receita ilustrada #1 – pão de banana

pao_banana_01

A melhor coisa que fiz na última pesquisa foi inserir a caixa de sugestões. Como é gostoso ler o que me escrevem lá! Esse post já um pouquinho da nova mudança. Muita gente me pediu pra falar sobre minhas aquarelas, ter mais delas aqui no blog. Não tenho muito o que falar delas, assim como o blog, é um hobby. Um hobby recente: ganhei meu estojinho de aquarela quando morei em Paris, mas fui começar a fazê-las mesmo não tem um ano ainda. Resolvi fazer aqui uma nova seção: receitas ilustradas. A ideia é pegar receitas beeeem fáceis de fazer e deixá-las com uma carinha fofa. Lógico, mostrando uma foto de resultado final também, como sempre. Ah, você pode ver a imagem da ilustração em tamanho maior, basta clicar nela, ok? Minha mãe já quer pendurar essa na parede da cozinha dela!

Sobre a receita em si: Na verdade não sei bem falar se é um pão ou um bolo, até porque eu uso nos dois sentidos. É uma receita bem suave, pouco doce, mas uma delícia. Dá pra comer puro, mas eu adoro também cortar em fatias no dia seguinte e fazer torradas! O grande segredo é o iogurte: Deixa o pão super úmido e fofinho. Vem comigo que é só misturar todos os ingredientes!

receita_liustrada_01

\ 125 g de manteiga derretida

\ 150 ml de iogurte natural

\ 2 ovos

\ 3 bananas amassadas

\ 175 g de farinha de trigo

\ 175 g de açúcar mascavo

\ 1 colher (sopa) de fermento

\ um punhado de nozes picadas

\ 1 fava de baunilha (opcional – sou o louco da baunilha!)

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma de bolo pequena. Eu uso uma de bolo inglês de 30 x 11 cm. Misture todos os ingredientes líquidos: manteiga, iogurte e ovos. Junte as bananas amassadas. Se for usar a baunilha, use agora. A em fava, basta cortar com uma faca a lateral da fava e abrí-la inteira. Raspe bem todas as sementinhas, são elas que a gente coloca. As favas são caras e difíceis de achar, então podem usar uma colherinha de extrato de baunilha ou essência de baunilha. Ou então não usar nada, é opcional. Misture e adicione os ingredientes secos: açúcar mascavo, farinha de trigo, fermento e nozes picadas. Quando estiver bem misturado, basta despejar na fôrma já preparada e colocar no forno. É mais ou menos uns 30 a 40 minutos, faça o teste do palito, furando-o para ver se está todo cozido por dentro. Sirva puro ou com acompanhamentos tipo manteiga, geléias ou queijo.

PS.: Se quiser usar açúcar comum, faça com a metade da quantidade pois o mascavo é bem menos doce. Pode fazer sem as nozes também. Mas ó, pro meu gosto, essa receita fica deliciosa se feita com esses dois ingredientes.

pao_banana_02

rendimento \ um pão de 30 x 11 cm

tempo de preparo \ 10 minutos + 30-40 minutos no forno

dificuldade \ baixa

imagem_ouvindo

Tags: , , , , , , ,

36 Respostas to “receita ilustrada #1 – pão de banana”

  1. Gustavo Scaramella Says:

    quero já na parede da minha cozinha!

    lind+

  2. Mariana Says:

    achei linda demais! tão delicada e tão fofa…
    parabéns! vc é incrível!

  3. Jussara Tuma. Says:

    Que coisa mais linda!!!! Eu aaaamo banana!!! Amo tudo com banana!!! Vou testar certeza! Beijo!

  4. Fernanda Costa Says:

    ficou liindo! amei e quero já na minha cozinha ou em um livro de receitas ilustradas!

  5. priscila ferreira Says:

    ô, gui! que coisa mais linda!

    morro de vontade de te dar um aperto sempre que vejo essas ternurinhas!

    um beijo maior que tem!

  6. erika Says:

    morri!

  7. Juliana Berkenbrock Says:

    Se você puder falar sobre como escolheu os nomes dos seus bolos, eu iria adorar..Tudo aqui exala amor e paz, parabéns!

    • gpoulain Says:

      minha “empresa” de bolos se chama O Quarto dos Pássaros, e cada bolo tem um nome de um pássaro. A decoração é levemente inspirada neles. um dia escrevo direitinho minhas inspirações aqui. 🙂

  8. Maísa Says:

    Seu blog tá cada vez mais apaixonante, Guilherme. Fico babando por você nas cartas amarelas e pelas comidas que agora tem os desenhos mais fofos! Você usa o moleskine watercolor para desenhar?

  9. Lu Canaan Says:

    Que liiiiiiindo! Amei, acho que vou copiar sua mãe, imprimir e por na parede da minha cozinha também, kkkk

    • gpoulain Says:

      ei Lu, pode imprimir sim! só não sei se vai dar resolução boa. a ideia, um pouquinho pra frente, é vender as originais, e quem sabe também não disponibilizo uma versão pra impressão grande por um preço bacaninha. 🙂

  10. Lu Canaan Says:

    Aliás, tenho que saber se pode primeiro, né? Pode? 😉

  11. Says:

    Oi Gui, acompanho o blog há um tempão, mas sou daquelas leitoras fantasmas que nunca comenta nada. Hoje não resisti, além da receita que parece deliciosa (e que vou testar!) essa aquarela sensacional me deixou boquiaberta, quanta gostosura! Parabéns pelo seu texto sempre sensível e cheio de sabor, é muito bom voltar aqui. Beijo, Le

  12. Lara Torrezan Says:

    Adorei ver mais esse carinho aqui! parabéns Gui!! Já dá para vender as aquarelas lindas, ou quem sabe disponibilizar para download (olha a interesseira kkkkk) fica a dica, pois tenho certeza que muita gente ia querer uma receitinha ilustrada na parede de casa 🙂 cheiro :*

  13. Bianca Coelho Says:

    Gui, faz um livro de “receitas Ilustradas do Gui” pra gente comprar, vi!

  14. Rosa Says:

    Além de tudo de bom, agora mais esta delícia visual… Asim você me mata, Gui!..Coisa linda!
    Bjos

  15. Douglas Hungaro Says:

    Parabéns Gui, ficou incrível – como tudo o que você faz. Que venham mais receitas ilustradas! 🙂

  16. Mariana Says:

    Gui, ficou muito lindo, adorei a idéia e a aquarela… Seu blog me acalma o coração.Bjosssss

  17. Marina Costa Says:

    Que lindo!! Você é cheio de talentos, hein?!
    Vontade mesmo de emoldurar e colocar num cantinho especial da cozinha!!! Parabéns!

  18. Christiane Vasques Says:

    A tag de receitas já era ótima e agora ficou melhor ainda. O melhor de dois mundos: receitas deliciosas para o paladar e para alma. Lindo, Gui!! Adorei!! E apoio a idéia do livro ilustrado. Posso imaginar a belezura que será. Bjs, querido!

  19. anneneves Says:

    Gui, amei a receita e irei tentar esse fds. E a ilustração ficou divina, vende que eu compro! hahaha

    Queria te perguntar uma coisa… sempre faço o seu cheesecake de nutella para reuniões de família e todo mundo ama, Agora em agosto vou me formar e darei uma festa(inha) e queria colocar o cheesecake na mesa de sobremesas. O problema é que não tenho como mantê-lo refrigerado e queria que ficasse na mesa porque na festa cada um se serve pois acho que fica mais informal.

    Alguma dica para que a calda não derreta toda? Ou, não tem jeito?

    Beijos!

    • gpoulain Says:

      ei Anne! então, sugiro que você coloque gelatina sem sabor, de preferência a em folhas. acho que umas 2 folhas por cheesecake seguram bem. basta mergulhá-las em um pouco de água fria, deixar que amoleça e depois 10 segundos no microondas. a seguir é só misturar no recheio. se quiser a cobertura mais firminha é só colocar a nutella pura sem misturar com nada, ou misturada a um pouco de creme de leite.

  20. Mana Says:

    Olá! Adorei as imagens,
    O fermento para o pão de banana utilizado é de pão ou de bolo?

  21. Tatiana Says:

    Amei tanto a aquarela que resolvi fazer a receita. Troquei a farinha pela de aveia e as nozes por castanha do pará, pois era o que eu tinha em casa. Ficou sensacional! Obrigada!

    • gpoulain Says:

      eba! adoro quando fazem pequenas modificações que tornam a receita ainda mais gostosa! tenho certeza que ficou bom! obrigado por vir aqui contar isso! um abraço, com afeto.

  22. Rebeca Lima Says:

    Gui fiz a receita, e como já esperado ficou delicioso, a galera aqui de casa amou, como é prazeroso ver uma receita dar certo e as pessoas curtirem. Parabéns Gui, e a cada dia mais sucesso e receitas saborosas com afeto 🙂

  23. Luciana Says:

    Gui, você acha que dá pra substituir a manteiga por manteiga de amendoim caseira sem açúcar?

  24. top 5 2013 – receitas e posts mais visualizados | Says:

    […] A primeira receita ilustrada publicada aqui no blog (foram 10 esse ano!) é também minha preferida. Acho uma delícia tanto na hora que sai do forno como fazer torradas com queijo no dia seguinte! [a receita aqui] […]

Deixe um comentário

