carta amarela #44 – 2 anos

imagem_cartas

Paris, 11 de dezembro de 2012

Queridos amigos,

É interessante como são as coisas: há dois anos comecei um blog com a intenção de divulgar receitas e assim divulgar as massas frescas que eu então fazia, em Belo Horizonte. Naquela época eu juntava dinheiro pra vir estudar em Paris, e esse blog nasceu do slogan da minha micro empresa chamada Masseria: “moldando porções de afeto”. O que era divulgação, de certa forma foi crescendo. Vi gente não só de BH mas de todo lado do Brasil visitando, me escrevendo. E quando eu finalmente encerrei as atividades da Masseria pra me mudar pra Paris pensei: é hora de acabar o blog?

2anos_01

Não consegui. Além das receitas, comecei a contar minhas próprias vivências, através de cartas. Pra que os amigos queridos que estavam longe poderem talvez viver um pouquinho disso comigo. Minhas próprias experiências, inquietudes, alegrias e tristezas. E, pra minha surpresa, muito mais gente chegou aqui e veio me dizer: Compartilho tanto dos seus sentimentos! Esse espacinho aqui, que virou pedaço da minha vida, cada vez mais me traz mais alegrias. Sorrio a cada dia que recebo um e-mail de alguém contando uma história da própria vida. Perguntando-me alguma coisa sobre alguma receita. Marcando-me no instagram (encontro todas as fotos que tem a tag #moldandoafeto ou citação @gpoulain) com alguma foto de algum prato que fez a partir de uma receita que publiquei aqui.

2anos_02

Esse nome – moldando afeto – não é nem nunca foi gratuito. Pra mim a arte de cozinhar sempre foi muito mais que uma profissão. Eu, de adolescente tímido, comecei a mostrar meus sentimentos para os outros dessa forma, cozinhando. E sempre lembrei da minha família unida numa cozinha, tomando cerveja num domingo, comendo um bolo de aniversário, cozinhando. E muitos dos momentos mais simples e felizes da minha vida foram nesse ambiente.

2anos_03

A receita mais visualizada no segundo ano de blog foi a mesma do primeiro ano: o cheesecake de nutella! E essa receita já tem história pra contar… Já rendeu video e até namoro! Um namoro que vai virar casamento ano que vem e que eu farei afetuosamente cada cheesecake de nutella que os convidados comerem.

2anos_04

Se alguma coisa me move a continuar aqui, é esse carinho que recebo de volta. Agradeço aqui a todos que leem. Aos que comentam. Aos que escrevem. Aos que me mandam dúvidas. Aos que sugerem temas. Aos que compartilham meus posts. Aos amigos que sempre me apoiaram. Aos novos amigos que surgiram aqui. Ao chagelado, amigos queridos que fizeram o primeiro video do moldando afeto. Àquelas que me introduziram na arte de cozinhar: vó Pipida e Angélica. E finalmente aos meus melhores amigos: meus pais.

2anos_05

Esse post é recheado de fotos que recebi. Gente que pegou essa pitadinha de afeto e espalhou por aí.

A gente sempre tem mais por fazer. Mais por criar. Mais por compartilhar. Mais por ser. Quero completar muito mais tempo por aqui. Vem comigo?

Um grande abraço, soprando duas pequenas velinhas, com ânsias de um ano ainda melhor,

Gui

Anúncios

Tags: , ,

20 Respostas to “carta amarela #44 – 2 anos”

  1. Marta Zanetti Says:

    Gui, esse ano eu não mandei nenhum foto, mas as suas receitas continuam as minhas primeiras opções na hora de fazer qualquer coisa aqui em casa. Já fiz tanta coisa do seu blog que perdi a conta, você é minha inspiração número 1. Esse próximo ano, prometo que serei mais disciplinada e irei fotografar os pratos! Um grande beijo, muitas felicidades e que o próximo ano do blog seja mais incrível, delicado e divertido ainda.

  2. Luiza aurea (@Lu_aurea) Says:

    Amo o blog, Uma frase que tirei de uma das suas Cartas amarelas e que vou levar para vida toda é: ”Que Desafetos não me afetem e afetos não me faltem.” a partir dessa Carta amarela, não parei mais de ler o blog. Me sinto bem aqui ❤ Parabéns!

  3. Jussara Tuma. Says:

    Ahhh!!! Eu tenho uma verdadeira galeria de fotos de receitas suas! Indico sempre!!! Tem até uma amiga, que está morando em Boston, que me disse esses dias que passou a visitar o blog diariamente, e tem copiado várias receitas também!!! Adoro!!! Venho toooodos os dias, tenho uma lista das minhas preferidas e das que eu quero testar ainda!!! Continue compartilhando com a gente!!! Ahhh e posso abusar??? Fiz waffle no último domingo e ficou gostoso, mas queria uma receita sua, porque tudo seu dá tãaao certo!! Se tiver alguma, coloca aí pra gente, pls!!!

    • gpoulain Says:

      haha! verdade, já vi umas no seu blog, acabei pegando as do instagram e esqueci as suas! puxa! quando eu voltar ao brasil no fim de janeiro eu faço, pois lá tenho uma máquina de waffle, ok?

      • Jussara Tuma. Says:

        Fechado! Vou cobrar!! rsrsrs meu insta é protegido… por isso acaba não dando pra você identificar… mas lá tem mais foto do que no blog.. rsrs faço tanta coisa que algumas eu fico deixando pra postar depois e acabo não postando…

  4. Rebeca Lima (@limasbee) Says:

    Parabéns Gui Poulain, pelos 2 anos do moldando afeto, que a cada post nos conquista e nos inspira pra cozinhar. Sucesso e um ano muito melhor, cheio de conquistas e encantos em cada canto.:)

  5. Rosa Says:

    Compartilho deste pedaçinho da tua vida a tão pouco tempo, mas é como se houvesse décadas e quase diariamente venho buscar aqui as delícias compartilhadas por você,menino. Permite que te trate assim (menino)?por minha idade biológica é assim que o vejo:um doce menino!
    Aproveito oportunidade para parabenizá-lo,desejar feliz natal e um 2013 com tudo de bom.
    Que a cada dia este espaço nos brinde com muito mais sutilezas, delicadezas deste teu espírito lindo.

  6. Mariana Says:

    Gui, seus textos são lindos e as receitas, excelentes! Já fiz algumas receitas, mas nunca tirei foto, nem lembrei de vir aqui agradecer depois… Portanto, agradeço agora: muito obrigada pelo afeto moldado aqui!
    Bom saber que o pensamento em fechar o blog passou!
    Parabéns pelo belo trabalho executado aqui! Desejo o melhor a você!
    beijos

    ps: fiquei curiosa pela história! é da lu e do leo, certo? 🙂

  7. Mariana Says:

    OI Gui,
    parabéns por tudo, por cada palavra e cada receita. O presente foi você quem já me deu. Todo ano temos o costume de cada um fazer alguns pratos na nossa família. As minhas receitas já foram escolhidas, e foi o “moldando afeto” quem me ajudou.

  8. Renato Augusto Says:

    Gui, primeiramente parabéns. Que esses 2 anos sejam o começo de uma longa jornada, dando a oportunidade de muitas pessoas poderem por meio das suas receitas, espalharem esse afeto para o mundo!
    Começei a ler seu blog faz 2 semanas, e estou completamente apaixonado por ele.
    Que você consiga cada vez mais sabedoria e saúde para trilhar sua vida, que eu desejo que seje maravilhosa.
    Um beijo de um de seus fãs mais novato! 😉

  9. Romilda Moreira Says:

    Que bom vc ter continuado com o blog, acabei de conhecer e já fiquei fã!
    Obrigada por sua generosidade em dividir seus conhecimentos afetuosos….
    Beijo

  10. Roberta Says:

    Que lindo! É por isso que continuo vindo aqui. Obrigada por tudo. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: