batata frita

fritas_01

Falar em fritura costuma me causar um certo arrepio. Não gosto de fazer em casa pois faz uma sujeeeeira. Deixa cheiro em tudo. Mas tem alguns dias em que não tem jeito. E assim que resolvi fazer hamburger e molho barbecue em casa eu sabia que teria que fazer batata frita. Uma boa porção de fritas (que tem pra todo lado na França, deve ser o que eles mais comem nesse país!) tem lá suas técnicas pra que fique bem crocante e saborosa. Quer saber como eu preparo? Primeiramente amo cortar as batatas desiguais, com a faca mesmo. É um jeito muito utilizado por aqui, e acho que dá um charme tê-las mais rústicas. Gosto também de cortá-las mais fininhas um pouco que as palitos normais, pra deixá-las mais crocantes. Além disso gosto de fazer com casca – assim elas ficam ainda com mais cara de feitas em casa, e claro, são esses pequenos detalhes que no fim fazem a diferença.

fritas_02

// 500g de batata

// óleo para fritar

// papel absorvente (muito!)

Lave bem as batatas, já que faremos com casca! Depois, pique em palitos finos com uma faca afiada. Eu gosto de deixá-las com alturas diferentes, mas com larguras mais ou menos iguais, senão as mais grossas não vão cozinhar por dentro e as mais fininhas torrarão. Não precisa ser igualzinho ou milimetricamente medido, só tente fazer mais ou menos com uma espessura similar.

Vá picando e colocando em uma vasilha com água. Ao final disso tudo leve essa vasilha para a geladeira. É importante que todas as batatas estejam submersas, heim? Deixe por uma hora. Aqueça o óleo em fogo médio. Importante: conheço várias pessoas que nunca fritaram nada, e pra fritar é necessário bastante óleo, as batatas tem que estar submersas. Então não se assuste em gastar talvez uma garrafa inteira de óleo ao fazer uma fritura. Escorra a batata de poucos aos poucos (depende do tamanho da sua panela, as batatas tem que ficar submersas! Se tiver um panelão com bastante óleo dá pra fazer tudo de uma vez), secando bem as já escorridas com um pano de prato, ou mesmo com papel absorvente. É importante que fiquem bem secas. Pegue esse punhado que escorreu e secou e coloque pra fritar, no fogo médio mesmo, por 6 minutos. Retire e escorra em papel absorvente. Faça isso com toda a batata. Essa primeira fritada serve pra cozinhar a batata. Agora vamos fazê-la ficar crocante! Toda a batata pré-frita e escorrida vai voltar pra panela, mas antes disso esquente o óleo, colocando-o bem quente. Frite os punhados de batata por cerca de 3 minutos, ou até que elas estejam bem douradinhas. Tire e escorra em papel absorvente. Aí pode temperar a gosto e servir. Gosto de temperar com sal, pimenta do reino moída na hora e cebolinha picadinha, mas nessa parte você pode dar o seu toque. Ficam lindas, especiais, saborosas e crocantes.

fritas_03

rendimento \ 4 porções

tempo de preparo \ 20 minutos

dificuldade \ baixa

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: