tarte tout chocolat

Como havia prometido ontem, hoje ensino uma das receitas do livro da Ladurée. Fiz umas pequenas modificações, mas na essência continua a mesma receita. O próprio nome já diz, é uma torta toooda chocolate.

E agora junto das receitas eu publico alguma música que ouvi enquanto cozinhava o prato (ou ao menos que eu ache que combine com ele). Afinal, já disse lá no meu perfil que crio playlists imaginárias pra cada momento da minha vida, não é?

Pois então. Durante a semana passada, cantei What the water gave me. Dias de desânimo para cozinhar. Mas Florence é sempre inspiração.

Na sexta, She & Him grudou em minha cabeça, mostrando que This is not a test. Fiquei meio cabisbaixo, feito Choux pastry heart. Baby says, eu vou achar Someone like you. No sábado, lendo um livro de cinema, acordei As time goes by. Moon river tomando café da manhã na porta da Tiffany H.Stern. Dia terminado com um sonoro Fuck you, da Lily Allen.

Domingo feliz, antiguinho. Com um pouco de Madonna e Cat Stevens. The first cut is the deepest, baby. I know. Obviamente, esteve presente em minha vida alguns momentos definitivos. Ou não. Love is a battlefield.

para a massa

:: 200g de farinha de trigo

:: 120g de manteiga sem sal gelada

:: 75g de açúcar de confeiteiro

:: 50g de amêndoas picadas

:: 2 colheres (sopa) de cacau em pó

:: 1 pitada de sal

:: 1 ovo

para o bolo esponjoso de chocolate

:: 45g de chocolate amargo

:: 3 ovos

:: 65g de açúcar refinado

para a ganache de chocolate

:: 300g de chocolate amargo

:: 300ml de creme de leite

:: 100g de manteiga sem sal

Começando pela massa, coloque todos os ingredientes menos o ovo. Faça uma espécie de farofa úmida usando a ponta dos dedos. Adicione o ovo e misture bem até que vire uma massa homogênea. Coloque dentro de um saco plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

Pré aqueça o forno a 180ºC. Numa superfície enfarinhada abra a massa com um rolo e enforme-a numa forma de cerca de 24cm de diâmetro. Faça furos com um garfo para o ar poder passar quando estiver assando.

Coloque um pedaço de papel alumínio por cima e coloque uma boa quantidade de feijões para pesar a massa quando estiver assando. Demora cerca de 25 minutos para assar. Enquanto assa, faça o bolo esponjoso: derreta o chocolate (sempre em banho maria ou no microondas de 30 em 30 segundos até que esteja derretido). Separe as gemas das claras.

Misture as gemas com metade do açúcar e bata até aumentar de tamanho. Na batedeira, bata as claras em neve até atingir picos firmes. Acrescente o restante do açúcar e bata mais até formar um merengue. Misture delicadamente as três preparações: claras, gemas e chocolate derretido.

Coloque para assar numa forma do mesmo tamanho (ou na mesma) da massa, forrando com papel manteiga (mesmo assim meu bolo grudou um pouco e partiu em pedaços quando desenformei). Asse por cerca de 15 minutos, ele tem que parecer levemente seco. Faça a ganache de chocolate enquanto ele esfria: derreta o chocolate no creme de leite, juntos (novamente em banho maria ou microondas de 30 em 30 segundos). Vá colocando colheradas da manteiga (dessa vez em temperatura ambiente) e batendo bem com um fuet ou garfo, emulsionando e dando brilho à mistura. Monte a torta: massa, bolo esponjoso e por cima a ganache. Alise com uma espátula e leve para gelar.

Quando servir, tire da geladeira cerca de 20 minutos antes para que a torta não fique tão dura e gelada. Se quiser decore com raspas de chocolate ou mesmo com cacau em pó e açúcar de confeiteiro peneirados.

Tempo de preparo :: cerca de 3 horas (1 hora e 45 minutos + 40 minutos para assar + 1 hora de tempo de descanso)

Rendimento :: 10 porções

Dificuldade :: difícil

Anúncios

Tags: , , , , ,

8 Respostas to “tarte tout chocolat”

  1. Lorena Borges Says:

    Adorei o novo visual daqui, a torta estava delícia e Moon River é das minhas músicas preferidas ever! Tudo de bom esse post!

    =)

  2. Erika Gomes Says:

    Adorei seu blog GuiGui!! Qualquer hora vou testar essa receita que parece deliciosa. Sucesso, beijo! 😉

  3. tecoapplepple Says:

    eu ainda vou praticar uma das receitas! mas a que eu mais tô querendo fazer é o brownix! hahahaaha;

  4. Effgen Says:

    : )
    Caprichou (ainda mais). Já está moldando em caixinhas de correio, por favor?

  5. lembrancinhas de comer « Says:

    […] tarte tout chocolat […]

  6. Celina Matoso Cake designer Says:

    fiquei bem tentada a fazer essa receita , alias acho que vou sair correndo daqui , por conta das tentações, rsrsrsr.
    adorei conhecer seu blog . bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: