a outra terra

imagem_cinema

A premissa de A Outra Terra (Another Earth) é original e instigante: um novo planeta, completamente igual ao nosso, é descoberto. Aparentemente é uma réplica fiel da Terra, incluindo os habitantes. Ou seja, existe um outro você vivendo lá. Mas os roteiristas Mike Cahill e Brit Marling (que também atua no filme) optaram por não criar um filme exclusivamente de ficção científica. A Terra 2, como ela é chamada, paira no céu o tempo todo, observando as ações e principalmente a expiação da culpa de Rhoda (Marling).

another_earth

Rhoda é uma jovem que, no dia em que o novo planeta é anunciado, envolve-se num terrível acidente. A tragédia vai ditar todo o resto da vida de Rhoda. Ela se entrega, assume a culpa e vai presa. Mesmo após cumprir pena, Rhoda não consegue (ou não quer) se livrar da culpa. De alguma forma ela quer ajudar o único sobrevivente do acidente, o solitário John. Perguntas pairam no ar: será que na Terra 2, Rhoda também se sente da mesma forma? Será que ela fez as coisas de forma diferente? Será que ela é uma pessoa melhor lá? Perguntas que, acredito eu, todos nós faríamos caso uma Terra 2 fosse descoberta.

Sempre que eu leio nos jornais uma notícia sobre acidentes, roubos ou mortes, me pergunto se o autor do crime se sente culpado; caso sim, por quanto tempo dura a culpa. Em boa parte dos casos que leio, o acusado se faz de inocente; mesmo quando ele é condenado, não aparenta culpa alguma. Acho esse assunto fascinante – e triste, claro. Por isso, para mim foi com um certo alívio que vi Rhoda sentir culpa pelo que fez. Ela não se exime da responsabilidade, não crê que pagou seus pecados na prisão. Assim como ela tirou a vida de outras pessoas, ela sabe que não pode levar a vida com que sonhava antes da tragédia. O acidente é uma ferida aberta que talvez nunca cicatrize. Aos meus olhos, isso a torna tremendamente humana.

Já deu pra perceber que A Outra Terra não é um filme leve. Mas também não é difícil. É profundo e contemplativo, mas é maravilhosamente curto (apenas uma hora e meia). E termina com uma cena daquelas de render mil teorias e explicações na internet. Eu entendi como aquilo aconteceu? Na verdade não, e não me importo muito com isso. É uma cena surpreendente, e linda, uma possibilidade de felicidade num futuro que parecia cinza para sempre. Após ver A Outra Terra, me deu vontade de agir igual Rhoda: ir para um lugar aberto, contemplar o céu, pensar na vida.

A Outra Terra (Another Earth), um filme de Mike Cahill

92 minutos / EUA / 2011

Anúncios

Tags: , , , ,

5 Respostas to “a outra terra”

  1. Julia Says:

    Nunca tinha ouvido falar, mas adorei a premissa. Que trailer LINDO!!

  2. Angela Says:

    Assisti na última sexta e adorei! Além de ser o filme “mais maluco” que já assisti, é também um filme que faz a gente parar para pensar e gosto de filmes assim!

  3. Aparecida Zaneti Says:

    É a primeira vez que encontro seu blog, achei maravilhoso a sua forma de expressar suas memórias e todo o seu carinho por sua querida avó. Se possível, quero lhe pedir que me consiga uma receita original de bem casados.Já tenho tentado várias receitas, porém, sinto que ainda não é a verdadeira. Sou apaixonada por gastronomia, mas, sinto que muitas receitas não dão certo mesmo.
    Explico: como não posso trabalhar fora, (sou mãe de um belo jovem especial (autista), me empolguei com os bem casados e gostaria muito de fazer por encomendas. Mas produto de qualidade mesmo voce me compreende? Assim, caso voce consiga uma receita que realmente funcione, lhe ficarei eternamente grata.
    Receba o meu respeito e carinho e acredite: você é um grande ser humano dotado de grandes habilidades e a maior delas é o seu altruísmo.
    Da sua fã e amiga (assim desejo)
    Cida
    :

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: