atum tostado com ratatouille

Meu pai ama atum e minha mãe ama ratatouille. Resolvi unir as duas coisas e fazer essa receita pouco antes de vir, e dia desses, pelo skype, levei um puxão de orelha da minha mãe: cadê aquela receita daquele ratatouille específico que você fez? Então resolvi apressar pra colocar aqui, afinal, já faz um tempinho que fiz essa receita mesmo. Esse ratatouille não é exatamente o tradicional (que já pus a receita aqui). Aliás, ando comendo bastante o tradicional por aqui, ao menos uma vez por semana tem no almoço da escola. Mesmo que não fizer o atum, faça o ratatouille: ele é um ótimo acompanhamento pra qualquer tipo de carne: é saboroso, simples de fazer e fica com uma aparência linda!

:: 800g de atum fresco em 4 filés altos

:: 3 tomates

:: 2 berinjelas

:: 2 abobrinhas italianas

:: azeite

:: sal

:: raminhos de alecrim fresco

:: muitos raminhos de tomilho fresco

Pra quem me perguntar sobre o atum: Pra essa receita específica o atum tem que ser fresco, não pode nem ser congelado, porque ele fica bem cru por dentro (aposto que quem gosta de comida japonesa vai adorar essa receita). Eu costumava comprar em BH na Rua do Bonfim, numa das peixarias que tem lá. Aliás, ali é o melhor lugar em BH pra comprar peixe fresco, viu? Os preços são bons e a qualidade idem. Sei que no Verdemar também dá pra comprar atum fresco. A gente escolhe o peixe e sempre tem um peixeiro pra limpá-lo e tirar os filés da forma que você preferir.

Comece pelo ratatouille: Pique todos os vegetais em rodelas finas. Gosto de escolher tomates, abobrinhas e berinjelas que tem uma circunferência parecida, pois assim o prato fica mais bonito. Organize em uma assadeira intercalando os três, uma fatia ao lado da outra, como na imagem. Regue com azeite (não precisa ser muito), e leve pra assar em fogo baixo (cerca de 180º C). Demora cerca de uma hora. De vez em quando dê uma olhada como anda o cozimento e regue com mais um fio de azeite. Faltando uns 10 minutos para ficar pronto coloque sal por cima, e raminhos de alecrim e tomilho pra saborizar.

O atum é bem fácil. Esquente muito bem uma frigideira. Enquanto isso passe os filés de atum em azeite. Coloque na frigideira bem quente e deixe mais ou menos 1 minuto e meio de cada lado. A idéia é só tostar cada lado dele, deixando o centro cru mesmo. Lembra de deixar o atum fora da geladeira uma hora antes de fazer isso, senão você corre o risco dele ficar gelado por dentro e a ideia é que ele fique levemente quente. Tempere com sal, enquanto passa os filés. Na hora de servir jogue um punhado de tomilho por cima do atum, e sirva com o ratatouile.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: 1h20

Dificuldade :: fácil

Anúncios

Tags: , ,

9 Respostas to “atum tostado com ratatouille”

  1. Stephanie Saito Says:

    Olha, preciso dizer que gostei da receita, fiz o ratatouille que você tinha passado anteriormente, mas quando eu e o meu irmão vimos a receita nova, ele logo veio falando “Nossa Té, você tem que fazer essa receita, mas quero com azeitonas!” (meu irmão é o louco da azeitona!kkk). Será que fica estranho se adicionar azeitonas verdes picadas?
    Obrigada por mais um receita cheia de afeto Gui!
    beijoos

  2. priscila ferreira Says:

    gui,

    adoro esse atum tostado! a receita é super fácil, mesmo.

    normalmente envolvo o peixe fresco em uma camada de gergelim negro, só para dar outra textura. já provou?

    um beijo!

  3. Geo Says:

    Fiz essa receita de ratatouille, mas “à parmegiana”: adicionei molho de tomate e muçarela já no final enquanto assava. Ficou muito bom! É uma mão na roda pra servir o namorado que não come carne!

  4. Tatiana Says:

    Oi Gui, adorei a receita!
    Uma dúvida: uma hora de forno não é muito para deixar a abobrinha e o tomate? Eles não desmancham não?

    Mande mais notícias da chique Paris e do seu curso!

    Bjo

    • gpoulain Says:

      não é não… com o forno ligado no mínimo ele vai cozinhando lentamente. claro que tem que ficar de olho e ir jogando um pouquinho mais de azeite de vez em quando. se achar demais deixe um pouco menos tempo.

  5. fetuccinne ao ragu de linguiça e figo « Says:

    […] muito tempo pra passar com ele nesses dias quis fazer um jantar de despedida. Acabei fazendo um ratatouille com queijo chèvre grelhado (pra dar um gostinho francês pro evento!) e como principal um […]

  6. moldando amor no dia dos namorados | Says:

    […] e gruyère com molho de açafrão. Esse é bem especial! Se preferir peixe, minha sugestão é o atum tostado com ratatouille. Se for de carne, temos aqui as excelentes costeletas de cordeiro com gratinado de batatas. Indo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: