sopa de cebola

Quando fiz o post da sopa de batata, um amigo logo falou: e a de cebola, clássica francesa? E não é que logo que postei outras pessoas me perguntaram a mesma coisa?

Acabei reunindo os amigos aqui em casa para fazer, em pleno verão, essa receita da forma mais tradicional possível. E ficou uma delícia. Não tem erro e é fácil de fazer. Aproveitem bem o inverno aí no Brasil e façam por mim!

:: 4 cebolas grandes

:: 50g de manteiga

:: 1 colher (sopa) de óleo

:: 1 colher (sopa) cheia de farinha de trigo

:: 250ml de vinho branco

:: 1,5 L de água

:: 4 fatias grandes de pão (de preferência baguette tradition!)

:: 100g de queijo comté ralado (pode usar o gruyère também)

:: sal e pimenta do reino a gosto

Descasque as cebolas, corte-as no meio e pique-as em fatias. Numa panela coloque a manteiga e o óleo e junte a cebola para dourar. A manteiga quando misturada a um pouco de óleo queima com menos facilidade, por isso é importante fazer essa mistura. Deixe dourar, mexendo sempre pra não agarrar. Se estiver ficando meio seco e começando a queimar, jogue um pouquinho de água. O importante é a cebola ficar um dourado mais escuro, sem queimar, mais ou menos como na imagem abaixo:

Junte a farinha de trigo, misture bem e coloque o vinho. Deixe evaporar o cheiro forte de álcool e adicione a água. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Enquanto isso, dê uma leve torrada nas fatias de pão e disponha no fundo de 4 recipientes que possam ir ao forno (ou se preferir coloque em uma assadeira maior, mas o ideal é assar as porções individuais). Despeje a sopa por cima do pão, ele irá encharcar um pouco e flutuar. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno até que gratine.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: cerca de 1 hora

Dificuldade :: fácil

Tags: , , , ,

7 Respostas to “sopa de cebola”

  1. Maria de Menicucci Says:

    Eu sou uma das pessoas que pediu a receita da sopa de cebola!! Obrigada Gui!!

    Achei interessante essa receita, porque a receita que eu tenho levava creme de leite, então eu queria ver uma sem este creme! E vi que essa usa óleo, que tipo de óleo indica?

    Quando você adiciona a farinha junto com a cebola, é aos poucos? Ou tudo de uma vez? Pois ela tende a empelotar. A minha receita mandava dourar um pouco a farinha na frigideira antes de colocar na sopa.

    No lugar dessa água, eu usava o caldo/fundo de legume caseiro.

    Obrigada pelo seu carinho conosco, vou pegar essa receita da sopa de batata e de cebola e fazer para o meu irmão que há dias está pedindo para mim!! E depois te conto se ficou gostoso!

    • gpoulain Says:

      pode ser qualquer tipo de óleo, é só pra manteiga não queimar. eu coloco a farinha de uma vez, mexendo rápido na cebola. como não tem nenhum caldo nessa hora ainda não empelota. pode usar caldo, fica gostoso também! me conta sim! beijinhos.

  2. Luísa Says:

    Gui, fiz essa receita hoje para matar as saudades de Paris. (: Ficou maravilhosa, além de ser super fácil, repetirei muitas vezes!

  3. pra esquentar o fim de semana | Says:

    […] as clássicas, duas francesas: A deliciosa sopa de cebola gratinada com bastante comté e a vichyssoise, uma sopa fria típica do verão francês, mas que eu […]

  4. Sofia Rocha Says:

    Que delícia! Eu poderia transformar esta sopa em uma sopa creme também? fazendo quais alterações?

    • gpoulain Says:

      Ei Sofia!

      Pode sim. Sugiro que você coloque 1 litro de água ao invés de 1,5. E adicione uns 300ml de creme de leite e bata no liquidificador. Só acho que não vai combinar tanto com o pão gratinado.

      Um abraço!

Deixe um comentário

