10+

Ontem saiu a lista com os melhores restaurantes do mundo pela revista inglesa Restaurant. O restaurante brasileiro D.O.M. subiu da 18ª posição para a 7ª. Fiquei curioso para conhecer os restaurantes, então resolvi pesquisar sobre os 10 primeiros. Vem comigo?

#10

Per Se

New York, USA

http://www.perseny.com/

Per Se é uma interpretação urbana da cozinha francesa, como eles próprios se definem. Em plena Manhattan, Thomas Keller, chef, proprietério e dono de 3 estrelas segundo o Guia Michelin, cuida com criatividade da cozinha. Possui alguns restaurantes e inaugurou o Per Se em 2001. Um de seus pratos mais conhecidos é a versão deles para o Ratatouille.


#9

Le Chateaubriand

Paris, France

Inaki Aizpitarte, o chef “rock-star” desse restaurante é conhecido por falar outro idioma: forte, sabores marcantes e apresentações de prato artísticas. Ele sabe o que quer e não liga a mínima para quem discorda dele, até porque seu restaurante fica abarrotado todos os dias, sem exceção. O menu é fixo, com preço também fixo.


#8

Arzak

San Sebastián, España

http://www.arzak.es/

Um restaurante familiar. A casa da família Arzak, onde se situa o restaurante, data de 1897, onde a primeira geração de Arzaks começaram a servir refeições ali. Hoje o restaurante é chefiado pela quarta geração, Elena Arzak. Seu pai Juan Mari Arzak ainda trabalha no restaurante, e foi ele o responsável pelo sucesso e prêmios do restaurante desde a década de 1970. Sem perder o clima familiar a dupla cria pratos arrebatadores com influência basca. Um de seus pratos, batizado Fama, é interativo, servido num prato em que luzes se acendem ou apagam de acordo com o que você tira, toca, come.


#7

D.O.M.

São Paulo, Brasil

http://www.domrestaurante.com.br

No site tem um vídeo muito bacana mostrando um pouco do dia a dia da cozinha. Alex Atala, o chef (que também já co-apresentou o programa Mesa pra Dois, no GNT) propõe uma nova experiência gastronômica trazendo ingredientes típicos brasileiros a uma cozinha contemporânea.


#6

Alinea

Chicago, USA

http://www.alinea-restaurant.com/

Alinea representa um das mais radicais reinvenções na arte da boa comida. O chef Grant Achatz é o responsável e o elevou ao título de melhor chef americano da atualidade. Tudo ali é único, desconstruído e com combinações não familiares ao paladar. A comida é servida de várias maneira inusitadas: em tubos, cilindros, tudo.

#5

The Fat Duck

Bray, England

http://www.thefatduck.co.uk/

Esse pequeno porém famoso restaurante em Bray, Inglaterra é chefiado por Heston Blumenthal’s. Conhecido por ser brilhante e divertido, propõe uma experiência sensorial enquanto você come. Pelo próprio site (bem bacana por sinal) ele já nos convida a fazer uma experiência utilizando os sentidos do corpo. Já foi considerado o primeiro do mundo, como também já foi fechado por contaminação alimentar. Um de seus prato smais conhecidos é o “Barulho do Mar” em que você come um prato que recria o fundo do mar ouvindo uma concha com fones de ouvido que entoam barulhos de ondas.


#4

Osteria Francescana

Modena, Italia

http://www.osteriafrancescana.it

A grande inspiração desse restaurante é a arte junto a herança culinária da região de Modena. O chef Massimo Bottura oferece um menu de comidas tradicionais junto a algumas criações consideradas excitantes.


#3

Mugaritz

Próximo a San Sebastián, España

http://www.mugaritz.com

O restaurante possui dois menus degustação que mudam diariamente de acordo com o o que o chef Andoni Luis Aduriz tem em mãos para o preparo, seja em mercados de rua ou o que cresce em sua horta. Seu objetivo é reconectar os clientes com a natureza. É um chef tímido e meticuloso, em sua cozinha mais despretensiosa que a de Adriá, mas não menos genial.

#2

El Celler de Can Roca

Girona, España

www.cellercanroca.com

Chefiado pelos três irmãos Roca, tem o conceito de triângulo: três vértices formados por cada um deles, Joan, Josep e Jordi. Usam como vértices também três bases: tradição, emoção e memória gustativa. Sua “cozinha emocional”, junto a diferentes ingredientes e combinações nos faz lembrar coisas da infância ou mesmo te levar a uma viagem específica no passado.


#1

Noma

København, Danmark (Copenhague, Dinamarca)

www.noma.dk

É conhecido pelo seu tom “fanático” em utilizar a natureza para seus pratos. É emotivo, intenso, liberal de uma forma que nenhum outro consegue. Quem tentou seguir os passos do chef Rene Redzepi, falhou. Para justificar a escolha dele como #1 usaram esse prato (da imagem acima): É um exemplo da genialidade gastronômica do Noma, usando mini cenouras crocantes cultivadas em região de Fjords. Elas são servidas como se estivessem plantadas na terra (preparação com malte, avelãs e cerveja), sobre uma emulsão de creme de ervas.


Bom, aqui foram os 10 mais. Ficaram com vontade de conhecer algum? Confesso que apesar de achar algumas coisas um tanto excêntricas, tenho vontade de ir nem que seja no D.O.M. que está aqui perto de nós.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: