bolo de dois limões, amêndoas e chocolate branco

bolo_amendoas

Fim de semana passado foi uma festa em casa: aniversário do meu pai e todo mundo querendo ver se eu tinha realmente aprendido alguma coisa na França. Então resolvi fazer um bolo especial, um entremet com várias camadas diferentes, com sabores de maracujá e framboesa. Pra completar decorei com amêndoas pintadas a mão, uma a uma.

Além disso fiz a famosa cheesecake de nutella. Não adianta só eu dar a receita, todo mundo quer comer da que eu mesmo faço! Fiz em versões pequenas, como bombons. Para ficar mais firminho coloquei gelatina em folhas no recheio e a cobertura coloquei bem poquinho leite pra ficar mais consistente.

mini_cheesecakes

A família continuou festejando o fim de semana todo, e fiz um bolo bem mais simples, que posto hoje aqui: de massa compacta e saborosa, é quase um brownie, mas que ganha tons de festa pela cobertura. Com o sabor dos limões taiti e siciliano, fechou as comemorações da melhor forma possível!

torta_doislimoes_01

massa

\ 150g de manteiga sem sal

\ 200g de chocolate branco

\ 80g de amêndoas picadas ou em lascas

\ 140g de farinha de trigo

\ 3 ovos

\ 50g de açúcar

\ raspas de um limão taiti e de um limão siciliano

\ suco de um limão siciliano

cobertura

\ suco de um limão siciliano

\ suco de um limão taiti

\ raspas de um limão siciliano

\ 250g de chocolate branco

Pré aqueça o forno a 200ºC. Derreta o chocolate branco com a manteiga, em banho maria ou no microondas (lembrete de sempre: no microondas vá de 30 em 30 segundos para não queimar o chocolate). Deixe esfriar um pouco. Numa outra vasilha bata os ovos com o açúcar até ele dobrar de tamanho e ficar esbranquiçado. Junte as duas misturas. Peneire a farinha de trigo e incorpore à mistura também. Por último acrescente as amêndoas e as raspas e misture. Coloque em uma forma redonda untada (a minha é de 20cm de diâmetro) e leve para assar por cerca de 30 minutos. O ideal é que ele não fique tão bem assado, mas úmido e meio massudo por dentro. Assim que tirar do forno regue com o suco do limão siciliano.

Para a cobertura derreta o chocolate. Misture com o suco dos limões e as raspas. Bata bem (eu uso um fouet) e despeje sobre o bolo. Para decorar, utilizei de amêndoas em lascas nas laterais, raspas de chocolate e limão taiti na parte de cima. Faça como quiser e aproveite bem esse bolo!

torta_doislimoes_02

rendimento / um bolo de 20cm de diâmetro

tempo de preparo / 30 minutos + 30 de forno

dificuldade / média

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , ,

25 Respostas to “bolo de dois limões, amêndoas e chocolate branco”

  1. Lorys Says:

    Ai meu Deeeeeeeeeeeeeeeeeeeeus! Desse eu não comi! Deve ter ficado um luxo! Amo bolo de limão! =)

    Em tempo, o entremet estava divino! Sei que o cheesecake é um clássico, mas pro meu gosto o entremet estava imbatível! Isso sem mencionar a delicadeza da decoração! Ahazou!

  2. Maria de Menicucci Says:

    Na próxima vez me chama para provar seus quitutes!!! Amanhã é meu aniversário e eu estou fazendo o MEU BOLO!! Não tem coisa melhor que ter um bolo no aniversário! Parabéns para o seu pai!

    • gpoulain Says:

      tá bem Maria! já vou dar parabéns por aqui também! muitas felicidades, tenho certeza que seu bolo ficará delicioso!

      • Maria de Menicucci Says:

        Muito obrigada Gui! Amanhã postarei a foto do meu bolo de aniversário, ficou um pouco torto mas tá cheio de afeto! E sei que está delicioso porque fiz o teste da receita do bolo uns 3 dias atrás e eu tive de despachar o bolo para a casa de outra pessoa para que ninguém daqui de casa ficasse comendo e no dia do meu niver perder a graça, por isso deixei todos na vontade até o dia da festa!

  3. Ana Cristina Paiva Says:

    A decoração do entremet ficou SENSACIONAL!!!!!! Há muito tempo não via algo tão lindo e criativo, parabéns!!!!!

  4. Mariana Says:

    Tudo o que vc faz faz é uma festa pros olhos e paladar… impossível não desejar provar suas receitas.

  5. Fabiana Says:

    Esse bolo seu ficou simplesmente maravilhoso! Quando vc começar a receber encomendas, avise por aqui, por favor. Eu tenho sorte, pois sou de Bh!

  6. Rosa Says:

    Que bolo lindo!…Parabéns ao paizão, que Deus o proteja sempre.
    Gui, quando vc abrir a escola ou mesmo começar a dar cursinhos livre, avisa a gente,viu…
    bjos

    Rosa

  7. Jussara Tuma. Says:

    Que arraso!!! Sensacional!!! E amei a ideia do cheesecake de nutella em formato mini! Amei muito também o “logo logo será possível pra quem é de BH”… apesar de não morar mais por essas bandas, acabo indo com certa frequencia…
    Ontem (até que enfim) fiz as tortinhas de nozes… apanhei taaaanto pra fazer, que achei que tinha errado feio, mas o resultado ficou ótimo!!! Vou postar no blog e te referenciar por lá!

  8. Mariana Says:

    o carinho e o afeto que vc coloca em tudo que faz são de encher os olhos!! nunca vi nada tão lindo quanto esse entremet!!
    boa sorte com os novos planos! ficarei no aguardo das notícias!
    beijo grande

  9. Etiene Says:

    Gui, uma vez minha terapeuta me disse que comida= amor. Vejo tanto amor nesse entremet, que chego ate a me emocionar… Deus abencoe a sua volta e te de muito sucesso… Espero um dia poder experimentar o seu ‘amor’… bjos com carinho!

  10. Marina Says:

    Eu bem que ia gostar de comer o cheesecake de nutella que você faz. Seguindo a sua receita, fiz o cheesecake duas vezes e hummmmmmmmmm… Sucesso total. Só me tira uma dúvida: nesse tamanho mini, a receita que vc disponibilizou aqui, rendem quantas tortinhas? Beijos e parabéns por tudo e pelo bigode (adorei as cartas amarelas que vc fala dele).

    • gpoulain Says:

      puxa! vai depender um pouquinho de forma que você vai utilizar, etc. acredito que cerca de 50 cheesecakes você consegue fazer com o recheio e cobertura, mas a massa vai precisar de mais.

  11. Andressa Leite Says:

    Ahh que vontade de comer. haahah
    Adoro doces ;x

  12. Carla Assis Says:

    Olá Guilherme!! Seu blog é realmente uma delícia. Parabéns! =)
    Fiquei com uma pequena dúvida sobre o bolo de limão… É sem fermento mesmo? Desde já, obrigada!

  13. Vivian Says:

    Gui, no cheesecake a gelatina só pode ser em folhas? E como faz? Já fiz uma vez seu cheesecake e era uma delícia, mas realmente o recheio é mais molinho né? Já perdi as contas de quantas vezes entrei aqui pra ver esse bolo com as amêndoas pintadas à mão… é mto amor!!!

    • gpoulain Says:

      não precisa ser necessariamente em folhas não. eu prefiro usar a em folhas, ela é melhor e mais prática. é só molhá-la em água fria até que fique bem macia, meio gosmenta. Não precisa de muita água e você ainda pode escorrer e deixar só um pouquinho dela. Coloque no microondas por só 10 segundos. Aí está pronta pra usar, pode bater na batedeira com o creme de leite e cream cheese. A quantidade vai depender do quanto você for fazer. Pra um cheesecake grande pode colocar umas 2 folhas. Que bom que acha esse bolo muito amor! Dá trabalho mas adoro fazer esse tipo de coisa! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: