez. Fritar infelizmente demanda bastante óleo mesmo. Estando o óleo quente, é bem rápido: Basta colocar o queijo, esperar que doure e retirar com uma escumadeira. O queijo não chega a ficar mole nem nada, é bem tranquilo de retirá-lo. Aí é só escorrer em papel absorvente.

Enquanto o queijo está na geladeira e o óleo esquenta, dá pra fazer a parte dos figos: Parta-os em 4 gomos. Numa frigeideira esquente a manteiga (uso a com sal pois ela dá um salgadinho todo especial ao figo, mesmo que ele continue doce). Quando ela derreter, adicione os pedaços de figo e deixe que eles amoleçam um pouquinho ali (cerca de 3-4 minutos). Retire.

Monte num prato o queijo frito, coloque os figos em volta ou mesmo por cima e cubra tudo com o mel.

camembert_figo_02

rendimento porção pra umas 8-10 pessoas (pra ser servido com outros aperitivos). dá pra partir o queijo em 4 e servir como prato de entrada pra 4 pessoas num jantar também.

tempo de preparo 20 minutos (mais uns 40 de geladeira)

dificuldade baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , ,

9 Respostas to “camembert empanado com figos e mel”

  1. Sandra Says:

    só pra confirmar, faço isso com a peça inteira ne’???adoro seu blog e receitas…

  2. Tereza Nave Alves Says:

    Vou fazer…

  3. Priscila Meira Says:

    Que idéia legal, deve ser uma delícia !!!
    Bj

    http://www.receitasselecionadas.com

  4. Sandra Says:

    não como frituras, será que pode ser feito no forno?

  5. Priscila Marcenes Says:

    Gui… c ja testou essa receita com aquelas máquinas de fritar sem óleo.. será que dá certo?

    • gpoulain Says:

      ei gata, nunca testei! aliás, a primeira vez que testei uma dessa foi dia desses na casa do Samir, mas fizemos coisas não empanadas. vou dar uma pesquisada aqui.

  6. receitas pras festas do fim do ano | Says:

    […] bem com queijos como gorgonzola, grana padano, fontina, gruyère… Uma paixão recente é o camembert empanado. Delícia! Se não encontrar figos nessa época pode colocar uma geleia pra acompanhar, ou mesmo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: