crepe integral com aspargos e molho de gorgonzola

Um primo apareceu em minha casa recentemente, e, de surpresa, fui preparar algo para que pudéssemos comer com ingredientes que tivesse em casa. Vendo os aspargos na gaveta de verduras, não pensei duas vezes em fazer algo com ele, e fui juntando outros ingredientes. Acabei fazendo um crepe bem rápido e gostoso, e tivemos uma boa conversa comendo-os com vinho tinto. Se você preferir um crepe estilo vegeteriano, dispense o bacon. Fica muito gostoso mesmo assim!

para a massa:

:: 3 ovos

:: 1 xícara (chá) de leite

:: 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo comum

:: 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral

:: 1 pitada de sal

para o recheio:

:: 8 aspargos

:: 50g de bacon picado

:: 1 abobrinha picada

:: sal e pimenta do reino a gosto

para o molho

:: 1 colher (sopa) de farinha de trigo comum

:: 1 colher (sopa) de manteiga

:: 400 ml de leite

:: 80g de queijo gorgonzola picado

Comece pela massa. Bata os ovos com um garfo ou fuet até que adquiram um pouco de ar e cresçam um pouco. Adicione o leite e aos poucos vá agregando os dois tipos de farinha de trigo. Bata bem e deixe repousar enquanto prepara o recheio.

Retire as pontas duras e brancas dos aspargos e coloque-os para cozinhar em água fervente com sal por cerca de 5 minutos. Faça o molho, inciando pelo roux, dourando a manteiga e a farinha de trigo em uma panela enquanto o leite esquenta em outra.

Faça como um molho bechamel, despeje o leite quente em cima da mistura de farinha e manteiga e mexa vigorosamente até que vire um molho homogêneo. Assim que engrossar junte o queijo gorgonzola e mexa até que ele dissolva. Experimente para ver se precisa de sal, mas normalmente o queijo já tempera o molho.

Para o recheio: refogue o bacon, sem nenhuma adição de gordura. Junte a abobrinha e cozinhe, sempre mexendo, até que ela esteja macia. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Faça os crepes da seguinte forma: Aqueça a frigideira com um pouquinho de manteiga. Já bem quente coloque uma concha de massa e vá virando bem rapidamente em movimentos circulares para que a massa se esparrame uniformemente pela frigideira. De preferência para que fique um crepe bem fino. Deixe dourar um lado e vire do outro com o auxílio de uma espátula. Quando os dois lados estiverem cozidos coloque um pouco do recheio. Coloque um ou dois aspargos junto do recheio, de modo que a ponta fique saindo para fora do crepe. Enrole-os e sirva com o molho de gorgonzola.

Rendimento :: 4 crepes

Tempo de preparo :: 30 minutos

Dificuldade :: média

Anúncios

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: