bolinho de risoto

Como eu já disse antes, na Itália risoto é considerado fast food de tão rápido e prático de fazer. E como é um prato bem cotidiano por lá, o que fazer com as sobras de risoto? É bem comum fazer os chamados Arancinis, que aqui no Brasil é mais conhecido como bolinho de risoto mesmo. Eles costumam rechear os bolinhos feitos com risoto seja com queijo ou mesmo com algum ragu. E misturar açafrão na massa para ficar bem amarelinha. Como sobrou muito do meu risoto de gruyére, resolvi recheá-los com os cogumelos assados que eu servi acima do prato, simplificando meus bolinhos. Se seu risoto já tiver muita coisa misturada nem é preciso rechear. Esse prato nada mais é que uma versão dos famosos bolinhos de arroz que temos aqui no Brasil, e é uma forma ótima de aproveitar a sobra de risoto.

:: sobra de risoto

:: 1 ovo (para cada 2 xícaras de risoto que sobrou)

:: farinha de rosca para empanar

:: óleo de soja para fritar

Misture o ovo ao já grudento risoto e misture bem com a mão para formar uma massa. Se não for rechear, basta modelar bolinhas, passar pela farinha de rosca e fritar. No meu caso eu simplesmente coloquei alguns cogumelos dentro (nunca coloque muito recheio, para não abrir – a massa por si só já é o grande atrativo) e fechei as bolinhas. Passei pela farinha de rosca – não é necessário passar em ovo antes da farinha. Frite em óleo quente e sirva a seguir.

Tempo de preparo :: 30 minutos

Dificuldade :: fácil

Anúncios

Tags: , ,

5 Respostas to “bolinho de risoto”

  1. Lorena Borges Says:

    Ai! Por que não me chamou pra comer bolinho de risoto? Bolinho de arroz é uma das minhas comidas preferidas EVER! AMO! Super me lembra a minha avó (que infelizmente já se foi)! Ai que vontade!

    =)

  2. Maria Eugênia Says:

    Sempre fiz o bolinho de risoto, mas sem ser com sobras, tinha todo um “aparato” para faze-lo… a receita é muito simples, vou testar e depois dou o feedback.. com certeza será positivo!
    Obrigado pela dica

    • gpoulain Says:

      Pois é! Conheço muita gente que faz o bolinho de risoto feito pra isso, mas eu adoro aproveitar as sobras dos risotos que faço, e sempre fica gostoso também! 🙂

  3. Alexsandro roppe Says:

    Guilherme Que bacana achei o seu blog por acaso enquanto procurava uma boa receita de bolinhos de risoto. Me mande as dicas porque estou fazendo o cardápio de um restaurante e vamos ter sobras de risoto rsrsrsr… Temos que fazer um jantar a 4 mãos aqui no Rio. Se anima??,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: