focaccia

Essa é um tipo de pão italiano que tenho hábito de fazer em casa. O azeite dá todo o gosto da coisa, e o fato de você não ter que modelar os pãezinhos faz a receita ser ainda mais prática. Sovar a massa é o que dá mais trabalho, mas acho que vale a pena principalmente pra aquele dia que você quer servir um bom tira gosto. Acompanha bem frios, antepasto de berinjela, pequenas linguiças caramelizadas… Ou mesmo quentinho com manteiga!

focaccia_01

/ 500g de farinha de trigo

/ 300ml de água

/ 30g de fermento biológico fresco (2 cubinhos de 15g)

/ 15g de sal

/ 50ml de azeite de oliva

/ sal grosso

Forme uma coroa com a farinha de trigo em uma superfície de trabalho (pode ser o granito da pia, um balcão). Crie um espaço menor nessa coroa (como na imagem abaixo). Disponha o sal na parte externa da coroa, ele vai ser o último a ser mesclado na receita. No espaço menor coloque o fermento e um pouco da água. Coloque todos os outros ingredientes na abertura maior da coroa.

focaccia_02

Comece a amassar, puxando a farinha aos poucos para o centro. Por último junte os ingredientes da coroa menor e o sal e sove bastante. É importante que a massa fique bem homogênea e macia. Se estiver muito grudenta, coloque um pouco mais de farinha. Quando estiver bem sovada, coloque em uma tigela, cubra com um pano de prato e coloque dentro do forno desligado para crescer por cerca de meia hora.

Estique a massa em uma assadeira e deixe repousar no forno por mais meia hora. Retire do forno e o pré aqueça (forno médio – 230ºC). Enquanto o forno aquece, faça furos com os dedos por cima da massa e jogue um pouco de azeite nesses buracos. Polvilhe um pouquinho de sal grosso. Coloque para assar, por cerca de 30 minutos. Corte em pedaços grandes e sirva de preferência quente.

focaccia_03

rendimento \ 20 pedaços

tempo de preparo \ 2h (contando o tempo de espera para crescer e o tempo para assar)

dificuldade \ média

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , ,

5 Respostas to “focaccia”

  1. Fabiana Says:

    Essa receitinha bem que merecia um video! Beijos!

  2. Raquel Says:

    Que delicia! Vou tentar fazer! Você conhece alguma receita boa de antepasto de berinjela para acompanhar? Obrigada!

  3. moldando afeto pro seu pai | Says:

    […] ficar pronta na geladeira coberta com filme plástico e assar só no domingo. Outra sugestão é a focaccia. Sirva com frios, queijos, antepasto de berinjela e até uma linguicinha douradinha e está feita a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: