em seu lugar

imagem_cinema

Um dos rótulos cinematográficos que mais me incomodam é o tal “filme de mulher” (chick flick, como dizem em inglês). Invariavelmente o termo é usado para diminuir a qualidade de um filme, e não apenas para definir um sub-gênero tipo “filme americano independente”, ou “terror psicológico”. Se o termo soa misógino pra mim, imagina pras mulheres.

E como definir o que seria o tal “filme de mulher”? No geral, o termo é usado para as comédias românticas. Ou para dramas envolvendo mulheres. Daí alguém mais desavisado pode olhar para Em Seu Lugar (In Her Shoes), ler a sinopse e pensar: “Hmmm, duas irmãs que não se bicam. Uma linda e perdida na vida, a outra eficiente mas com complexo de patinho feio. Deve ser uma bobagem”. Não ajuda em nada se o DVD vier com selo daqueles de “coleções femininas”, tipo Para Ela ou O Que as Mulheres Gostam. Se a embalagem do DVD for rosa, pior ainda.

inhershoes

Pois Em Seu Lugar não merece essa fama. Em primeiro lugar, porque é dirigido por Curtis Hanson, autor de obras sensacionais como Los Angeles: Cidade Proibida e Garotos Incríveis. Segundo, porque Toni Collette é uma das protagonistas – garantia de, no mínimo, uma atuação memorável. E finalmente, porque eis aqui um drama com muita coisa a dizer.

Rose (Collette) é a irmã que se acha feiosa. Cameron Diaz é Maggie, a irmã que só quer saber de farra e abusar da boa vontade de Rose. Até que Maggie ultrapassa os limites e as duas brigam de verdade. Então surge Ella, a avó – interpretada pelo tesouro cinematográfico chamado Shirley MacLaine. 

Essa é a história em linhas gerais. E se ela não contém nada de novo, é porque são os detalhes e nuances que tornam Em Seu Lugar tão especial. É claro que Rose, por exemplo, é uma mulher atraente. Mas ao contrário das comédias românticas mais genéricas, aqui a gente sabe porque ela não se sente atraente: uma vida inteira acima do peso. E somos brindados com frases memoráveis, ditas com a dose certa de melancolia. Quando Maggie questiona o fato de Rose ter tantos sapatos mas nunca usá-los, a resposta vem de pronto: “Quando me sinto mal, eu gosto de me presentear. Roupas nunca ficam bem. Comida me deixa mais gorda. Sapatos sempre servem”. Bingo, os sapatos deixam de ser um assunto “de mulher” e viram uma metáfora pra todo mundo que não tem a auto-estima de uma Cameron Diaz.

Diaz, aliás, está em um dos melhores momentos da carreira. A atriz não tem a mesma garantia de qualidade de Toni Collette, mas aqui ela está impecável. Ela faz com que Maggie vá muito além da “loira burra” do início. Em uma breve cena, quando ela vai tentar um emprego na MTV, Maggie se vê pela primeira vez de cara com uma limitação. É desconcertante. Mais à frente na história, Maggie lê um poema de Elizabeth Bishop numa cena que precisa ser vista, de tão bonita.

Em Seu Lugar é cheio de detalhes e sutilezas que prendem a minha atenção. Repare quando Rose vai a um restaurante japonês com um colega de trabalho. Não é só o cuidado com que o colega descreve a comida; é o fato de que ele esfrega os chopsticks um no outro antes de comer. Ou a resposta perfeita quando uma senhora afirma estar se sentindo mais atraente que Jackie Kennedy. Ou o fato de que a melhor amiga de Rose, embora uma grande amiga, nem sempre diz a coisa certa. Em Seu Lugar é muito mais do que uma embalagem rosa, ou um pôster envolvendo mulheres, sapatos e um cachorro fofo. É – surpresa para os desavisados! – profundo.

Em Seu Lugar (In Her Shoes), um filme de Curtis Hanson

130 minutos / EUA e Alemanha / 2005disponível para venda e locação

Anúncios

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “em seu lugar”

  1. Deinha (@umaideinha) Says:

    Gosto muito deste filme! Adorei o texto! 🙂

  2. Julia Says:

    A Cameron Diaz é uma atriz que nunca me leva a ver um filme, mas ela está ótima nesse filme e no Quero ser John Malcovitch. Toni Collette é uma das minhas atrizes preferidas e talvez seja isso que faz nós mulheres gostarmos tanto de sapatos! Sempre irão nos vestir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: