minha receita de pão de queijo

Muita gente me pergunta a tão falada receita de pão de queijo da minha vó Pipida (já falei sobre ele aqui, aqui e aqui!). Posso até dar, mas, por experiência própria, eu mesmo não consigo fazer a receita dela nem dar ponto pra poder assar (até porque as medidas dela eram todas no ‘olhômetro’). Nos últimos tempos, me propus ter minha própria receita, e a fiz adaptando a da minha avó. Onde ela usava banha, eu uso óleo de canola, onde ela usava água, prefiro leite (já aprendi nas minhas aulas de padaria que leite deixa o pão mais macio). Coloquei algumas coisas por conta própria, e fui experimentando até que um dia cheguei no ponto que eu gostaria pro pão de queijo, e todo mundo tem gostado muito dessa receita!

pao_queijo_01

/ 250 ml de água

/ 350 ml de leite

/ 250 ml de óleo de canola

/ 600 g de queijo minas meia cura

/ 1 colher (sopa) de sal

/ 1 kg de polvilho azedo

/ 6 ovos

Antes de mais nada, rale o queijo, em ralo grosso, antes de começar. Ele ralado na hora dá outro sabor! Reserve. Comece o preparo em si fazendo algo que minha vó dizia ser o segredo dela: Espalhe o polvilho sobre uma superfície, ou uma grande bacia. Molhe com 250 ml de água em temperatura ambiente. É isso que vai ajudar a hidratar o polvilho e o pão de queijo não ficar seco e “craquelando” ao assar, sabe? Depois de esparramar a água, com as duas mãos vá sovando pra desmanchar todas as pedrinhas que se formam. O objetivo é voltar o polvilho ao original, mas que ele esteja úmido.

Leve o leite ao fogo junto ao óleo. Assim que ferver desligue. Com esse líquido, regue novamente o polvilho, tomando cuidado pra não fazer muita bagunça! Aos poucos, com a mão mesmo, e tomando cuidado pois está quente, comece a misturar e sovar. É nessa hora que começa a tomar consistência de massa. Assim que estiver uma massa branca bem quebradiça, é hora de adicionar os ovos. Vá fazendo isso um a um, e sovando pra incorporar. É muito melequento mesmo! Por último junte o queijo ralado, e sove um pouco mais. A massa fica bastante grudenta. Varia um pouco com o clima: Se estiver seco e quente, provavelmente ela vai ficar no ponto. Se estiver chuvoso e mais frio ela deve fica mais grudenta e levemente mole mesmo, mas não tem problema. Se achar que está ficando muito mole, coloque um ovo a menos, se estiver muito seca, adicione um pouco de leite. É meio na base do bom senso, mas no geral eu não preciso alterar em nada a receita!

Lave bem as mãos e passe um pouco de óleo nela pra fazer as bolinhas, e repasse mais óleo assim que observar que estiver ficando grudento. Essa receita rende cerca de 80 pães de queijo no formato tradicional. Mesmo que seja muito, prefiro fazer de uma vez e congelar o que não for comer no dia (a maioria). Basta fazer todas as bolinhas, colocar uma ao lado da outra numa assadeira (não precisa dar muito espaço já que não vai ser assado e nem crescer) e levo ao freezer. Umas 2 horas depois retiro todas as bolinhas já duras e congeladas e coloco em saquinhos.

Para assar: Tem gente que prefere assar em fogo baixo. Eu uso a mesma técnica da minha avó: Coloco o forno a 280º C, bem quente mesmo, previamente aquecido! Deixo por 20 minutos nessa temperatura e depois abaixo para cerca de 220º C por mais 10 minutos. Assim ele cresce bem, não resseca, fica levemente massudo com pedaços de queijo derretidos por dentro (eu gosto assim) e uma casquinha crocante e toda cheia de pintinhas alaranjadas do queijo que derreteu ali. Pra mim, lanche da tarde melhor não há: café e pão de queijo. Sou mineiro afinal de contas, né?

pao_queijo_02

rendimento \ 80 pães de queijo no formato tradicional

tempo de preparo \ cerca de 1 h para a massa, 30 min para fazer as 80 bolinhas e 30 min pra assar cada assadeira

dificuldade \ média

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags:

23 Respostas to “minha receita de pão de queijo”

  1. Jussara Tuma. Says:

    Dar receita de pão de queijo é para poucos!!! Eu nunca conseguiria!!! O meu é uma adaptação do da minha mãe, e totalmente no olhômetro!!!

    • gpoulain Says:

      puxa Jussara, eu lhe entendo! precisei testar bastante e hoje tô achando mais fácil fazer com tudo medidinho, mas como eu disse, dependendo do clima algumas vezes ainda preciso colocar um ovo a menos ou um pouquinho mais de leite.

  2. Marina Says:

    Também tenho uma receita de vó incrível e impossível de reproduzir. E que vai ficar na saudade, porque agora ela deve é se divertir lá do céu com minhas tentativas frustradas! Me falta seu talento para adaptá-la eu mesma… vou tentar a sua, quem sabe não recupero um pouco desse gostinho de infância? Obrigada por compartilhar!

    • gpoulain Says:

      penso do mesmo jeito, minha vó deve dar boas risadas com minhas tentativas também! mas consegui criar a “minha”, mesmo que não seja igualzinha a da minha avó. espero que faça e fique muito gostoso! depois me conta, heim?

  3. Andrea Says:

    Saudades de pao de queijo, com cha mate… por aqui nao tem…. O que poderia ser usado em vez de polvilho?
    Deu uma vontade de fazer 🙂

    • gpoulain Says:

      puxa Andrea! você não acha mesmo polvilho onde mora? mesmo quando morei em Paris ou Buenos Aires dei meu jeitinho… 🙂

      Eu sei te dizer queijos pra substituir o queijo Minas, mas substituir o polvilho vai transformar num pão com queijo comum!

      • Ana Says:

        Gui, aqui no Uruguai só encontro polvilho doce (fécula de mandioca)! :/

        O que você usava no lugar do (ou onde comprou) polvilho azedo?

      • gpoulain Says:

        você pode experimentar fazer com o polvilho doce! em Paris eu comprava importado, em lojas de produtos brasileiros. em Buenos Aires eu encontrava no bairro chinês, naqueles mercados em que tinha de tudo que você imaginar. esse polvilho doce é tipo o que encontramos no Brasil? se sim, pode fazer com ele mesmo.

      • Ana Says:

        Obrigada pela resposta!

        Vou procurar no bairro chinês da próxima vez que cruzar o rio… 😀 Enquanto isso, tentarei com o polvilho doce!

        E que queijos você usava em Buenos Aires? Eu estava pensando em fazer com o dambo mesmo!

      • gpoulain Says:

        eu usava uma mistura de parmesão e muçarela! não era o ideal mas ficava gostoso. experimente com o queijo que achar que deve ficar bom e depois me conta o resultado!

      • Ana Says:

        🙂 Conto sim!

  4. Maria Says:

    Amei! Muito tempo atras li sobre esse famoso pão de queijo em um de seus post e devo dizer que valeu a espera, chegou juntinho com meu ultimo pedaço de queijo cura que eu tinha congelado. Volto para Minas esse mês e refaço o meu estoque srsrsrs Deu muito certo! Mas gostaria de saber se substituir um pouco do polvilho azedo pelo doce, fica mais macio ?

  5. Sofia Passos Rezende Says:

    Gui eu fiz a receita e ficou ÓTIMO! Como meu nutricionista liberou pão de queijo, eu quis fazer uma receita em casa, mais saudável que os de lanchonete. Peguei sua receita e reduzi 100ml de óleo e ficou bom mesmo assim viu! Usei metade azeite e metade óleo de coco, mas da próxima vou tentar fazer só com o óleo de coco, porque fiquei com medo de dar gosto, mas não deu não. E vou incluir um pouquinho de farinha de banana verde para acrescentar fibra. Você deve estar pensando “gente, ela está matando a receita de pão de quiejo!”, mas o espírito #teamfitness dentro de mim fala mais alto rsrsrs. O importante é que ficou gostoso, o namorado AMOU e eu me diverti. Usei a bancada para fazer, mas depois fiquei pensando: dá certo fazer na batedeira com o utensílio de sovar pão (aquele gancho)? Imagino que nesse caso tenha que fazer meia receita pq não deve caber tudo na batedeira, né? Obrigada pelas dicas ótimas e atenção de sempre! bjs!

    • gpoulain Says:

      ei Sofia! não vou te xingar não! acho que a gente deve mesmo modificar a receita pro nosso gosto, pro nosso bem estar. eu sempre fiz com bastante gordura porque eu gosto do pão de queijo gordo! haha. minha avó fazia com banha de porco inclusive. se ficou gostoso tudo é válido e que bom que seu namorado amou também! você pode sim utilizar o gancho da batedeira pra fazer, eu faço todos os meus pães assim (apesar de pão de queijo em si eu sempre ter feito à mão mesmo). obrigado a você por vir aqui dar seus pitacos e melhorar as receitas sempre! beijo.

  6. Caroline Says:

    Oi! Tudo bom? Parabéns pelo seu blog! Acho q as suas receitas são as únicas que eu consigo cozinhar!! Vou te dizer que eh o único blog que eu sigo!! Hehe quando vc morava na França, como fazia pão de queijo?? Moro na Alemanha e to morrendo de vontade de comer!!!
    Muito obrigada!
    Carol

    • gpoulain Says:

      Oi Caroline, tudo bem e você? Obrigado!

      Eu morava em Paris, e lá existem duas lojas de produtos brasileiros, onde eu podia comprar polvilho ou mesmo uma mistura semi-pronta pra pão de queijo. no lugar do queijo minas eu usava uma mistura de parmesão ralado com emmenthal e ficava bem bom também. Dá uma procurada no google em lojas brasileiras pela alemanha, quem sabe você não acha alguma? geralmente são lugares meio restaurantes brasileiros também sabe?

  7. top 5 2013 – receitas e posts mais visualizados | Says:

    […] Inspirada na receita original da minha vó pipida, minha receita que replico há alguns anos, sempre. [a receita aqui] […]

  8. Juliana Says:

    Gui, gostei da dica de começar assando a 280 graus e depois diminuir para 220. Mas como vc faz para assar os pães de queijo congelados? São assados congelados mesmo, né?!

  9. carnaval em casa | Says:

    […] de couscous, ou mesmo deliciosas casquinhas de siri para petiscar. Não pode faltar também o pão de queijo, […]

  10. Thais serafian Says:

    Nossa mas esta receita é totalmente diferente das que eu já vi, da certo mesmo??? não quero perder tempo =(

    • gpoulain Says:

      cada receita de pão de queijo é uma. tem várias delas. e claro que dá certo, no video não tem nenhum truque e o pão de queijo ficou ótimo, é receita que minha vó fez por mais de 70 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: