bolo de chocolate da Carole

Na quinta passada, dia do meu aniversário, fiz uma pequena celebração em casa, e uma amiga francesa, a Carole, me trouxe um bolo de chocolate que ela sempre faz e eu amo. Não é exatamente um bolo de aniversário pois ele é meio feio e desengonçado. É que ele não é muito bem assado, então fica com aquela característica de um bolo fondant (tipo o que chamamos erroneamente de petit gâteau no Brasil). Como ele não vai farinha de trigo (a Carole é celíaca – não pode comer gluten), ele é um bolo super denso e com puro gosto de chocolate. É maravilhoso e fácil de fazer. Ótimo como comfort food – e cá estou eu, escrevendo esse post de ressaquinha pós aniversário (mesmo que só publicando alguns dias depois) com um garfo na forma comendo todo o resto no dia seguinte!

:: 6 ovos

:: 150g de açúcar refinado

:: 250g de chocolate (ela usa um chocolate bem forte e cheio de cacau, belga – escolha um chocolate mais forte, de boa qualidade que encontrar)

:: 125g de manteiga sem sal

Coloque os ovos inteiros para bater com o açúcar. É necessário bater muito, cerca de 20 minutos em velocidade baixa na batedeira. Você vai observar como essa mistura cresce muito! E esse é o segredo da textura do bolo. Derreta o chocolate com a manteiga, no microondas, colocando de 30 em 30 segundos até que esteja derretido. Misture delicadamente com uma colher ou espátula na mistura de ovos e açúcar.

Unte uma forma pequena (ela usa uma quadrada de 20 x 20 cm) e cubra com papel manteiga, para facilitar depois. Leve ao forno pré aquecido a 180º C para assar por cerca de 10 a 15 minutos. O importante é o bolo NÃO cozinhar por dentro, ficar mais uma casquinha em volta mesmo. Sirva de preferência quente. O bolo é tão mole que não dá nem muito pra desenformá-lo sem fazer bagunça. Não importe com a aparência e coma feliz (porque é maravilhoso)!

Rendimento :: 6 a 8 porções

Tempo de preparo :: 45 minutos

Dificuldade :: fácil

Anúncios

Tags: , , ,

10 Respostas to “bolo de chocolate da Carole”

  1. Stephanie Saito Says:

    Parabéns atrasado Gui 😉
    E nem preciso dizer que essa receita deu água na boca né? Bolo com puro gosto de chocolate? quero comer jáa! ahahaha

  2. Luana Barreto Says:

    Eu fiz o bolo e ficou muuito bom, eu escutei a música e não consigo mais parar de ouvir, obrigada, seu blog me faz feliz! 😀

  3. Patricia Camargo Says:

    Descubra seu blog hoje e estou apaixonada 🙂 Uma pergunta de quem entende pouco de doces, ñ tenho batedeira posso bater com o mixer?

    • gpoulain Says:

      oi Patrícia! no caso desse blog em específico eu não recomendo não. é muito importante ele ser muito bem batido pra poder crescer. nunca tentei fazer com mixer, mas acho que não vai adquirir a consistência exata. existem outros bolos que não necessitam batedeira e são gostosos também!

  4. Sofia Passos Rezende Says:

    Será que se fizer sem açúcar nenhum fica com gosto bom também?

  5. Adeline Says:

    Gui, descobri o blog na semana passada e o tenho lido diariamente, voltando nos posts antigos. Confesso que estou apaixonada por você e pela sua sensibilidade. Você é daquelas pessoas que a gente gosta sem nem conhecer direito e que da vontade de ser amigo pra levar pra casa e apresentar pra família!
    Mas então, resolvi fazer esse bolo pra minha irmã, que é apaixonada no nosso pettit gateau, mas não ficou como o da foto. Não formou a casquinha, ficou só uma pele fina e o resto todo molengo. Deixei 20 minutos no forno porque achei mesmo que tava muito mole, mas mesmo assim não fez a casquinha… Tem alguma ideia do que pode ser? Usei chocolate meio amargo da garoto, que foi o melhor que achei por aqui… rs
    Abraço forte

    • gpoulain Says:

      ei Adeline! fornos variam muito, é impressionante! talvez no seu caso ele tinha que ficar mais tempo. geralmente o pessoal faz e dá certinho com esse tempo, mas forno é forno! acho que é a única coisa que pode ter sido feita errado mesmo, não é o chocolate! um abraço!

  6. páscoa! | Says:

    […] é tradição e é também uma receita muito conhecida do blog. Pra quem quer uma receita fácil, o bolo da Carole lembra um ‘petit gâteau’ grande. É um bolo que ela mesmo inventou por não poder […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: