batata rösti suíça

Dia desses fui no aniversário de um amigo, bebi um pouco mais do que deveria e… No outro dia acordei com a famosa ressaca. Aproveitei pra estrear o livro que falei aqui ontem. Respondi todas as perguntas do questionário e meu tipo de ressaca foi… The Cement Mixer (ou seja, uma betoneira, misturador de concreto): é o tipo de ressaca que vai e volta durante o dia, que uma hora está revirando seu estômago, outra hora mexendo com sua cabeça… É mais ou menos essa a definição do livro.

Uma das receitas sugeridas foi um prato que eu adoro! Batata rösti suíça. Não é difícil de fazer (apesar de demorar um pouco) e sempre tenho os ingredientes dela à disposição na cozinha. Apesar de já ter feito, resolvi usar a receita base do livro e ficou uma delícia. Se esse foi o motivo de curar a ressaca não sei, mas foi ótimo ter feito e comido! Além de cura ressaca é um ótimo aperitivo pra servir pros amigos!

:: 400g de batata (mais ou menos 3 médias)

:: 2 dentes de alho finamente picados

:: sal

:: pimenta do reino

:: 20g de manteiga

:: 50g de bacon picado

Coloque as batatas em uma panela com a casca e encha de água. Leve ao fogo. Assim que começar a ferver marque 10 minutos e desligue. Escorra a água e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos. Descasque e rale em ralo grosso. Tempere com sal, pimenta e alho.

Em uma frigideira derreta a manteiga, junte o bacon e deixe dourar. Adicione a batata. Cozinhe por cinco minutos e mexa para que a batata toda vá cozinhando. Então pressione bem a mistura com ajuda de uma colher para que fique bem prensada. Deixe cozinhar uns 5 minutos e, se possível, vire para dourar o outro lado. Abaixe o fogo e deixe cozinhar mais uns 8 minutos. Tome cuidado para que não queime. Sirva no prato. Rende duas porções (que eu fiz em uma frigideira bem pequena).

Rendimento :: 2 porções

Tempo de preparo :: 1h30 minutos (contando tempo de cozimento das batatas e descanso na geladeira)

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , ,

6 Respostas to “batata rösti suíça”

  1. Claudia Says:

    Olá!

    Pensei em servir como prato principal… o que poderia acompanhar? Uma salada de rúculas..? o que mais?

    Obrigada!

    bjO

    • gpoulain Says:

      Não é um prato que eu serviria como prato principal… Mas como é um tipo de batata ele serve de guarnição pra qualquer tipo de coisa, é um prao bem versátil. salada de rúcula é uma boa alternativa sim.

  2. Stephanie Says:

    Gostei muito da receita [batata+bacon=sucesso ahahaha], vou fazer aqui em casa 😉

    p.s.: adooro praticamente todos os posts! Parabéns!!

  3. Marina Costa Says:

    Fiquei babando nesta receita desde o dia em que você postou. Até que final se semana passado, irmã de visita na casa…e resolvi fazer. Como eu já havia “alertado”, é claro que o João quis incrementar. kkkkkkk E ficou de comer rezando!!!
    Ele sabe que eu adoro comidas “molhadas”, com recheios e etc. Dai fizemos a batata com recheio, literalmente duas camadas de batata. Primeira camada, depois bacon, parmesão ralado na hora e um pouco de creme de ricota. E depois a segunda camada. PERFEITA!!!!!!

    Thanks pela batata. =)
    Quando for fazer outra receita te conto como ficou.
    Abraço

  4. dia dos namorados « Says:

    […] entrada, mini foccacias com bacon e alho poró, ou uma batata rösti suíça. Mas também é permitido pular direto pro prato principal: algo elaborado mas de simples preparo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: