linguado com minicebolas carameladas

Fiz essa receita há alguns meses, mas não sei porque ainda não tinha postado aqui. Meu pai adora peixe e no aniversário de casamento dele com minha mãe ele pediu que eu fizesse um prato único, saboroso e bem diferente pra um jantar em família. Como éramos 8 pessoas e eu era o único cozinheiro, precisei me virar pra fazer algo que não fosse difícil de montar e decorar para servir todos. Achei uma receita de cebolas carameladas em vinho do chef Marco Cavallucci, em que ele as recomenda como acompanhamento de peixes. Junto do linguado, do purê e com mais outro toque de cebola o prato ficou delicioso, com vários sabores complementando um ao outro, e de visual requintado pra ocasião.

:: 4 filés de linguado de cerca de 200g

:: 16 minicebolas

:: 50g de açúcar

:: 1 taça de vinho tinto seco

:: 1 ramo de tomilho

:: 1 ramo de alecrim

:: 1 dente de alho

:: 1 colher (sopa) de farinha de trigo

:: azeite de oliva

:: sal e pimenta do reino

:: 3 batatas médias

:: leite

Coloque as batatas para cozinhar com casca mesmo. Após cozida esprema para formar um purê. Tempere com sal, pimenta do reino, um pouco de azeite e leite para dar um ponto um pouco mais cremoso. Reserve.

Descasque as minicebolas e coloque 12 delas em uma panelinha com o açúcar e salteie até que comece a caramelizar. Junte o vinho, tempere com um pouco de sal e coloque água até cobri-las. Cozinhe até que elas estejam macias e o líquido se transforme numa calda escura.

Corte as cebolas restantes em rodelas finas, passe-as na farinha de trigo e frite em azeite quente. Reserve em papel toalha para escorrer e tempere com sal. Na mesma frigideira junte o tomilho, o alecrim e o dente de alho inteiro para saborizar ainda mais o azeite. Retire as ervas e o alho e doure ali os filés de linguado temperados com sal e pimenta do reino.

Sirva, decorando o purê com as cebolas fritas.

Rendimento :: 4 porções

Tempo de preparo ::  1h20

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: