torta de maçãs (tarte aux pommes)

Tive duas semanas bem corridas (semanas de tortas, tortas e tortas!) e só hoje consegui parar pra postar a receita da primeira que fizemos, a torta de maçãs. É uma receita bem clássica francesa, mas temos todos os ingredientes no Brasil né? O segredo é trabalhar bem as fatias de maçã pra que fique bem bonita. Infelizmente não consigo – e nem posso – tirar muitas fotos durante o preparo, mas se restar qualquer dúvida pelas explicações me perguntem nos comentários!

Pra uma torta em aro de 20cm de diâmetro:

massa (pâte à foncer – brisée)

:: 130g de farinha de trigo

:: 70g de manteiga sem sal gelada

:: 1 colher (sopa) de açúcar refinado

:: 1 pitada de sal

:: 1 gema de ovo

:: 2 colheres (sopa) de água 

recheio

:: 200g de geléia de maçã (Que pode ser feita em casa cozinhando 3 maçãs picadas sem casca com 1/2 xícara de açúcar até virar um creme)

cobertura

:: 4 maçãs

:: manteiga (o quanto baste para pincelar as maçãs)

:: nappage para dar o brilho (deve encontrar em lojas de artigos pra doces, mas se quiserem dou uma receita de nappage caseira)

Comece pela massa: esfregue com a ponta dos dedos a manteiga e a farinha de trigo até fazer uma farofa úmida. Junte os outros ingredientes e amasse até que fique homogêneo. Não trabalhe a massa em excesso, quando mais você sovar com a mão mais a manteiga derrete e a massa perde o ponto. É só um pouquinho de amassar para ficar homogêneo mesmo. Coloque em um saco plástico e leve à geladeira.

Descasque as maçãs e parta-as ao meio, no sentido do talo até a base da maçã. Retire as sementes e o talo e fatie do topo da maçã até a base, em fatias finas. As fatias não podem ser muito finas, senão elas derretem no forno. E se ficarem muito grossas a torta não fica tão bonita, mas dá certo também. Usamos maçã verde. A maçã que usamos não escurece quando descascada, mas as maçãs que sempre usei no Brasil escurecem. Coloque-as em uma vasilha com água e suco de um limão para que não escureçam, se for o caso.

Depois de ficar cerca de meia hora na geladeira, retire a massa, abra com ajuda de um rolo (salpique farinha para que não grude nem na mesa nem no rolo) e coloque na forma. Cubra com a geléia, e vá dispondo as fatias de maçã, uma sobre a outra, como cartas de baralho, uma aparecendo um pouquinho em baixo da outra. No fim, pincele manteiga derretida. Leve para assar em forno a 180ºC por cerca de 30 minutos, até que massa e maçãs fiquem bem douradinhos. Retire do forno, espere esfriar um pouco e desenforme. Se quiser (é opcional) passe nappage sobre a torta. É isso que dá o efeito brilhante nela, dá um acabamento. Pode ser servida fria ou à temperatura ambiente, mas o melhor mesmo é esquentá-la e comer bem quentinha, sozinha ou acompanhada de um sorvete de creme.

Rendimento :: 1 torta para 8 pessoas

Tempo de preparo :: 1h30

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , ,

10 Respostas to “torta de maçãs (tarte aux pommes)”

  1. lucas Says:

    adorei, vou fazer! depois dá a receita do flan parisien também!

  2. priscila ferreira Says:

    que coisa mais linda, gui! quase consegui sentir o cheiro da maçã quentinha! 🙂

  3. karina Says:

    Será que posso usar essa massa, mas para colocar recheio de morango?

    Adorei, com maça deve ser bom…

  4. Milena Says:

    Oi, ficou linda a torta. Me diz, o nappage faço com o suco da fruta?

  5. Marina Costa Says:

    E qual a receita do nappage? Linda é ela assim brilhando aos olhos =)

  6. dia das mães « Says:

    […] da sobremesa: adoçar a vida também faz parte desse dia. Sugiro aqui tortas: a clássica de maçã ou uma saborosa de limão. Ah, também vale o clássico dos clássicos do Moldando Afeto: o […]

  7. dia dos namorados « Says:

    […] sobremesa sugiro uma simples e clássica torta de maçã. Servida com um sorvete de baunilha então… Ou, se a preguiça pegar, compre só o sorvete. […]

  8. Monique Says:

    Olá… Qual a receita da nappage?
    Obrigada

  9. para as mães, com afeto | moldando afeto Says:

    […] terminar, as sobremesas: Minhas sugestões são a clássica torta de maçãs (outra preferida da minha mãe), a mousse de chocolate com jabuticaba que acabei de ensinar, o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: