costeletas de cordeiro com batatas gratinadas

O gratinado de batatas, também conhecido como gratin (pronuncia-se ‘gratã’) é um dos acompanhamentos de carnes vermelhas mais famoso que existe. Bem típico francês e com ingredientes bem simples: batata, queijo e creme de leite. Além delicioso, deixa seu prato ainda mais com cara de restaurante. Acompanha muito bem qualquer tipo de carne vermelha. Resolvi fazer como acompanhamento pro almoço de aniversário de um amigo querido, o Rodrigo, em que a carne escolhida foi costeletas de cordeiro. Pra complementar o prato, um outro acompanhamento bem simples: vagens cozidas no vapor com sal e uma pelotinha de manteiga por cima na hora de servir.

batatas gratinadas

// 600g de batata

// 50g de manteiga

// 1 dente de alho grande

// 150ml de leite

// 200ml de creme de leite fresco

// 100g de queijo gruyère ou parmesão ralado

// sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

carne

// carne vermelha (escolhi aqui 200g de costeletas de cordeiro por pessoa)

// sal e pimenta do reino a gosto

Junte o leite, o dente de alho somente descascado, sal, pimenta do reino e noz moscada em uma panela. Leve para ferver. Atenção pra não deixar o leite subir e derramar assim que ferver, heim? Desligue assim que levantar fervura.

Num refratário unte com a manteiga. Não precisa usar todo os 50g, reserve a manteiga que sobrar, mas deixe o fundo bem amanteigado para que a batata não agarre ao ir ao forno. Descasque as batatas e fatie em finas lâminas. Vá montando no refratário camadas dessa batata em lâminas, como se fossem escamas de um peixe. De preferência não faça muitas camadas, use um refratário maior e faça no máximo dois dedos de altura do refratário em camadas. Despeje todo o leite em cima das batatas, retirando o dente de alho. Coloque também pelotinhas da manteiga por cima. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente (220ºC) por 30 minutos.

Aqueça o creme de leite numa panela, e assim que descobrir as batatas do forno, regue com ele. Cubra com uma camada de queijo ralado e volte ao forno por cerca de 30 minutos. Até que esteja uma camada bem dourada por cima!

Faltando uns 15 minutos pro gratinado ficar pronto, faça as costeletas. Aqueça bem uma frigideira (de preferência uma de ferro) e coloque as costeletas lá. Deixe uns 5 minutos e vire-as do outro lado. Elas devem ficar bem douradas. Na hora que virar jogue um pouco de sal e pimenta do reino. Ao virar de novo de lado, tempere o outro lado. Gosto de temperar a carne vermelha somente na hora de fazer para que não soltem muito do seu ‘suco’, fazendo a carne ficar mais tenra. No caso da costeleta costumo só pincelar a frigideira com um pouquinho de óleo, pois ela ainda solta um pouco de gordura na hora de fazer. Sirva com as batatas gratinadas.

rendimento \ 4 porções

tempo de preparo \ 30 minutos + 1 hora de forno

dificuldade \ baixa

Anúncios

Tags: , , , , , ,

3 Respostas to “costeletas de cordeiro com batatas gratinadas”

  1. moldando amor no dia dos namorados | Says:

    […] peixe, minha sugestão é o atum tostado com ratatouille. Se for de carne, temos aqui as excelentes costeletas de cordeiro com gratinado de batatas. Indo pro lado da praticidade e rapidez, sugiro um pouco daqueles clássicos pra se comer a […]

  2. Video: Get Ready With Me! » Chata de Galocha! | Lu Ferreira Says:

    […] Ficou mais ou menos, mas ontem consegui me redimir e fiz uma belíssima batata gratinada (receita do Gui!), até adaptei receita (tirei o creme de leite!), huhuhu! Adoro cozinhar, mas é muito chato fazer […]

  3. Video: Get Ready With Me! | Fast Fashion Blogs Says:

    […] Ficou mais ou menos, mas ontem consegui me redimir e fiz uma belíssima batata gratinada (receita do Gui!), até adaptei receita (tirei o creme de leite!), huhuhu! Adoro cozinhar, mas é muito chato fazer […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: