bolo de mirtilos e limão siciliano

Felicidade é ter afetos e projetos.

Uma vez escrevi essa frase num post it e preguei tem em frente ao meu computador. Tento colocá-la em prática sempre. Recentemente uma amiga querida se casou e começou a exercitar seu lado dona de casa.

Começamos então a trocar receitas, experimentar coisas e um projeto que colocamos é o de fazer um ‘chá das cinco’ uma vez por mês. Em dezembro escolhemos fazer esse bolo, estreando a batedeira que ela ganhou de casamento. Convidamos uma outra amiga e tivemos uma das noites mais felizes do meu dezembro. Que venha o ‘chá das cinco’ de janeiro!

:: 175g de farinha de trigo

:: 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

:: 80g de açúcar mascavo

:: 80g de açúcar refinado

:: 2 ovos

:: 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

:: 1 colher (chá) de extrato de baunilha

:: 120ml de leite

:: 1 xícara de mirtilos (usei o congelado, mas pode ser o fresco)

:: raspas de 1 limão siciliano

:: suco de 1 limão siciliano

:: 200g de leite condensado

Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda e reserve. Na batedeira, bata a manteiga com os dois tipos de açúcar por cerca de 2 minutos. Junte os ovos um a um e continue batendo. Acrescente a baunilha.

Junte a farinha de trigo (separe umas 2 colheres de sopa dela) e o fermento, aos poucos, intercalando com o leite, até virar uma mistura homogênea. Misture os mirtilos nas 2 colheres de farinha de trigo e misture delicadamente na massa, junto também das raspas do limão. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 40 minutos. Quando esfriar desenforme.

Para a cobertura, misture o suco de limão e o leite condensado e coloque por cima do bolo.

Rendimento :: 15 fatias de bolo

Tempo de preparo :: 1h30

Dificuldade :: fácil

Tags: , , ,

10 Respostas to “bolo de mirtilos e limão siciliano”

  1. Marina Says:

    Hum, vou fazer esse bolo prá comemorar o meu aniversário. Vc acha que ele é bom prá rechear? Um pergunta/ sugestão: Qual é o tamanho da forma que vc usa?
    Obrigada por ler meus pensamentos e postar uma receita de bolo de limão siciliano. rs
    Beijos e até a próxima.

  2. Lydia Falcão Says:

    Oi, Gui! Sério, dá muita vontade de ser sua amiga, “só” por essa sua afetuosidade tão latente! Não nos conhecemos, acho muito difícil a gente já ter se esbarrado, eu morando no Piauí e você aí pelo Sudeste.. Mas queria deixar registradinho que adoro teu blog, tuas receitas, teus pensamentos; compartilho muitas coincidências quando leio teus desabafos!
    Já tentei várias receitas, principalmente as doces e fáceis hahaha Porque sou um lindo 0 à esquerda na cozinha (defina preguiça), mas sei que quando eu for morar fora (ainda moro com meus pais), tu vai ser de grande valia. Aliás, teus ensinamentos culinários!
    Grande beijo!

  3. Andressa Pessoa Says:

    Nossa, eu fiz sem o açucar mascavo, pois não tinha em casa e ficou maravilhoso. Acabou tão rápido que, atendendo a pedidos, fiz outro hoje, dessa vez com o mascavo. Não sei qual ficou mais gostoso, muuuuito bons. Adoro suas receitas. Parabéns =)

  4. Pedro Says:

    Onde se acha mirtilos aqui em BH? tenho muita vontade de experimentar, kk

  5. trendycookie Says:

    Oi Gui, eu de novo falando em uma receita com blueberry (muito bom né?!).. amei esse bolo e já comprei a fruta pra fazer, ele parece ser uma delícia 🙂

  6. rebeca Says:

    nao encontrei os limoes sicilianos e fiz com os normais. mesmo assim ficou bem gostoso. agora eu vou tentar fazer o cheesecake de mirtilos.

  7. João Célio Caneschi Says:

    Gui,

    fiz a receita hoje pro café da manhã e acabei de provar um pedaço. GZUZ, que bolo é esse? ❤

    Sou apaixonado por bolo, minha comida preferida. E esse já é tipo top3 da vida. Amei

Deixe um comentário

