torta de limão siciliano (tarte au citron)

Finalmente posto aqui a receita mais votada das tortas. Ela é razoavelmente diferente das tortas que temos no Brasil. Vai bastante suco de limão no recheio, por isso, se for utilizar o limão comum, coloque um pouco menos. Faço aqui com o siciliano porque ele é que é o limão comum daqui, embora seja bem fácil achar o nosso ‘citron vert’. O merengue complementa essa torta e ela fica bem bonita.

Para uma torta em aro de 20cm de diâmetro:

massa (pâte sucrée)

:: 150g de farinha de trigo

:: 50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

:: 50g de açúcar de confeiteiro

:: 1 gema de ovo

:: 2 colheres (sopa) de água

Recheio

:: 4 ovos

:: 200g de açúcar

:: raspas da casca de 2 limões siciliano

:: suco de 3 limões siciliano

:: 80g de manteiga derretida

merengue italiano

:: 2 claras de ovo

:: 100g de açúcar refinado

:: um pouquinho de água

Comece pela massa: Misture bem todos os ingredientes menos a água. Só a adicione se achar necessário, caso a massa esteja muito seca. É uma massa meio grudenta mesmo. Por isso, assim que misturada, coloque em um saco plástico e leve à geladeira por cerca de 30 minutos antes de abrir para colocar na forma. Abra a massa com a ajuda de um rolo, espalhando um pouquinho de farinha de trigo na mesa e por cima da massa para ajudar. Coloque na forma ou aro, cubra com papel alumínio e encha de feijões, para que a massa fique certinha. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 25 minutos, até que ela dê uma corada. Retire do forno e retire o papel alumínio coberto de feijões. A massa estará toda certinha, pronta para colocar o recheio.

Faça o recheio enquanto a massa assa: Misture os ovos ao açúcar. Junte o suco e raspas do limão. Vá despejando essa mistura na manteiga quente derretida, e misture até ficar homogêneo. A consistência é meio mole mesmo, mas o ovo da mistura airá cozinhar ao assar, o que dará a consistência ideal do recheio. Coloque na massa da torta e leve ao forno a 180ºC por cerca de 15-20 minutos, ou até que o recheio tome consistência e fique firme.

Por último faça o merengue: Coloque o açúcar numa panelinha e cubra-o com água. Mas é só um pouco de água! Só pra molhar o açúcar mesmo, até ele ficar coberto de água mas sem excesso, não dá pra ter uma medida muito exata disso. Leve ao fogo médio até formar uma calda branca. Quando ligar o fogo, coloque as claras para bater na batedeira. O ponto da calda é quando você pega um pouquinho dela e joga num pote com água fria e você consegue formar uma bolinha maleável na mão, sem ser dura, nem mole demais. Despeje em fio, sobre as claras em neve, continuando a bater na batedeira. O merengue está pronto! Sei que é um pouco mais complicado que o merengue tradicional, mas esse é o merengue mais estável, é o que vai ficar lindo e com cara profissional quando for confeitar a torta. Coloque em um saco de confeitar e enfeite como quiser. Fiz na foto da seguinte forma: coloquei um bico em formato de pitanga, médio, e fiz uma espécie de espiral circulando a borda a torta. Leve ao forno quente por uns 10 minutos para dar uma ‘queimadinha’ no merengue. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora.

Rendimento :: 1 torta para 6-8 pessoas

Tempo de preparo :: 2h

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , ,

8 Respostas to “torta de limão siciliano (tarte au citron)”

  1. Stephanie Saito Says:

    Aêee, fiquei feliz com a receita mais votada (eu votei nessa tbm ahaha)!!
    Espero que minha torta fique tão boa como aparenta a foto 😉
    Obrigada pelas receitas maravilhosas Gui!
    Sempre que possível divulgo seu blog pros amigos, quero que todo mundo aprenda pelo menos uma receita sua!!
    Beijão

  2. Thaís Rodrigues Says:

    AMO torta de limão, meu doce preferido!

    A sua receita é bem parecida com a que fazemos em casa, só a aparência da sua que é (óbvio) mais bonita!

    Parabéns não só por essa receita, mas pelo blog em si, amo amo de paixão 🙂

  3. dia das mães « Says:

    […] a vida também faz parte desse dia. Sugiro aqui tortas: a clássica de maçã ou uma saborosa de limão. Ah, também vale o clássico dos clássicos do Moldando Afeto: o cheesecake de […]

  4. Tatiana Says:

    Vou tentar essa receita. Faço geralmente com o recheio de lemon curd, acho que o resultado é bem parecido. Parabéns pelo blog!

  5. jho Says:

    Gui, eu vi em um vídeo a mesma massa feita com maizena, o que evita de ir ao forno. Já tentou assim? Altera muito o sabor?

    • gpoulain Says:

      oi jho!

      eu nunca ouvi falar nessa massa assim! o não ir ao forno é o que mais me assusta, já que a massa com farinha de trigo nem estrutura daria pra por o recheio se não fosse ao forno (além do sabor).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: