delicatessen

Hoje vou falar de um filme que a princípio pode parecer um pouco estranho dentre os propósitos do blog. Mas não consigo não assistir esse filme sem conectá-lo à gastronomia.

Delicatessen, filme de 1991, dirigido por Jean-Pierre Jeunet (que vocês devem conhecer por ser o diretor de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”) em parceria com Marc Caro, adianta muito do apuro estético característico de Amélie Poulain, do universo fantástico, do prazer nas pequenas coisas, dos personagens estranhos, e outras características que você vê em outros filmes de Jeunet, como o prórpio Amélie e Eterno Amor.

Delicatessen não fala diretamente de gastronomia, como poderia dar a entender. Não tem exatamente um gênero ao qual se filia. Apresenta-se como uma comédia de humor negro, mas em algum sentido é um drama, é um romance e é também um filme de terror.

A história acontece em um futuro não datado, em que há escassez de alimentos.Você já parou para pensar no que aconteceria com a escassez de comida? O que o ser humano é capaz de fazer?

Louison, um artista circense desempregado chega para morar em uma pensão que funciona em cima de um açougue chamado Delicatessen. Ele é atraído pela oportunidade de trabalhar com “manutenção predial leve e serviços gerais”. O que não passava pela sua cabeça é que nesse estranho condomínio, aqueles que chegam tem um destino: suprir a demanda de carne do Delicatessen.

A sutileza do humor – apesar de se considerar um filme de humor negro, não há espaço para risadas aqui – está no inusitado das situações: uma senhora aficcionada com o suicídio, que tanto tenta e não consegue consumar sua vontade; um senhor auto-suficiente que se alimenta dos caramujos e sapos que cria; a moça míope que tira os óculos em um encontro; os números circenses de Louison. Tudo isso imerso em uma atmosfera densa, sombria e visualmente muito bem construída.

Para quem procura um filme fofo como Amélie Poulain talvez terá uma decepção. Delicatessen pode ser um prato indigesto. Mesmo assim recomendo sua degustação.


Delicatessen (Delicatessen), de Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro

99 minutos :: França :: 1991 :: Disponível em DVD para venda e locação

Anúncios

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: