frango com tortinha de cebola

Hoje me peguei pensando como minha parte preferida da casa sempre foi a cozinha. Mesmo quando eu não cozinhava, ainda criança, lembro que todas as reuniões de família eram nesse lugar. Podiam servir o jantar e a comida na sala de jantar que todo mundo dava um jeito era de ficar na cozinha mesmo.

Algumas da minhas memórias felizes da infância vem da casa da vovó Pipida. Ela morava no apartamento embaixo do meu e todo dia eu passava lá no fim da tarde pra comer algum quitute dela. Tinha alguma coisa todos os dias. Dos melhores pães de queijo que já comi às roscas super macias de leite condensado, passando pelos maravilhosos doces de leite em pedaços. Tudo o que minha avó fazia era sensacional. E ela fazia com tanto afeto e com tanto amor pelos filhos e netos! Quando ela faleceu herdei um dos vários cadernos de receitas dela, mas não consigo fazer nenhuma, basta olhar pra letrinha dela que eu começo a chorar!

Até hoje escolho onde vou morar pela cozinha, não adianta. Tem que ter muita iluminação natural, armários e espaço pras algumas ervas na beirada da janela. Hoje, lendo um post da Lu ela soltou a seguinte frase: “Merecia também matar as saudades da cozinha do Gui, que fez cupcakes pra mim num dia em que eu precisava do carinho de um amigo e de todo o doce do mundo”. Foi estranho, mas li isso e fiquei com os olhos cheios de água. Percebi que as mais singelas recordações que eu tenho com a minha vó talvez sejam parecidas com as que passo pros meus amigos e parentes mais queridos. E que felicidade foi constatar que eu tenho na cozinha muito mais que um local de trabalho, mas onde eu vivo grande parte dos melhores momentos da minha vida.

:: 800g de sobrecoxa de frango (de preferência com a pele)

:: 100g de massa filo

:: 2 cebolas

:: 2 colheres (sopa) de mel

:: 2 colheres (sopa) de manteiga

:: sal

:: pimenta do reino

:: 1 pitada de páprica picante

Para as tortinhas: Pique as cebolas em tiras grosseiras. Em uma frigideira aqueça o mel com a manteiga e adicione as cebolas. Misture cozinhando até que fiquem amolecidas e douradas. Reserve.

Tempere as sobrecoxas com sal, pimenta do reino e páprica. Gosto de fazer com a pele pois elas ficam mais tenras e bonitas. Se quiser retire-as depois de pronto. Doure com o lado da pele, sem usar óleo nenhum pois a pele já solta gordura. Quando estiver bem dourada, vire-as e adicione um pouco de água para que cozinhem.

Enquanto a sobrecoxa cozinha, monte as tortinhas. Em forminhas individuais ou em uma maior coloque o recheio de cebola e comprima bem com uma colher. Com uma faca recorte 3 quadrados de massa filo por tortinha. Esses quadrados tem que ser uns 3 cm maiores que o diâmetro da forma. Coloque os quadrados de massa por cima da forma, como na foto, deixando as beiradas caírem. Leve, assim mesmo, parecendo que “do avesso” para assar em cima de uma assadeira.

Deixe no forno até que a massa esteja crocante e dourada. Leva uns 10 minutos no máximo, é bem rápido. Assei dessa forma para que o recheio não molhasse a massa, fazendo com que assim ela esteja crocante. Vire e desenforme. Não é necessário que a forma seja de fundo falso, mas ajuda. Solte com cuidado. O recheio cai sobre a massa ao virar. Sirva pratos de tortinha com frango, e se quiser, alguns legumes como brócolis no vapor combinam bastante.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo :: 50 minutos

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , , ,

6 Respostas to “frango com tortinha de cebola”

  1. Lu Ferreira Says:

    Ô coisinha mais fooooofa!!!! Vontade de te apertar depois de ler isso =DDDDDD

  2. Marina Costa Says:

    Adorei o blog.
    Lendo o Chata de Galocha, encontrei seu blog.
    Me arriscar na cozinha é um dos meus passatempos favoritos.
    A energia da cozinha é tão boa na minha vida que até ganhei um chef como marido. Rss
    Conheci hoje, já lí bastante, já fiz lista de supermercado com base nas receitas que quero testar, já respondi a pesquisa…
    E voltarei. Muitas vezes!

    Parabéns

    • gpoulain Says:

      Muito obrigado!
      Acho que arriscar na cozinha traz pequenas alegrias pra gente não? Que bacana que seu marido é chef! Quando testar alguma receita volta aqui pra me contar o que achou e mesmo dando dicas de como melhorá-la, ok?

  3. fadapolly Says:

    É faci me fazer chorar. A letrinha da vó no caderno apertou meu coração, me fez lembrar da minha, que vivia longe, lá no Rio de Janeiro e eu no interior do Espirito Santo. Ai que saudade…

  4. Marina Costa Says:

    Pode deixar que se o João vier dar algum palpite (o que provavelmente ele fará…rsss) eu venho contar o que foi e como ficou.
    Abraços

  5. Cozinha com afeto « Soulier Says:

    […] é de praxe darmos dicas de receitinhas culinárias bem gostosas, hoje vamos de Frango com Torta de Cebola, para inspirar para o almoço do meio da semana. Rápido, prático e com tempero mineiro. É, […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: