torta de frango

Continuando com o festival de tortas que comecei ontem, utilizei a mesma massa com outro recheio e outra forma de apresentação (não é todo tipo de recheio que suporta o formato “destampado” do quiche). É uma torta de frango bem clássica, e por isso isso mesmo saborosíssima.

massa

:: 250g de farinha de trigo

:: 125g de manteiga gelada

:: 1 gema de ovo

:: 4 colheres (sopa) de água

:: sal

recheio

:: 400g de peito de frango cozido e desfiado

:: 2 tomates sem pele picados (utilizei o que vem em latas mesmo)

:: sal

:: pimenta do reino

:: 200g de requeijão cremoso

Misture a manteiga gelada com a farinha e uma pitada de sal, utilizando a ponta dos dedos até formar uma farofa úmida. Adicione a gema, a água e amasse até ficar uma massa uniforme. Envolva em filme plástico ou coloque em um saco plástico e leve a geladeira por meia hora. Abra a massa e coloque em uma forma grande ou em forminhas pequenas. Dá uma torta grande ou 7 pequenas como as minhas.

Costumo cozinhar o frango refogando cebola em uma panela, juntando alho e logo em seguida colocando o peito inteiro com água. Deixo cozinhar e depois desfio. E ainda guardo a água para usar como caldo de frango, congelo em formas de gelo e depois guardo os cubinhos num saquinho para usar aos poucos, principalmente em sopas e risotos. Feito isso, misturo os tomates e acerto o tempero de sal e pimenta, deixando cozinhar um pouco numa frigideira. Há quem goste de colocar milho verde, azeitonas e outras coisas no recheio. Eu prefiro bem simples mesmo.

Recheie com o frango e coloque uma colher cheia de requeijão em cima de cada tortinha (ou a quantidade toda no caso de uma torta só). Com o rolo abra o restante da massa e corte do tamanho da forminha para cobrir. Dica: essa massa gruda no rolo, então eu coloco um saco plástico por cima dela e aí sim passo o rolo.

Pode enfeitar como quiser depois de cobrir, seja com tiras de massa (para ficar mais clássico ainda) ou mesmo como eu fiz, com queijo parmesão ralado. É bom pincelar uma gema se quiser que fique bem douradinha. Lembre-se de fazer uma pequena cruz com a ponta da faca no meio da torta, é importante para o vapor sair enquanto assa.

Rendimento :: 1 torta grande ou 7 pequenas

Tempo de preparo :: 50 minutos + 40 minutos de forno

Dificuldade :: fácil

Anúncios

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: