espetinho de frango com purê de banana e molho teriyaki

Uma das coisas que acho mais bacanas aqui no blog é poder conversar um pouquinho com vocês antes de apresentar uma receita. Adoro pesquisar sobre as coisas, e mais ainda, contar casos sobre elas. E acho que cozinhar fica mais leve assim – e mais afetuoso, olha aí a proposta do blog – com histórias para contar.

Yes, we have bananas! Confesso que nunca fui muito de comê-las. Salada de frutas aqui em casa mesmo sempre teve que ser sem banana. Mas com uma bananeira em casa e sabendo que elas são fontes de vitaminas, magnésio e potássio, resolvi fazer uma receita em que elas entrassem em um prato salgado. E achei que o estilo agridoce do purê combinaria muito com uma carne que tivesse toque oriental. E não é que ficou uma delícia?

:: 1 pedaço pequenino de gengibre picado

:: 1 dente de alho picado grosseiramente

:: suco de 1 laranja

:: 1/4 xícara (chá) de vinagre de arroz

:: 1 peito de frango em cubos de cerca de 3 cm

:: 1 colher (sopa) de açúcar

:: 1 colher (chá) de saquê

:: 1 colher (chá) de vinagre de arroz

:: 4 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)

:: 1/2 colher (sopa) de maisena

:: 1/2 xícara (chá) de água

:: 2 bananas-nanicas

:: 2 bananas-prata

:: suco de 1 limão

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: 1 cebola pequena picada

:: sal

Misture em uma tigela o 1/4 de xícara de vinagre, o suco de laranja, o gengibre, o alho e sal a gosto. Junte os cubos de frango e deixe marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos para pegar gosto. Enquanto isso coloque os palitos de churrasco em água para que eles não esturriquem quando levados ao fogo.

Faça o molho teriyaki: Em uma panelinha, coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até começar a caramelizar. Retire do fogo e junte o saquê, a colher de vinagre e o shoyo. Leve de volta ao fogo e mexa até obter uma mistura lisa. Dissolva a maisena na água em uma tigela e aos poucos vá acrescentando essa mistura à panela, mexendo sempre com cuidado para não empelotar. Quando engrossar basta desligar o fogo e reservar.

Para o purê: Descasque e pique as bananas e jogue o suco de limão nelas para que não escureçam. Em uma panela refogue a cebola na manteiga até que ela transpareça. Junte as bananas e refogue mais um pouco. Processe ou bata no liquidificador e volte a mistura para a panela. Tempere com sal. Vá provando até que o sal deixe a mistura agridoce. Reserve.

Coloque os cubos de frango nos espetinhos, descarte a marinada e grelhe em uma frigideira com um pouco de óleo. Sirva junto ao molho e ao purê.

Rendimento :: 4 espetinhos (2 pessoas)

Tempo de preparo :: 45 minutos

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , , , ,

Uma resposta to “espetinho de frango com purê de banana e molho teriyaki”

  1. farofa de banana « Says:

    […] ter esse hábito, adoro misturar essa deliciosa fruta em algum prato salgado ou outro, como esse purê de banana. Farofa de banana é um desses, e aqui vai um gostinho todo brasileiro pra acrescentar: castanha de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: