sob o sol da Toscana

 

Pensei em colocar como título “sob o sol escaldante da Toscana” já que passamos muito calor por lá e bronzeamos sem querer, como se fosse na praia. E o título também se refere a um filme que adoro! Mas o assunto aqui são as cidadezinhas que visitei durante minha estadia em Florença: Pisa, Siena e San Gimignano. Para ir a todas basta pegar trem ou ônibus a partir de Florença. Fomos de trem e com cerca de metade de um dia dá pra visitar cada uma delas. Visitamos num mesmo dia Siena e San Gimignano, já que esta última fica no meio do caminho entre Florença e Siena. Não acho Pisa um lugar recomendado de ir. A cidade não é tão bonita e você tem que atravessá-la para ir da estação de trem até a torre. E chegando lá estávamos tão cansados que nem quisemos subir. Não acho que seja imperdível, a menos que você queira conhecer a torre.

O que achei imperdível:

Passear por toda a cidade, seja Siena ou San Gimignano. Siena rivalizou com Florença no campo das artes durante o período medieval, mas nunca recuperou seu esplendor depois de ser devastada pela Peste Negra em 1348. O que achei que valeu a pena na cidade foi passear pelas ruas. A cidade é linda, é bacana ir até a Catedral e a Piazza del Campo. O artesanato local, de pintura em louças, é lindo e bem diferente de tudo o que é feito nas outras cidades que fui.

San Gimignano é uma cidade tipicamente medieval, conservando muito do estilo da época. Ela fica no alto de uma serra, então a vista da cidade é linda, você vê os campos da Toscana (embora, confesso, gostaria de ter visto um campo de girassóis). A cidade é famosa por suas várias torres.

Sobre a comida:

Em Siena existe algo bem típico: o Panforte. É um doce que tem como base amêndoas, avelãs, cacau em pó e frutas cristalizadas. Outra coisa que observei: a quantidade de azeites de excelente qualidade. Nessa região você verá muitas oliveiras no caminho (e eu nunca tinha visto uma de perto, achei a árvore linda), e em Siena eles produzem uma infinidade de azeites saborizados: trufado, com pimenta. É uma perdição. Em San Gimignano provamos o sorvete considerado o melhor do mundo. Já falei em outro post e retorno aqui: qualquer sorvete que provei em qualquer lugar da Itália foram os melhores que já consumi, sem dúvida. Não diria que o de San Gimignano é melhor do mundo (até porque gostei mais do que eu comi em Veneza), mas se você estiver na Itália a melhor dica é: SE JOGA NO SORVETE!

Fotos :: Marcus Martins e Lorena Borges

Anúncios

Tags: , , , ,

3 Respostas to “sob o sol da Toscana”

  1. panforte « Says:

    […] « sob o sol da Toscana […]

  2. Maria de Menicucci Says:

    Faltou conhecer a cidade da minha família Menicucci, se chama Lucca! Uma cidade medieval, dizem que é linda! Fica do ladinho de Pisa e Siena. Todo mundo da minha família já esteve na cidade, eu ainda não fui, afinal nunca estive na região Toscana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: