cheesecake com mirtilos e limão siciliano

A receita mais acessada do blog até hoje é o cheesecake de Nutella. Confesso que desde que fiz imaginei que seria um sucesso, mas eu não imaginava que iria ouvir os amigos pedindo pra eu refazê-la sempre!

Adoro cheesecakes faz um bom tempo. Quando vivi na Argentina comi uma iguaria que ainda quero tentar fazer em casa: o cheesecake de dulce de leche de um dos meus restaurantes preferidos de Buenos Aires, o Gran Bar Danzon. É maravilhoso! Mas fico com receio de fazer com o nosso doce de leite mineirinho e não ficar a mesma coisa. Quem já foi à Argentina sabe que o doce de leite deles é diferente, e eu explico aqui a diferença: o doce de leite argentino leva baunilha (acho que dá um gosto incrível e eles colocam bastante desse ingrediente) e eles caramelizam o açúcar antes de misturá-lo ao leite, e por isso a cor do doce de leite deles é tão escura ao contrário dos nossos.

Outro ingrediente que gosto é o mirtilo, pouco usado aqui no Brasil e também conhecido como blueberry. Esse ingrediente sempre me lembra uma das minhas viagens mais incríveis: quando fui a Londres visitar uma amiga querida que morava lá. Ela fazia pra mim caipivodcas de blueberries. Era sensacional. E mais ainda me faz lembrar da primeira vez que vi neve na vida. Estava com ela, com as caipis e tudo que me lembro era da gente fazendo guerra de neve às 2 horas daquela fria manhã de 6 de janeiro. E foi por um convite pra ir à casa dela aqui em BH reencontrar os amigos queridos que resolvi fazer essa receita e levar. Ela amou e me encheu de abraços. =)

para a massa

:: 100g de biscoito tipo maisena

:: 50g de amêndoas

:: 50g de manteiga sem sal

para o cheesecake

:: 200g de ricota

:: 200g de cream cheese

:: 100g de açúcar refinado

:: 2 ovos

:: 2 colheres (chá) de extrato de baunilha

calda

:: 150g de açúcar refinado

:: 100g de mirtilos frescos ou congelados (usei congelados, mas a fruta mesmo, não polpa)

:: raspas da casca e suco de 1 limão siciliano

Para a massa: Processe os biscoitos e as amêndoas em um processador até moê-los. Junte a manteiga a amasse bem até formar uma massa. Coloque numa forma redonda com fundo falso e faça uma base para o cheesecake (no caso eu fiz vários mini cheesecakes).

Pré aqueça o forno a 180º. Ainda no processador (depois de lavá-lo, claro!) processe o recheio: Coloque primeiro os líquidos: os ovos, a baunilha e vá batendo adicionando o açúcar, a baunilha, a ricota e o cream cheese. Despeje essa mistura na base de biscoito e leve ao forno para assar.

Se for numa forma grande deve demorar cerca de 45 minutos. Nas pequeninas demorou cerca de 25 minutos. Basta dar uma chacoalhada na forma e ver se aquilo que era líquido ficou bem firme e cozido.

Enquanto assa, faça a calda: misture os mirtilos, o limão (suco e raspas) e o açúcar numa panela e leve a fogo médio, misturando de vez em quando até que engrosse e vire uma calda. Quando o cheesecake estiver pronto, leve à geladeira. Gosto de servi-lo gelado, mas com a calda quente. Aqueça-a na hora de servir e só então coloque por cima do cheesecake.

Rendimento :: 1 cheesecake grande ou 10 mini cheesecakes

Tempo de preparo :: 1h30 + o tempo de geladeira (pelo menos 1 hora)

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “cheesecake com mirtilos e limão siciliano”

  1. lembrancinhas de comer « Says:

    […] cheesecake de mirtilos e limão siciliano […]

  2. Jéssica Says:

    Para a forma grande, qual seria o diâmetro? Parabéns pelas ótimas receitas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: