gnocchi de batata doce com gruyère e molho de açafrão

Antes de mais nada queria dar uma explicação sobre as “cartas amarelas”. Eu não vou parar de escrevê-las, mas não será mais uma coluna tão constante no blog. Vivi ano passado um ano de muitas descobertas e quis compartilhar semana após semana, muito daquilo vivido. Claro que o fato de estar sempre com os olhos arregalados pro mundo vai me dar muitas oportunidades pra escrever aqui. Elas não vão ser mais tão constantes, mas sempre que eu tiver algo que valha a pena ser contado e refletido as escreverei. Não quero escrevê-las só por escrever, e sim que cada uma reflita alguma coisa que eu pensar ser oportuno. Fechado?

Então vamos para essa deliciosa receita. Conheço muita gente que tem a superstição de comer gnocchi todo dia 29, mas pra mim qualquer dia é dia de comer gnocchi. Esse é diferente, um pouquinho mais difícil de fazer. Mas vale a pena! Gosto do sabor adocicado da batata doce, e resolvi criar esse prato, que ainda traz a surpresa de ter um pedaço de queijo levemente derretido ao partir e a delicadeza de um molho bem amarelinho. Se amarelo é a cor do ouro, taí algo mais pra agregar a quem acredita na superstição!

gnocchi_batatadoce_01

gnocchi

\ 1kg de batata doce

\ 300g de queijo gruyère

\ 2 ovos

\ 80g de farinha de trigo

\ 1 colher (chá) de manteiga

\ sal a gosto

molho

\ 400ml de creme de leite fresco

\ 2 cápsulas de açafrão (ou açafrão comum em pó, colocar até amarelar o creme)

\ noz moscada

\ sal

\ parmesão ralado grosso pra servir junto ao gnocchi

gnocchi_batatadoce_03

Cozinhe a batata doce com casca, até que você finque um garfo e sinta que ela está cozida, mas ainda firme. Descasque-a e esprema com um garfo ou espremedor. Deixe o purê esfriar em temperatura ambiente e misture com os ovos, farinha, manteiga e sal. Amasse bem pra obter uma massa homogênea. Corte o queijo gruyère em cubos de mais ou menos 1 cm de lado e enrole-os com uma colherada de massa. Faça uma bolinha com a mão, deixando o queijo tampado. Repita a operação, fazendo várias bolinhas. Se estiver grudando muito, passe as bolinhas na farinha de trigo, fazendo uma fina camada. Reserve.

Numa panela coloque o creme de leite e tempere com o açafrão, sal e noz moscada. Deixe aquecer. Quando ferver, desligue. Numa panela grande cheia de água fervente, coloque as bolinhas pra cozinhar, mais ou menos de 10 em 10. Não coloque tudo nem muitas. Assim que boiar já estão prontas. É bem rápido. Junte ao molho e sirva com parmesão ralado.

gnocchi_batatadoce_02

rendimento / 6 porções

tempo de preparo / cerca de 2 horas (depende da sua habilidade em fazer as bolinhas!)

dificuldade / média

imagem_ouvindo

fotos / Fabrice Reveilhac

Anúncios

Tags: , , , , ,

4 Respostas to “gnocchi de batata doce com gruyère e molho de açafrão”

  1. Maria de Menicucci Says:

    Nossa, a receita desse seu molho de açafrão é super simples, na semana passada eu aprendi a fazer um molho bechamel com açafrão e um pouco de creme de leite! E finalizei com pimenta rosa jogadas por cima.

    Eu adoro as suas cartas amarelas porque você as escreve com uma linda poesia. Nunca pensei que você iria parar de escrevê-las, porque, ao meu ver, elas fazem parte de você! É como se você abrisse o seu coração para nós.

    • gpoulain Says:

      Essa é simples, mas cabe pra esse gnocchi. A massa dele já é meio pesada então preferi um molo mais ralo e leve. Com o bechamel o molho fica mais encorpado, mesmo sendo um pouquinho mais complicado serve pra outras preparações!

  2. Cecília Carvalho Says:

    Amo batata doce, vou testar sua receita! Parece deliciosa!

  3. moldando amor no dia dos namorados | Says:

    […] pro lado gourmet, sugiro o gnocchi de batata doce e gruyère com molho de açafrão. Esse é bem especial! Se preferir peixe, minha sugestão é o atum tostado com ratatouille. Se […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: