Buenos Aires :: restaurantes :: Helena

Todo mundo sempre me pergunta indicações em Buenos Aires e resolvi fazer, ocasionalmente, posts sobre meus restaurantes preferidos. Pra quem não me conhece, morei quase o ano todo de 2010 lá, e foi onde estudei gastronomia. Claro que aproveitei o quanto a cidade me oferecia em termos gastronômicos né? São muitos restaurantes. Os porteños tem hábitos de comer fora de casa muito maiores que os nossos (pelo menos era essa a minha impressão), além de ser uma cidade turística e com isso, ter muita variedade pra quem vem de fora também.

Resolvi começar com meu cantinho predileto. O Helena. Não é o melhor restaurante de Buenos Aires. Não tem a melhor comida. Mas é meu lugar preferido, e vou explicar nesse post o porque.

Eu adoro saladas e pra mim uma grande decepção na cidade era não ter muitas opções em relação a isso. Lembro-me de um dos trabalhos da faculdade, onde precisávamos montar um menu de um restaurante pra Buenos Aires. Meu grupo criou um restaurante brasileiro, e, como tal, tinha uma grande variedade de saladas (além dos pratos típicos nossos, claro). A maior crítica da professora foi: Ninguém vai comer esse tanto de saladas aqui, “están locos”? E eu sentia falta. E acabei descobrindo um restaurante fofo em Palermo que no cardápio só tinha saladas, sanduíches leves, bolos e tortas!

O Helena é aquele lugar ideal pra um almoço leve, ou mesmo pra comer um bolo com chá no final da tarde. Logo na entrada existe um sofá e uma mesa cheia de revistas, jornais… Eu mesmo vivia levando algum livro pra lá. Adorava sentar naquele sofá, pedir um chá e um pedaço de bolo, em fins de tarde frios.

As saladas são bem criativas e completas: todas podem ser com algum tipo de carne ou sem, e vem guarnecidas de pãezinhos quentinhos. Adoro como tudo lá tem cara de antiguinho e cara de casa: as louças são cada uma de um conjunto, de cores diferentes, e eles mesmo montam padrõezinhos nas composições dos pratos. Todas as saladas e sanduíches que provei lá eram excelentes.

E pra completar, tem que tomar a limonada! Vem um copão cheio de limonada de limão siciliano com gelo e ervas. É delicioso. E, ao menos quando eu ia, minha conta lá não passava de 30 pesos (não posso falar ao certo agora, a inflação é pesada lá). Sempre que eu penso em abrir um restaurante aqui em BH penso na hora que quero que seja como o Helena: um lugar onde me sinto em casa.

Helena

Nicarágua, 4816 :: Palermo :: Buenos Aires

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “Buenos Aires :: restaurantes :: Helena”

  1. bolo de banana caramelada « Says:

    […] mas adoro sentar pra ler um livro com uma xícara de chá e um pedaço de bolo. Já até falei aqui meu lugar preferido pra fazer isso quando morei em Buenos Aires. Dia desses, vasculhando a internet […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: