bolo de nutella e limão siciliano

Aproveitando a vinda da e da Tati a Belo Horizonte, resolvemos fazer um encontro de quase toda a equipe que escreve lá no Chata de Galocha. Decidi então fazer uma coisa que eu faço bem: bolos! Modéstia a parte eles são sempre deliciosos, molhadinhos e saborosos. Mas junto ao talento pra fazê-los cada vez me convenço mais que não tenho talento nenhum pra confeitá-los. Eles são bons mas meio ‘caidinhos’. Super me identifico com a Max de 2 Broke Girls!

Queria aproveitar aqui pra ‘celebrar a chatice’! É uma delícia fazer parte de uma equipe de pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão afetuosas! A Lorys já é de casa, amiga há tempos. Sabe de cinema como ninguém e é sempre a mais conciliadora, organizada e festeira! Nossas reuniões nunca aconteceriam sem ela. A Rê é uma fofura. Não tem ninguém melhor pra conversar sobre Grey’s Anatomy. Compartilhamos a idolatria por Shonda Rhymes! E ela ainda trouxe um bolo de rolo pra mim direto de Recife. Já quero a receita!

A Tati compartilha comigo a arte de cozinhar. Tímida, de um sorriso cativante, tem que ver! O Leo é aquela pessoa que você já se sente amigo logo de cara, super atencioso. Faltou conhecer Tati Akamine e Joana… Fica pra uma próxima. E a Lu já é outra de casa né? A Lu é… chata! Mas mesmo assim a gente a ama! Celebramos aqui com os ingredientes preferidos dela: nutella, limão siciliano e pasta americana. Fiquei com receio de não ficar boa a mistura, mas todo mundo adorou. Tanto que não sobrou bolo pra contar história e ainda vi a Julia (irmã da Lu) correndo pra pegar mais um pedaço antes que acabasse!

bolo

:: 3 gemas

:: 3 claras

:: 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

:: 1 xícara (chá) + 3 colheres (sopa) de açúcar refinado

:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

:: 1 colher (sopa) de fermento em pó

:: 1 xícara (chá) de leite

:: suco + raspas da casca de 1 limão siciliano

recheio

:: 200g de nutella

:: 100ml de creme de leite

cobertura

:: 250g de chocolate branco

:: 100ml de creme de leite

:: suco e raspas de 1 limão siciliano

Prepare 3 formas de 20cm de diâmetro, untando com manteiga, colocando papel manteiga no fundo e untando novamente por cima do papel. Se não tiver 3 formas, faça em uma forma alta e depois de assado corte o bolo em três partes. Pré aqueça o forno a 180ºC.

Bata a manteiga e a xícara de açúcar até formar uma mistura esbranquiçada. Junte as gemas de ovo e a raspa do limão e bata novamente. Agregue o leite e vá colocando a farinha peneirada aos poucos, batendo até dar consistência. Junte o fermento em pó e bata só para misturar.

Em outra vasilha bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Junte as 3 colheres de açúcar e bata mais um pouco até formar um merengue. Incorpore suavemente as claras na mistura feita anteriormente, com uma colher. Distribua nas três formas e leve para assar por cerca de 25 minutos.

Enquanto assa faça o recheio: basta misturar a nutella no creme de leite e reservar. Faça também a cobertura: derreta o chocolate branco (em banho maria ou no microondas, de 30 em 30s) e misture ao creme de leite e ao suco e raspas. Leve à geladeira para que endureça um pouco.

Desenforme o primeiro bolo e já coloque na bandeja onde for servir. Regue com 1/3 de suco do limão. Cubra com metade do recheio. Desenforme outro bolo e coloque por cima. Repita o procedimento de regar com 1/3 do suco de limão e cubra com a outra metade do recheio. Coloque o terceiro bolo por cima e regue com o suco restante.

Agora vem a parte difícil (pra minha falta de habilidade em confeitar): cubra com a cobertura, alisando com uma espátula. Para enfeitar, usei pasta americana comprada pronta. Só colori na cor da marca do Chata e abri com um rolo bem fino. Para cortar as letras desenhei-as primeiro em papel e cortei com a faca, como na foto:

Fiz um ‘cinto’ com a massa pra ajeitar melhor a parte lateral e pra cobrir as imperfeições salpiquei um pouco de granulado de bolinhas vermelhas e gotas de chocolate. Mas faça como preferir!

Rendimento :: 16 pedaços

Tempo de preparo :: 2h30

Dificuldade :: difícil

Anúncios

Tags: , , , ,

8 Respostas to “bolo de nutella e limão siciliano”

  1. Lúcia Pinheiro Says:

    Já me deu água na boca… qq dia vou fazê-lo. Já comecei a saboreá-lo só de ver as fotos. Bjos.

    Obs: adorei a indicação deste site pela minha filha Luisa

  2. pequenachef Says:

    Adorei a ideia e as cores, ficou lindo! 🙂

  3. zazoza Says:

    Ficou lindo! Amo limão siciliano!!!!!!!!!

  4. Lais Says:

    Fiz essa receita e ficou muito gostosa! Parabéns pelo blog! Adorei.
    Bj!

  5. Stella Maris Says:

    Maravilhoso!! Eu adorei esse blog….que capricho e criatividade!

  6. lembrancinhas de comer « Says:

    […] bolo de nutella e limão siciliano […]

  7. Júlia Says:

    Oie, eu fiz o bolo ficou muito bom, obrigada pela receita, eu até falei dele no meu blog: http://madeformefeitoparamim.blogspot.com/2012/02/happy-birthday-mom.html

    Espero que não se importe, caso sim, por favor me avise que eu tiro na hora. Ahh e eu adoro o seu site!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: