tagliolini com aspargos e frango

Chegou a hora de contar qual receita fiz pro dia dos namorados. Esse ano não comemorei, mas deixei pronto pra minha mãe assar e comer com meu pai. O bacana dessa receita é isso, dá pra fazer com antecedência – já deixei dois dias na geladeira e só depois pus no forno – além de ser deliciosa, claro. Na verdade não é criação nova, já é um clássico aqui em casa. A receita é da minha tia Fuvinha, que sempre fez quando recebia amigos em casa. Eu fui adaptando um pouco com o passar dos anos pro meu estilo. A receita aqui vai pra 2, mas querendo fazer pra mais gente é só ir aumentando a receita, pois é ótima pra receber amigos em casa também.

tagliolini_aspargos_frango_01

/ 250 g de macarrão (eu costumo fazer com tagliolini, dou preferência pra massas de largura mais fina)

/ 300 g de frango cozido e desfiado

/ 1 maço pequeno de aspargos frescos (se não achar pode usar 1 lata do em conserva)

/ 200 g de creme de leite

/ 300 g de requeijão cremoso

/ 1 cebola

/ 2 colheres (sopa) de manteiga

/ sal a gosto

/ noz moscada a gosto

/ uns 5 raminhos de cebolinha verde

/ 150 g de queijo parmesão ralado

Antes da receita, vou explicar como eu costumo cozinhar frango para desfiar pra receitas como essa, salpicão ou pra rechear tortas e empadas. Eu costumo fazer da seguinte forma: Pego um quilo de peito de frango, com osso e pele mesmo. Faço uma pastinha amassando uns 4 dentes de alho com um pouco de sal, e a esparramo por debaixo da pele, temperando bem a carne. Numa assadeira pequena disponho os frangos e coloco uma cebola sem a casca cortada em 4, 200 ml de vinho branco e 100ml de água. Cubro com papel alumínio e levo ao forno por uma hora. Depois eu retiro a pele e vou desfiando. Se precisar adiciono um pouco mais de sal e rego com o restinho que ficou na assadeira pra manter o frango úmido. Mesmo que eu não vá usar todo o frango, eu o guardo pra fazer outra coisa, costumo já aproveitar pra assar ao menos 1kg de uma vez, algumas vezes até deixo congelado pra quando estiver em um dia com pouco tempo pra cozinhar. Mas não precisa fazer assim. Há quem prefira cozinhar na panela de pressão… Faça como preferir, aqui está o modo como costumo fazer.

Bom, começando a receita então! Descasque a cebola e corte-a em rodelas. Prepare os aspargos: Corte a parte esbranquiçada e dura (geralmente uns 2 a 3 dedos) e descarte-a. Separe a parte da “flor” (gosto de usar pra decoração). O resto pique em rodelas. Pique a cebolinha bem pequena também. Refogue a cebola na manteiga até ela ficar transparente e macia. Junte os aspargos e refogue rapidamente. Bata isso com um mixer ou liquidificador, juntando o creme de leite e o requeijão. Volte para a panela e tempere com sal e noz moscada a gosto. Fica um líquido levemente esverdeado. Se for usar o aspargos em conserva bata diretamente no liquidifcador, não é necessário nenhum preparo e nem refogar. Reserve esse molho.

Cozinhe o macarrão na METADE do tempo indicado no pacote. Isso é importante porque ele vai terminar de cozinhar no forno. Faça a montagem em um pirex: molho, massa, frango desfiado, cebolinha picada, queijo ralado. Faça duas ou três camadas e termine com bastante queijo e as “flores” do aspargos enfeitando. Se estiver fazendo com antecedência, pare por aqui. Cubra com filme plástico e mantenha na geladeira. Na hora de assar não precisa cobrir com nada, deixe gratinar. São cerca de 15 a 20 minutos em forno alto. Não passe disso pra massa não ficar muito cozida heim? Basta o molho ferver um pouco e o queijo dourar. Abra um vinho tinto e voilà, uma excelente refeição.

PS.: Fica bom deixar uns pedaços dos aspargos inteiros também.

tagliolini_aspargos_frango_02

rendimento \ 2 a 3 porções

tempo de preparo \ 40 minutos (sem contar o preparo do frango) + 20 de forno

dificuldade \ baixa

imagem_ouvindo

Foto / Gianfranco Briceño

Anúncios

Tags: , , , ,

4 Respostas to “tagliolini com aspargos e frango”

  1. Anita Says:

    Guilherme, comecei a ler seu blog na semana passada e simplesmente não mais consigo parar de ler! Adorei as suas receitas. Mas mais do que isso, adorei a leveza com que você escreve sobre os outros temas da vida. O post do dia dos namorados me fez abrir um sorriso enorme mesmo depois de um dia tão estressante… Fiquei com a sensação de que você deve ser uma pessoa super bacana e agradável de se ter por perto.
    E já comecei a fazer suas receitas. Sábado fiz o creme de nutella mas adaptei com morangos. Fez o maior sucesso!!!
    Enfim, adorei te “conhecer”!!!

    Bjos

    Anita

    • gpoulain Says:

      ei Anita! eu tento ver a vida com a maior leveza possível, e acho que isso se reflete nos meus textos e receitas! que delícia que já fez uma delas! sucesso!

      ah! meu instagram é @gpoulain, dá uma procuradinha lá que você acha. 🙂

      beijos

  2. Anita Says:

    Esqueci de perguntar… Como te sigo no Instagram?
    Bjos

    Anita

  3. moldando afeto pro seu pai | Says:

    […] prato principal, meu favorito é o tagliolini com aspargos e frango. Além de incrivelmente delicioso, dá pra deixar pronto um dia antes, faltando só completar […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: