caldeirada de frutos do mar

Nessa receita utilizamos uma quantidade enorme de ingredientes, mas não se assuste, não significa que seja difícil. Em tempos em que os restaurantes estão cobrando caro (ainda mais peixes e frutos do mar em MG!), nada melhor do que fazer em casa essa receita tradicional e deliciosa. Assim como uma feijoada sempre rende muito por conter diversos tipos de carne, a caldeirada também não dá pra fazer pra poucas pessoas. É ideal pra chamar os amigos ou família num sábado ou domingo! Feita e servida na panela de barro fica ainda mais charmosa e deliciosa, mas se não tiver, não se assuste e faça com a panela que tiver em casa. Chame todo mundo pra cozinha e se divirta também.

caldeirada_01

/ 500g de filé de peixe branco (eu usei linguado)

/ 500g de camarões médios limpos

/ 200g de anéis de lula

/ 200g de mexilhões limpos

/ 200g de tentáculos de polvo picado

/ 1/2 pimentão verde

/ 1/2 pimentão amarelo

/ 1/2 pimentão vermelho

/ 3 tomates

/ 1 cebola

/ 4 dentes de alho

/ 50ml de azeite de dendê

/ 200ml de leite de coco

/ salsinha, cebolinha e coentro a gosto

/ sal a gosto

/ 2 pimentas dedo de moça frescas (opcional)

/ suco de 2 limões

caldeirada_02

Pique bem o alho. Misture os frutos do mar e tempere com sal, metade do alho e do suco de limão. Tempere os filés de peixe da mesma forma. Pique os pimentões em cubinhos. Pique os tomates também em cubinhos, retirando as sementes, e se quiser, também a pele. Pique a cebola em anéis. Se for utilizar pimenta fresca, parta-as ao meio, retire as sementes e pique toda a “casca” vermelha.

Comece a preparação. Gosto de fazer na panela de barro, mas se não tiver, utilize outro tipo. Coloque o azeite de dendê e deixe começar a esquentar. Coloque então a cebola e dê uma leve refogada. Junte os pimentões picados e os tomates também. Tempere com um pouco de sal e com a pimenta dedo de moça. Deixe cozinhar um pouco, vai soltar caldo e ficar tudo macio. Junte o peixe (com o caldo de limão, alho e tudo), cozinhe 5 minutos e, a seguir, coloque os frutos do mar. Cubra com o leite de coco e tampe a panela pra cozinhar. Frutos do mar cozinham muito rápido, é cerca de 5-10 minutos, não mais que isso, senão ficam borrachudos. Fique de olho e se precisar prove. Assim que cozinhar, desligue. Não se assuste com a quantidade de caldo, os frutos do mar e o peixe soltam muito caldo mesmo! Prove o tempero e adicione as ervas. Há quem goste de picá-las, mas nessa preparação prefiro rasgá-las grosseiramente sobra a panela e misturar. O delicioso aroma é imediato! Sirva a seguir, com arroz branco e/ou outro acompanhamento que preferir.

caldeirada_03

rendimento / 6 a 8 porções

tempo de preparo / 1h15

dificuldade / média

imagem_ouvindo

Fotos // Fabrice Reveilhac

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

5 Respostas to “caldeirada de frutos do mar”

  1. Monna Says:

    Gui, meu pai faz uma receita que lembra muito essa… me deu água na boca… nham!!
    bjs!

  2. Niltim Lopes Says:

    Fiz hoje pra minha mãe e vó 😉 Ficou ótimo!!! Na receita só não diz quando entra o tempero verde, cozinhei junto com tomates e pimentões. Ficou bom. Obrigado!!!

  3. moldando afeto pro seu pai | Says:

    […] com a família que na cozinha. Se quiser seguir com a ideia de coisas do mar, a sugestão é a caldeirada de frutos do mar. Dentre os pratos clássicos, indico o saboroso bacalhau ao azeite saborizado ou mesmo um prato […]

  4. carnaval em casa | Says:

    […] dá pra ser servida com arroz pra um almoço são as costelinhas e coxinhas com mel e maçã. uma caldeirada de frutos do mar também é uma boa pedida que esse clima de praia ou piscina […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: