burger barbecue

burger_barbecue_01

Adoro poder fazer hamburguer em casa e no geral detesto as opções vendidas congeladas. São sempre sem graça, em uma espessura muito fina. Não dá muito trabalho fazê-lo do zero. Fica mais saudável e dá pra utilizar uma quantidade boa de carne onde ela vai ficar mais ao ponto ao passar na chapa. Você pode ainda escolher qual carne utilizar. Eu gosto de fraldinha moída. Escolha a sua carne, faça também o molho barbecue e com isso um grande lanche!

burger_barbecue_02

// 2 pães para hamburguer

// 2 fatias grossas de queijo cheddar

// 4 fatias de bacon

// molho barbecue (receita aqui)

cebola caramelizada

// 1/2 cebola grande

// 1/2 colher (sopa) de manteiga

// 1 colher (sopa) de óleo

// 2 pitadas de açúcar

// 1 pitada de sal

// 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

hamburguer

// 300g de carne moída

// 1/2 cebola

// 1 colher (sopa) de mostarda (de preferência de dijon)

// 1 ovo

// farinha de rosca (o quanto baste pra dar liga, mas cerca de 50g)

// 2 pimentas dedo de moça frescas sem semente picadas (opcional)

// sal

Para a cebola caramelizada: Corte a cebola em rodelas bem finas. Em uma panelinha coloque a manteiga e o óleo e deixe esquentar ligeiramente. Coloque a cebola, as pitadas de açúcar e de sal. Fique mexendo vez ou outra até que a cebola comece a escurecer. Não deixe que escureça tanto. Adicione o vinagre balsâmico e misture um pouco até que a cebola fique bem macia, cozida e sem caldo.

Prepare o hamburguer: Pique em pedaços bem pequenos a cebola, coloque em um bowl junto da carne moída, do ovo, das pimentas frescas picadas, sal e mostarda. Amasse bem e vá juntando farinha de rosca aos poucos. Não coloque muito, é só pra dar o ponto e não ficar muito molhado. Quando estiver bem homogêneo e moldável, divida em duas partes (sim, eu gosto deles bem grandes) e molde cada um pra que fique do mesmo diâmetro do pão. Em uma frigideira bem quente com um pouquinho de óleo passe eles dos dois lados. Logo que virar de lado coloque uma fatia grossa de cheddar em cima de cada um. Assim ela vai derreter por cima dele.

Depois que retirar os hamburgueres coloque os pães na mesma frigideira para dar uma leve tostada. Enquanto isso prepare o bacon: você pode fazer colocando-o na frigideira e esquentando, mas prefiro fazer no microondas: Entre 4 folhas de papel absorvente coloque as fatias de bacon e leve por cerca de 2 minutos até que fiquem bem douradinhos, mas sem estar crocantes. O papel vai absorver todo o excesso de gordura. Retire e faça a montagem: meio pão, bastante molho barbecue, o hamburguer com o queijo, bacon e cebola caramelizada. Cubra com a outra metade do pão e sirva a seguir.

burger_barbecue_03

rendimento \ 2 hamburgueres

tempo de preparo \ 30 minutos

dificuldade \ baixa 

imagem_ouvindo

Anúncios

Tags: , , , , ,

4 Respostas to “burger barbecue”

  1. Maria de Menicucci Says:

    Interessante que você usou a carne tipo Fraldinha, tem algum motivo para isso? Normalmente uso para fazer almôndegas e outras coisas com carne do tipo Chã de dentro e Patinho!

    Hmm, esta receita me deu uma fome!!

    • gpoulain Says:

      patinho e chã são ótimos e são normalmente as carnes que a gente mói e são uma delícia, ótimos pra hamburguer também! nesse caso que o ponto maior é a carne (já que eu gosto de fazer hamburguer grandão) eu preferi usar a fraldinha.

  2. Giane Says:

    Faz uma receita de hamburger vegetariano please!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: