magret de canard com legumes

Comemorando uma certa notícia (alguma hora ainda falarei disso aqui no blog), o fim do ano e o aniversário do blog, fiz uma receita com um ingrediente bem típico francês que eu não comia desde que fui a Paris: o magret de canard. Esse ‘nome chique’ quer dizer que é simplesmente um peito de pato bem gordo (de certa forma lembra nossas deliciosas picanhas). Adoro comer pato e raramente tenho a oportunidade mas não pude deixar passar o momento. A quem queira saber, ao menos em BH encontro congelado em vários supermercados.

:: 2 peitos de pato

:: 6 aspargos frescos

:: 100g de champignons de Paris

:: 10 batatas pequenas

:: 1/2 cubo de caldo de carne

:: 5 colheres (sopa) de água

:: 3 colheres (sopa) de molho de ostra (você encontra junto aos alimentos orientais no supermercado)

:: sal

:: pimenta do reino

:: tomilho

:: manteiga

Coloque as batatas para cozinhar em água e um pouco de sal. Limpe os champignons e parta em 4 pedaços, como na foto.

Já cozidas, escorra a água e tempere com umas duas colheres de sopa de manteiga, um pouco mais de sal, pimenta do reino e folhinhas de tomilho. Reserve.

Arrume os aspargos: para saber qual parte usar e desprezar, puxe as duas pontas dele. Ele vai arrebentar justamente na divisão entre a parte bem dura e a tenra. Basta desprezar a ponta esbranquiçada.

Faça um ‘quadrile’ na gordura do peito: com a ponta de uma faca corte formando um xadrez, sem nunca atingir a carne, só cortando a gordura. Isso deixa belo e auxilia na cocção do peito. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Cozinhe os talos de aspargos, no vapor ou na água mesmo (como fiz). É bem rápido, cerca de 5 minutos. Finque uma ponta de faca pra confirmar o cozimento. se ela entrar fácil está cozido. Escorra e refogue em um pouco de manteiga e sal. Reserve.

Faça o molho: junte a água, o molho de ostra (é opcional mas fica bem bom) e o caldo de carne e deixe ferver até tomar um pouco de consistência. Passe os peitos em uma panela ou frigideira bem quente. Não precisa colocar óleo, ele solta muita gordura. Coloque o lado da gordura pra baixo. Esquente o forno a 200ºC. Deixe selar por uns 5 minutos e vire. Sele mais uns 5 minutos, coloque em uma assadeira e leve ao forno por 10 minutos. Não deixe passar disso. A carne tem que ficar meio mal passada mesmo, é o ponto dela. Pato bem passado fica duuuuro. Se você não gosta de carne rosada sangrando um pouco não coma nunca pato!

Retire do forno e deixe repousando uns 5 minutos para ‘assentar o suco’. Enquanto isso coloque no prato um pouco do molho, esquente a batata e os aspargos e sirva no prato também. Pincele um pouco do molho pelos dois lados do peito. Vai dar sabor e uma cor dourada incrível. Sirva com a guarnição.

Rendimento :: 2 porções

Tempo de preparo :: 1 hora e 20 minutos

Dificuldade :: alta

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “magret de canard com legumes”

  1. Léo Silva (@_silvaleo) Says:

    hummmm… deu vontade! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: