macaron de limão siciliano

O filme Maria Antonieta tem uma grande estrela (além da Kirsten Dunst, claro!), um tradicional doce da pâtisserie francesa: o macaron. Não se sabe bem ao certo a origem – alguns dizem que veio de Veneza, outros dizem que vieram de conventos franceses. Na época esse doce ainda não era recheado. O macaron moderno como a gente conhece hoje foi criado pela Ladurée, que também fez os doces do filme.

Voltei da França cheio de vontade de aprender a fazer macarons, que eu nunca tinha comido até ir a Paris. Amei os da Ladurée (tive que experimentar o de lá, não é? falarei disso em outro post). Assisti a todos os tutoriais disponíveis no youtube, alguns deles engraçadíssimos, procurei receitas em sites e livros diversos e resolvi testar em casa. Que difíceis! A massa é, em toda receita que achei, basicamente a mesma: uma simples mistura de clara de ovo, açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas. Mas o ponto de bater e o ponto de assar são coisas que achei difíceis. Mesmo não saindo exatamente como os que vi e comi, todo mundo adorou e meus macarons sumiram em um piscar de olhos (confesso que eu mesmo só comi um de cada)! Mesmo assim vou compartilhar a receita e assim que eu conseguir fazer macarons perfeitos eu passo o truque aqui!

:: 50g de farinha de amêndoas

:: 140g de açúcar de confeiteiro + 20g para o merengue

:: 2 claras grandes

:: raspas de 1 limão siciliano

:: 3 colheres de sopa de suco de limão siciliano

:: corante alimentar em gel cor verde-limão

:: 110g de chocolate branco

:: 50ml de creme de leite

Corte um pedaço de papel manteiga do tamanho da forma que for utilizar para assar. Coloque sobre um pano de prato dobrado ao meio e vá marcando círculos no papel com um cortador de biscoitos de formato circular (de mais ou menos 5cm de diâmetro). Isso vai ajudar a fazer seus macarons redondinhos. Deixe cerca de 3cm entre um e outro círculo. Forre uma assadeira grande ou duas, se preferir. Tem que ter cerca de 40 círculos.

Peneire a farinha de amêndoas e os 140g de açúcar de confeiteiro juntos. Para fazer a farinha, basta bater amêndoas em um processador até ficar bem fininho.

Na batedeira, bata as claras em neve até que fiquem bem firmes. Junte os 20g restantes de açúcar e bata mais até obter um merengue brilhante.

Junte os ingredientes peneirados com o merengue, metade das raspas do limão e um pouquinho do corante. A tonalidade é por sua conta, eu não quis colocar demais. Misture bem com uma espátula de baixo para cima até que tudo fique bem homogêneo. Tranfira a mistura para um saco de confeitar (eu usei um descartável). Não é necessário nenhum bico específico, é só pra ajudar a confeitar mesmo. Preencha os círculos de papel manteiga com a mistura. Deixe secar por uns 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Asse os macarrons por cerca de 10 minutos. Tem que ficar de olho para não queimar ou ressecar demais. Ele não fica muito durinho por cima quando sai do forno, mas ao esfriar ele endurece por fora, ficando macio e molhadinho por dentro.

Para o recheio, coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Se não estiver usando creme de leite fresco cuidado para não ferver! Retire do fogo, junte o chocolate e misture até que ele derreta e se mescle com o creme de leite. Junte as raspas e o suco de limão e misture mais. Coloque na geladeira até a hora de rechear para que fique bem firme.

Para rechear basta usar uma colher, colocando um pouco de recheio em duas metades assadas.

Rendimento :: 20 macarons

Tempo de preparo :: cerca de 1 hora

Dificuldade :: difícil

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “macaron de limão siciliano”

  1. Paris – a comida « Says:

    […] « macaron de limão siciliano […]

  2. edileide bonfim Says:

    boa tarde,

    gostaria de saber como fazer ,ou onde encontro creme de leite fresco.?

    • gpoulain Says:

      olá edileide. não há como fazer creme de leite fresco caseiro. geralmente se encontra em superemercados na parte de geladeira, vem em potes como iogurtes. em BH sempre achei no Verdemar e Mart Plus. mas muitas vezes você pode usar creme de leite de caixinha no lugar, sem problemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: