eclair de maracujá

Após a semana de massa folhada, tivemos uma semana de um tipo de massa que é muito comum aqui na França, a chamada pâte à choux (se pronuncia ‘patachu’, como aquela marca de roupas mineira). Nada mais é que uma massa com base de ovos que infla ao ser assada, podendo ser recheada.

Com ela, fizemos eclairs (esses palitos compridos) de chocolate, café e maracujá, além de religieuses. Com essa massa também se faz um doce famoso, o Paris-Brest. Muita gente me pergunta o que é esse nome. É que o doce foi criado para homenagear uma famosa corrida que acontece entre as cidades de Paris e Brest. É feito com creme de praliné (pasta de avelãs), muito gostoso. Mas por hoje ensino um doce mais básico e com um sabor bem comum no Brasil (aqui é um sabor ‘exótico’): maracujá.

pâte à choux

:: 250ml de água

:: 125g de manteiga sem sal

:: 150g de farinha de trigo

:: 5 ovos

:: 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar (aproximadamente 5g de cada)

recheio

:: 500ml de leite

:: 1 ovo inteiro

:: 1 gema de ovo

:: 125g de açúcar

:: 25g de farinha de trigo

:: 25g de maisena

:: essência de baunilha pra perfumar

:: 50g de manteiga sem sal

:: 80ml de suco concentrado de maracujá

crumble (cobertura)

:: 50g de manteiga

:: 50g de açúcar

:: 50g de farinha de trigo

:: corante alimentar amarelo (opcional)

Prepare o recheio: coloque o leite em uma panela com uma pouco de baunilha e deixe ferver. Enquanto o leite esquenta, misture bem a farinha, a maizena, o ovo, a gema e o açúcar. Quando o leite ferver, derrame um pouco sobre essa mistura e mexa vigorosamente. Vire tudo de volta na panela, e mexa bem (de preferência com um fouet) até que tome consistência bem cremosa e bem espessa. Retire do fogo, misture a manteiga, ela irá derreter e se misturar ao creme. Junte o suco também e misture bem. Leve à geladeira para resfriar.

Em seguida faça o crumble: Misture bem todos os ingredientes. Coloque sobre um plástico e cubra com outro plástico. Abra com um rolo, entre os plásticos. Se fizer sem o plástico a massa vai grudar toda na mesa ou no rolo. Abra finamente (um espessura de mais ou menos 5mm) e leve à geladeira.

Faça a pâte à choux: Em uma panela, coloque a água, o sal, o açúcar e a manteiga. Leve para ferver. Peneire a farinha de trigo, e assim que a água ferver, retire a panela do fogo e junte a farinha de trigo. Mexa bem até que a massa que formar desgrude das beiradas da panela. Tem que ser feito bem rápido. Formando essa massa, transfira para uma tigela e vá mexendo bem agregando pouco a pouco os ovos. Fica uma massa mole e bem grudenta. Coloque em um saco de confeitar. Passe manteiga numa assadeira e faça palitos de cerca de 1cm por 10cm na assadeira. Rende cerca de 15 eclairs. Retire o crumble da geladeira, corte em retângulo mais ou menos do tamanho de cada eclair e disponha por cima. leve ao forno pré aquecido a 200ºC por cerca de 20-30 minutos. fique de olho até a massa crescer e ficar bem dourada. Se sobrar cumble, você pode assá-lo em pedaços, viram biscoitos amanteigados.

Coloque o recheio em um saco de confeitar com um bico fino. Com as eclairs já frias, faça pequenos buracos na parte de baixo delas com o próprio bico do saco de confeitar e vá enchendo cada uma através desses buraquinhos. Elas ficam pesadas mesmo. Depois é só servir. Pode conservar na geladeira por uns 4 dias.

Rendimento :: 15 eclairs

Tempo de preparo :: 2 horas

Dificuldade :: difícil

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “eclair de maracujá”

  1. chouquettes « Says:

    […] falei aqui da pâte-à-choux não dei a devida importância à umas pequenas bolinhas feitas dessa mesma […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: