bolo de limão siciliano com cobertura crocante

Estava assistindo “Chef a Domicílio” dia desses e fiquei chocado quando uma mulher na qual o chef foi visitar tinha um pé de limão siciliano lindo e só usava os limões para jogar no triturador e assim perfurmar a casa. Fiquei morrendo por não ter um no meu jardim e continuo pagando caro por eles no supermercado, pois amo a cor, o sabor e o aroma deles.

Então resolvi fazer uma receita que adaptei um pouquinho do Technicolor Kitchen, que é um blog mega fofo da qual sou fã. O grande diferencial desse bolo (além dele ser fofo e delícia) é que o caramelo duro em cima dá uma textura crocante e doce para o bolo.

:: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

:: 1 colher (sopa) de amido de milho

:: 1 colher (chá) de fermento em pó

:: 1/2 colher (chá) de sal

:: 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

:: 2 xícaras (chá) de açúcar refinado

:: 1 limão siciliano

:: 2 ovos

:: 3/4 xícara de buttermilk (leite misturado com algumas gotinhas de limão para coalhar)

:: 2 colheres (sopa) de água

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda com furo central de 25cm de diâmetro. Peneire a farinha de trigo, o amido de milho, o fermento e o sal numa tigela. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga com uma xícara do açúcar (a outra é para a cobertura) por cerca de 3 minutos.

Acrescente raspas de toda a casca do limão (cuidado para não ralar a parte branca, só a amarela, heim?). Bata mais um pouco e vá acrescentando os ovos um a um, batendo sempre. Acrescente também 2 colheres (sopa) do suco do limão.

Coloque em velocidade baixa e vá juntando aos poucos o buttermilk e os ingredientes secos previamente peneirados. Raspe as laterais da tigela vez ou outra para certificar que tudo fique bem homogêneo na massa.

Transfira para a forma já untada e alise a superfície da massa. Asse por cerca de 40 minutos, faça o teste de enfiar um palito para ver se por dentro a massa está cozida. Desenforme ainda quente. Tire algumas fatias do limão para decorar (se quiser) e exprema todo o suco para jogar por cima do bolo quente. Ele absorve e fica molhadinho, dando realmente o sabor do limão. Algumas pessoas preferem mais doce, então fazem uma calda com o suco para jogar por cima, eu prefiro jogar só o suco do limão puro mesmo.

Para o caramelo da cobertura basta colocar em uma panelinha a outra xícara de açúcar com 2 colheres (sopa) de água. Misture e leve para ferver. Assim que acender a chama, não mexa mais para não cristalizar o caramelo. Quando ficar bem dourado desligue e cubra imediatamente o bolo. Ela vai endurecer ainda quando escorre. Fica bonito e gostoso.

P.S.: O bolo fica um pouco difícil de cortar por causa do caramelo duro, mas recomendo a cobertura assim mesmo!

Rendimento :: 12 pedaços

Tempo de preparo :: 30 min + 40 min para assar

Dificuldade :: fácil

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “bolo de limão siciliano com cobertura crocante”

  1. lembrancinhas de comer « Says:

    […] bolo de limão siciliano com cobertura crocante […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: