papillote de robalo e mexilhões

roussillon_provence

Essa receita tem inspiração em um prato que comi na região da Provence, França. Ao abrir o papillote, já na mesa, um aroma delicioso de ervas frescas vai subindo. Junto a um refrescante e também aromático molho de limão siciliano, essa receita dá um novo sabor ao robalo e, num prato único, junta um pouco das delícias que provei em terras tão bonitas.

robalo_mexilhoes_02

/ 700 g de posta de peixe tipo robalo

/ 2 tomates

/ 1 cebola

/ 2 dentes de alho

/ 120 ml de vinho branco seco

/ 20 mexilhões

/ 20 batatinhas

/ sal e pimenta do reino a gosto

/ algumas folhinhas de manjericão

/ cebolinha picada a gosto

/ 30 ml de água

/ 80 g  de creme de leite

/ suco de 1 limão siciliano

/ 50 g de manteiga

Lave as batatinhas e leve-as pra cozinhar em água com sal. Retire quando estiverem cozidas, mas ainda firmes, sem estar desmanchando. Reserve. Enquanto elas cozinham, pique o tomate. Para isso, é bom retirar a pele. Faça um X com a ponta da faca na parte inferior do tomate, rasgando a pele. Mergulhe por cerca de 30 segundo em água fervente. Após isso, lave-o em água fria corrente, a pele vai se soltar facilmente e você vai interromper a cocção dele. Feito isso, pique-o em cubinhos. Se seus mexilhões estiverem com a casca, passe uma escovinha nelas pra limpar. Pique a cebola em lascas e o alho bem picadinho.

robalo_mexilhoes_01

É hora de montar o papillote. Você pode fazer com papel alumínio ou papel manteiga. Se for usar o último, coloque duas camadas. Vá sobrepondo: cebola e alho formando uma primeira camada. Sobre isso, uma posta do robalo. Nas laterais, batatinhas, tomate e mexilhões. Tempere tudo com sal e pimenta do reino e cubra com as ervas bem picadinhas: cebolinha e manjericão. Feche o papillote, mas antes de fechá-lo por inteiro, regue tudo com cerca de 30ml de vinho branco seco. Faça 4 papillotes como esse. Leve para assar em forno pré aquecido a 220ºC por 15 a 18 minutos. Não passe disso ou você vai cozinhar demais o peixe e o mexilhão vai ficar borrachudo. É bem rápido mesmo.

Enquanto assa, faça o molho: esprema o suco 1 limão siciliano e coloque em uma panela pra ferver com 30ml de água. Assim que ferver, desligue e adicione a manteiga gelada em pedacinhos, poucos aos poucos, batendo com um garfo ou fouet. Isso vai emulsionar a preparação. Assim que estiver toda derretida e incorporada, adicione o creme de leite. Misture e tempere com sal. Sirva junto aos papillotes.

robalo_mexilhoes_03

rendimento \ 4 porções

tempo de preparo \ 1 hora

dificuldade \ baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “papillote de robalo e mexilhões”

  1. tatibraga Says:

    Cardápio pra minha semana santa!
    Adoro suas receitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: