montando uma mini horta em casa

Desde a faculdade aprendi a usar muitas ervas em tudo que faço. Confesso que antes não ligava muito pra elas, mas descobri que muitas vezes aquele segredo da boa comida reside justamente ali. Algumas delas, como o alecrim, o tomilho, o manjericão, costumo usar em pouca quantidade, então sempre que compro um ramo no supermercado, acabo pagando ao menos 1 real e sempre desperdiço boa parte. Pedi ajuda pros meus pais super entendidos de plantas (minha mãe é paisagista e meu pai engenheiro agrônomo) pra fazer um canteiro na minha área de serviço e tem sido uma experiência ótima!

Cada muda na feira custou R$1,50, muito barato! Nem fico com medo de viajar e as plantas morrerem sem rega, pois não seria caro substituí-las (mas nem por isso tenho descuidado!). A jardineira que cabe 3 tipos de ervas com o prato custou R$17,00. Recomendo comprar a terra já preparada também (esqueci de olhar quanto custa), mas usei a terra preparada que tinha na casa da minha mãe.

Alguns cuidados que me foram recomendados:

:: local

elas precisam receber pelo menos umas 5 horas de sol por dia, então é bom plantar numa varanda ou mesmo na beirada de uma janela. De preferência lugar que bata sol pela manhã.

:: onde plantar

você não precisa comprar uma jardineira, pode até plantar em garrafas pet cortadas ao meio. Basta fazer um furo no fundo pra que a água possa escorrer. É bom ser um recipiente ou vaso que caiba ao menos 1 litro de líquido.

:: escolha de ervas

Você pode até plantar vegetais com raiz pequena se tiver espaço, como alface, mas no meu caso eu só podia escolher três ervas mesmo. Escolhi manjericão, tomilho e alecrim, que eu sempre uso em muitas receitas em pequenas quantidades. Sempre uso muita salsinha e cebolinha também, mas nunca perco o maço comprado no supermercado pois o uso é grande! Fica a seu cargo escolher o que usa com frequencia.

:: manutenção

Além do sol as plantas precisam de água né? Nos primeiros dias que as plantas ainda estiverem se adaptando ao plantio regue duas vezes ao dia, mas logo já pode passar pra uma vez ao dia, de preferência pela manhã. Retire qualquer plantinha invasora que eventualmente nascer ali.

É basicamente isso. Tenho adorado poder pegar qualquer ervinha a toda hora então tenho usado bastante. Das folhinhas de alecrim amassadas com sal grosso e pimenta do reino pra temperar um bife de boi às folhinhas de manjericão por cima do macarrão, toda refeição é hora de colocar um pouquinho, nem que seja pra decorar. É um pequeno afeto que tenho colocado no meu dia-a-dia.

Anúncios

Tags: , , ,

9 Respostas to “montando uma mini horta em casa”

  1. Clarissa Resende Says:

    Também tenho uma horta em casa com várias ervas. É muito bom mesmo. O alecrim desenvolveu tanto que já tem quase um “tronco”! Tenho ainda tomilho, manjericão (dois tipos), orégano, sálvia (risoto de abóbora e sálvia é divino!), salsa, cebolinha e dois tipos de hortelã. Abraços!

  2. Luciana Says:

    Eu também tenho minha hortinha, comprei três vasos retangulares, que nem os seus, e deixo na beirada da janela. É outra coisa ter coisas frescas, né?
    Guilherme, em qual feira vc comprou essas mudinhas, hein?

  3. pequenachef Says:

    Adorei esse post! Faz tempo que estou querendo plantar algumas também, mas sempre deixo pra investigar como se faz depois… vou só esperar passar o frio e plantar algumas com suas dicas =)

  4. Lorena Says:

    Adorei a dica assim como adoro seu blog e receitas ( já fiz várias 🙂 ). Sempre compro, e perco boa parte das ervas…
    Parabéns pelo blog!!
    Abraços…

  5. Ana Dourado Says:

    Ei Guilherme,
    Adorei suas dicas, há tempos planejo montar uma hortinha também! Me diga uma coisa: onde você comprou a jardineira? Também foi na feira de flores daqui de Bh?
    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: