forêt noire

Apesar das minhas aulas já terem terminado, ainda vou escrever sobre os doces e alguma receitas que fiz por lá. Depois de descobrir a pâte à choux, tivemos uma das minhas semanas preferidas: entremets. Os chamados entremets são uma espécie de bolo, mas que é feito muito mais por camadas de cremes do que de bolo. Sabe quando você era pequeno e queria que nos bolos pudessem colocar mais recheio e menos bolo? Então, é por aí… São deliciosos e lindos!

Escolhi o Forêt Noire (em bom português: Floresta Negra) porque ele é um bolo que povoou minha infância. Quase todos os meus aniversários eram com esse bolo. Mas a versão brasileira dele né? Aprendi aqui a versão original, que é um entremet e não bolo. E pra mim foi uma das coisas mais maravilhosas que já comi. Acho que pra mim, de longe tem um gostinho da minha infância, e talvez por isso tenha gostado tanto.

bolo esponjoso de chocolate

:: 4 ovos

:: 170g de açúcar

:: 100g de farinha de trigo

:: 20g de cacau em pó

:: 15g de manteiga

:: 1 colher (chá) de fermento em pó

chantilly de chocolate

:: 250g de creme de leite fresco gelado

:: 110g de chocolate meio amargo

chantilly de baunilha

:: 350g de creme de leite fresco gelado

:: 20g de açúcar

:: 1 colher (sopa) de essência de baunilha

para finalizar

:: raspas de chocolate

:: açúcar de confeiteiro

:: cerejas

Comece pelo bolo: Pré aqueça o forno a 200ºC. Bata os ovos e o açúcar numa batedeira, em potência leve, por 20 minutos. Sei que parece muito mas isso vai fazer os ovos crescerem e é o que dá a textura maravilhosa do bolo. Peneire a farinha, o cacau e o fermento e adicione aos ovos com açúcar. Misture delicadamente com uma espátula. Junte a manteiga derretida. Coloque em uma forma redonda untada e enfarinhada de cerca de 22cm de diâmetro e leve ao forno para assar, por cerca de 30 minutos. Quando estiver pronto, retire do forno e tire da forma. Quando esfriar, parta o bolo em três partes iguais. Sei que é um pouco difícil, mas com uma faca longa e serrilhada fica mais fácil.

Faça os cremes: para o de chocolate, comece por derreter o chocolate em banho-maria ou microondas. Bata o creme de leite até ficar bem firme e misture delicadamente o chocolate ainda quente. para o creme de baunilha: bata o creme de leite até ficar firme também. Junte o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco.

Para montar: Coloque uma fatia de bolo. Molhe com um pouquinho de kirsch, ou mesmo com um pouco de leite. É bom fazer isso com um pincel e ter certeza que vai ficar bem distribuído. Assim o bolo fica molhadinho. Coloque todo o creme de chocolate e cubra com outra parte do bolo. Regue de novo com kirsch, alguma calda rala de açúcar ou leite. Coloque metade do creme de baunilha, e sobre ele coloque cerejas (a gente usa aqui cerejas negras em calda, mas elas não são aquelas cerejas ao maraschino não!). Cubra com outra fatia do bolo e regue novamente. Cubra todo o bolo por fora com uma fina camada de chantilly de baunilha. Decore com raspas de chocolate, cerejas e açúcar de confeiteiro. Leve à geladeira e mantenha resfriado. Fica até melhor se for consumido no dia seguinte e não no dia do preparo.

Rendimento :: 1 bolo de mais ou menos 12 fatias

Tempo de preparo :: 2h30

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

11 Respostas to “forêt noire”

  1. Sil Says:

    Hum………. Que delícia!!!!!!!

  2. Munike Abreu Says:

    Você nem falou de aonde usar a manteiga?
    😦

  3. Stephanie Saito Says:

    uhnnn…fiquei morrendo de vontade de comer esse bolo! Mas e a preguiça de fazer? ahahahaha
    Gui, abre uma confeitaria quando voltar, que eu vou pra BH todo mês só pra comer! ahahaha
    Beijão

  4. Rosa Says:

    Pessoal, me atrevi a fazê-lo…No dia seguinte é tudo de bom. difícil é resistir a espera..kkkk
    Gente, estou com medo de me tornar uma gordinha com tantas receitas deliciosas.
    Quando a confeitaria do moço estiver aberta, serei uma das clientes, afinal Vitória da Conquista-Ba,não fica tão distante…kk

  5. Vivian Says:

    Gui, acho q a minha pergunta é meio besta, mas… como faz pra conseguir grudar as raspas de chocolate em toda a lateral do bolo? Digo, sei q elas grudam, mas como vc faz? Vai colocando com a mão? =S
    O bolo ficou lindo! Tô pensando em fazer pro meu aniversário!

    • gpoulain Says:

      não é besta não. eu segurei a bandeja (o papelão dourado da foto) com uma mão e com a outra fui pressionando. tem que ter passado um pouquinho do chantilly antes. não tem muito segredo, ela gruda sozinha e você deixa cair o excesso! faça sim e depois me manda foto! 🙂

  6. Roberta Says:

    olha meu nome é roberta tenho 15 anos efaso bolos des dos 12, mais essareceita sem duvida foi a q mais me chamo a atenção eu amo floresta negra e espero q quando eu fizer fique tão bom quanto o da foto otima receita amei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: